Secretaria Municipal de Educação –
Entre Rios/BA
Coordenação Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais
PLANO DE CURSO - ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL
4º ANO
LÍNGUA
PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL
Possibilitar
aos alunos interagir em diferentes situações comunicativas, desenvolvendo as
quatro habilidades linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Propiciar situações de uso real da linguagem verbal, em suas modalidades orais
e escritas, por meio de atividades de análise e reflexão sobre a língua.
Valer-se da
linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de
expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, conhecendo e
respeitando as diferentes variedades linguísticas e valorizando a leitura como
fonte de informação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Familiarizar-se
com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de
texto e da vivência de diversas situações na qual seu uso se faça necessário;
·
Escutar
ativamente a leitura de diversos textos;
·
Reconhecer
o seu nome escrito, sabendo aplicá-lo nas diversas situações do cotidiano;
·
Compreender
o significado nas mensagens orais;
·
Saber
interpretar situações comunicativas que acontecem ao seu redor;
·
Desenvolver
a leitura interpretação e compreensão de
textos;
·
Expor
oralmente temas estudados;
·
Compreender
o sistema de ordem alfabética;
·
Expressar
oralmente a compreensão da mensagem da qual é destinatário;
·
Transmitir
a mensagem, utilizando a linguagem oral, com desenvoltura, procurando adequá-la
a intenções e a situações comunicativas;
·
Produzir
e reproduzir textos orais (individualmente e coletivamente), observando a ordem
cronológica dos fatos e o assunto tratado, observando a relação tempo/causa dos
fatos;
·
Conhecer
e compreender gradativamente o funcionamento do sistema de escrita alfabética;
·
Ler e
escrever gradativamente de forma convencional;
·
Ler para
usufruir momentos de lazer e estabelecer relação entre realidade e fantasia;
·
Utilizar estratégias de decifração, seleção, inferência
e verificação, combinando-as à leitura de textos previstos para a série;
·
Produzir
textos escritos, observando os aspectos notacionais e discursivos;
·
Adequar
os procedimentos de leitura aos objetivos da própria leitura;
·
Usar a
escrita como forma de expressão subjetiva: traduzir emoções, escrever o que
pensa e sente;
·
Compreender
o significado nas mensagens orais, considerando os propósitos e as intenções do
autor;
·
Adequar à
linguagem às situações comunicativas mais formais;
·
Desenvolver
atitude crítica em relação à leitura e à produção de textos, alheios ou
próprios;
·
Saber
participar das diferentes situações de intercâmbio da linguagem oral, com
desenvoltura;
·
Articular a parte do texto já escrita ao
planejamento da parte que ainda vai escrever durante o processo de redação;
·
Identificar
os vários modos de falar, nas diversas situações de interlocução, diante de
diferentes interlocutores;
·
Compreender
o funcionamento do sistema de escrita alfabética.
·
Aplicar
conhecimentos sobre diversos gêneros de textos escritos à ampliação das
possibilidades de comunicação e de expressão;
·
Produzir textos escritos, coesos e coerentes,
considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero
e os suportes adequados à intenção comunicativa;
·
Escrever
textos dos gêneros previstos para a cada serie, utilizando a escrita alfabética
e preocupando-se com a forma ortográfica;
·
Imprimir,
gradativamente, qualidade aos textos, quanto ao conteúdo, à estética;
·
Compreender
textos orais de diversos gêneros presentes em situações de interação social,
respeitando as diferentes manifestações da linguagem;
·
Compreender
e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as
diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o
prazer de ler;
·
Demonstrar
o domínio da linguagem oral em situações de interação social e de exercício da
cidadania;
·
Ler
textos dos diversos gêneros, combinando estratégias de verificação, inferência,
antecipação e seleção;
·
Compreender
o sentido das mensagens orais e escritas, reconhecendo a intencionalidade
implícita nelas;
·
Desenvolver
procedimentos de revisão e reescrita dos próprios textos produzidos;
·
Ampliar
a consciência metalinguística ( ou seja, a capacidade de pensar e refletir
sobre a língua);
·
Pesquisar,
em dicionários, grafias e significados de palavras.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
Conhecimentos
linguísticos
·
Ordem
alfabética
·
Fonema
e letra
·
Encontro
vocálico
·
Encontro
consonantal
·
Dígrafo
·
Posição
da sílaba tônica
·
Acento
tônico e gráfico
Ortografia
·
Divisão
silábica em encontro vocálico
·
Divisão
sílaba em encontro consonantal
·
Divisão
silábica dos dígrafos
Produção de texto
·
Narração
·
Resenha
Literária
·
Conto
·
Uso
do dicionário
|
·
Reconhecer fonemas e letras e saber
diferenciá-los.
·
Identificar encontros vocálicos e conhecer sua
classificação;
·
Separar e acentuar sílabas de palavras com
encontros vocálicos;
·
Utilizar o dicionário para esclarece dúvidas
relativas à pronuncias das palavras;
·
Identificar encontros consonantais e dígrafos e
realizar sua divisão silábica;
·
Construir narrativas considerando o ambiente
social do estudante;
·
Analisar narrativa onde constem a acontecimentos
diversos e cotidianos;
·
Conhecer as características das resenhas
literárias;
·
Ler resenhas literárias identificando sua
estrutura e opinião do resenhista;
·
Ler contos identificando suas características;
·
Produzir contos partindo dos recursos estudados.
|
2ª UNIDADE
|
|
Conhecimentos lingüísticos
·
Substantivos:
simples, comum, próprio, derivado, coletivo, primitivo
·
Adjetivo
e locução adjetiva
·
Adjetivo:
grau comparativo e superlativo
·
Pessoas
gramaticais
·
Número
e grau dos substantivos
Ortografia
·
Letra
x depois de ditongos
·
Acentuação
das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
·
Acentuação
de ditongos e hiatos
·
Letras
c, s e ss com o mesmo som
·
Dicionário:
sinônimo e antônimo
Produção de texto
·
Receita
·
Texto
instrucional
·
Resenha
literária
·
Resenha
de filme
|
·
Reconhecer um texto instrucional e suas características;
·
Produzir texto expositivo com base nos filmes
assistidos em sala;
·
Produzir resenhas literárias e de filmes partido
dos recursos estudados;
·
Aprender a diferença entre substantivo simples e
composto;
·
Conhecer e fazer o uso de sinônimos e antônimos;
·
Diferenciar acento tônico de acento gráfico;
·
Identificar as características do gênero receita;
·
Aprender a importância do uso social do gênero
receita;
·
Conhecer as características dos textos
instrucionais;
·
Escrever e pronunciar corretamente palavras com C,
S e SS;
·
Produzir resenhas literárias obedecendo as
características do texto.;
·
Produzir resenhas de filme obedecendo as
características do texto.
|
3ª UNIDADE
|
|
·
Pronomes pessoais (reto
e oblíquo)
·
Pronomes de tratamento
·
Artigo
·
Numeral
Ortografia
Letras g e j
Sons da letra x
Letras sc, sç,xc
Produção de texto
·
Escrita de notícia
·
Resenha literária
·
Texto instrucional
|
·
Identificar e empregar
os pronomes pessoais (reto e oblíquo) e de tratamento;
·
Reconhecer o artigo e o
numeral;
·
Observar certos aspectos
da língua de uso relacionado aos artigos e aos numerais;
·
Ler e grafar palavras
que apresentem as regularidades e irregularidades ortográficas apresentadas;
·
Compreender a relação
entre o título e o enredo da narrativa;
·
Ampliar o vocabulário, buscando,
no contexto imediato ou no dicionário, o significado das palavras
desconhecidas;
·
Produzir resenhas literárias e textos
instrucionais considerando os aspectos que lhe são pertinentes.
|
4ª UNIDADE
|
|
·
Concordância nominal
·
Verbo- conjugação e
flexões (pessoa, número e gênero)
·
Tempos verbais:
presente, passado e futuro
Ortografia
·
Terminações ão e am
·
Terminações ez e eza
·
Terminações oso e osa
Produção de texto
·
Publicitário
·
História em Quadrinhos
·
Resenha
|
·
Refletir
sobre os usos da concordância nominal na produção de textos (orais e
escritos);
·
Compreender
o uso dos verbos conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e
flexões verbais;
·
Analisar
e empregar as regras ortográficas.
·
Promover
a leitura e produção de textos diversificados;
·
Produzir
resenhas literárias considerando os aspectos que lhe são pertinentes;
·
Identificar a habilidade
do personagem como fato que gera características atribuídas a ele, bem como
as ações e as expectativas que delas advêm;
·
Identificar os elementos
da narrativa: narrador, tempo, espaço, personagens e suas características,
discurso direto e indireto, bem como o problema que gera as ações
·
Produzir
texto publicitário utilizando os conceitos estudados.
|
Gêneros literários a
serem trabalhados (Sugestão): Conto
de artimanha, texto instrucional, verbete de dicionário, conto popular, reportagem,
narrativa, história em quadrinhos, biografia e texto expositivo, conto (tradicional), artigo
informativo, notícia, propaganda, reportagem, texto normativo, conto moderno.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver
procedimentos e formas de pensar diversificadas, construindo habilidades de
investigar, interpretar, compreender, representar, resolver problemas e
cálculos com autonomia. Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em
diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando
conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e
às formas, e ao tratamento das informações.
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
·
Interpretar
e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas;
·
Estabelecer
relação compreensiva entre números inteiros e não inteiros;
·
Representar
números percentuais como frações e decimais;
·
Estabelecer
equivalência entre frações;
·
Expressar
números mistos como frações impróprias (vice-versa)
·
Utilizar
a linguagem Matemática;
·
Contar
oral e mentalmente objetos;
·
Resolver
situações-problemas a partir de estratégias próprias e aprendidas;
·
Utilizar
diferentes estratégias de cálculo, incluindo instrumentos tecnológicos;
·
Estabelecer
pontos de referências para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço,
bem como para identificar relações de posição, entre objetos no espaço;
·
Reconhecer,
comparar e estimar grandezas como: comprimento, temperatura, massa e
capacidade; e iniciar o uso de instrumentos de medidas, elaborando estratégias
pessoais de medida;
·
Utilizar
informações sobre tempo;
·
Utilizar
instrumentos de medida, usuais ou não;
·
Estimar
resultados e expressar resultados por meio de representações;
·
Ampliar
os procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — pelo
conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das
operações e pela antecipação e verificação de resultados;
·
Construir
o significado do número racional, e de suas representações (fracionária e
racional) a partir de seus diferentes usos no contexto social;
·
Interpretar
e produzir escritas numéricas considerando as regras do sistema de numeração
decimal;
·
Recolher
dados e informações, elaborar formas para expressá-los e interpretá-los, apresentando-os
em forma de tabelas e gráficos e valorizando essa linguagem como forma de
comunicação;
·
Estabelecer
pontos de referência para interpretar e representar a localização e
movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever
posições;
·
Identificar
o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de
informações;
·
Construir
formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas;
·
Utilizar
o sistema monetário brasileiro;
·
Utilizar
procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais
adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado;
·
Identificar
características das figuras geométricas;
·
Identificar
as propriedades do círculo;
·
Identificar
a relação entre o raio e o diâmetro;
·
Desenvolver
a compreensão simples sobre conceito de ângulos;
·
Identificar
formas tridimensionais presentes em seu entorno;
·
Perceber
semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição,
simetrias, ampliações e reduções;
·
Prever
resultados a partir de estimativas;
·
Explorar
e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano, conceitos e procedimentos
matemáticos.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
Números e modelagem matemática
·
Numerais Ordinais
·
Sistema de numeração romana
·
Sistema de Numeração
Decimal
·
Fatos fundamentais da
Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão
Grandezas
e Medidas
·
Medidas de massa
·
Sistema monetário
brasileiro: operações e situações-problema
Espaço e
forma
·
Figuras
tridimensionais: cone, prisma, cilindros, pirâmides regulares e esferas
·
Linhas simples, abertas
e fechadas
·
Segmento de reta, reta
e semirreta
·
Retas paralelas,
concorrentes e perpendiculares
Tratamento
de informação
·
Estatística - tabelas e
gráficos
|
·
Escrever
por extenso, números ordinais;
·
Identificar
ordens;
·
Identificar
números romanos, relacionando-os aos números indo arábicos correspondentes;
·
Reconhecer
e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal;
·
Reconhecer
e utilizar a ideia e termos da adição, subtração, multiplicação e divisão;
·
Resolver
situações-problema envolvendo adição e subtração;
·
Utilizar
apropriadamente instrumentos de medidas de grandezas diversas.
·
Identificar
e nomear os sólidos geométricos;
·
Reconhecer
e fazer uso das retas e seus seg mentos;
· Usar a medida do grama, quilograma e
tonelada como unidades de medidas;
·
Ler
e interpretar informações contidas em gráficos.
|
2ª UNIDADE
|
|
Números e modelagem
matemática
·
Adição,
subtração, multiplicação até três algarismos no multiplicador e divisão com
dois algarismos no divisor
Grandezas e Medidas
·
Medidas
de capacidade
Espaço e forma
·
Polígonos
·
Classificação
das figuras bidimensionais em quadriláteros, triângulos e círculos
Tratamento de
informação
·
Estatística
- tabelas e gráficos
|
· Resolver operações
matemáticas utilizando o cálculo mental e estratégias pessoais ou um
procedimento de cálculo;
· Identificar
os múltiplos dos números utilizando o conhecimento no dia a dia;
· Resolver
problemas envolvendo estimativa e arredondamento.
·
Resolver situações-problema envolvendo medidas de
capacidade;
·
Distinguir polígonos de não polígonos e conhecer
seus nomes e propriedades;
·
Conhecer e classificar as figuras bidimensionais;
·
Interpretar dados contidos em tabelas simples e de
dupla entrada;
|
3ª UNIDADE
|
|
Números e modelagem matemática
·
Proporcionalidade (Probabilidades)
·
Propriedades
da adição,multiplicação e divisão
·
Multiplicação
e divisão por 10, 100 e 1000
·
Expressões
numéricas ( no conteúdo multiplicação por decomposição – Coopera pg. 136)
Grandezas e Medidas
·
Medidas
de tempo
Espaço e forma
·
Segmento
de reta em figuras bidimensionais: paralelas, concorrentes e perpendiculares
·
Figuras
bidimensionais
·
Formas
geométricas planas e seu contorno
Tratamento de
informação
·
Possibilidades
e raciocínio combinatório
|
· Calcular multiplicações utilizando
cálculo mental e/ou estratégias pessoais;
·
Resolver
com habilidade expressões numéricas;
·
Reconhecer
as medidas de tempo fazendo uso no cotidiano;
· Ler, escrever, comparar e ordenar
números escritos na representação decimal;
·
Desenvolver
o raciocínio lógico para resolver desafios matemáticos.
·
Utilizar
medidas de tempo em situações do dia a dia;
·
Analisar
quais e quantas são as possibilidades de algo ocorre, resolvendo situações
que envolvam a ideia de probabilidades.
|
4ª UNIDADE
|
|
Números e modelagem matemática
·
Multiplicação e divisão
por 10, 100 e 1000
·
Frações
·
Números decimais
·
Sistema Monetário
Grandezas e Medidas
·
Medidas
de comprimento
Espaço e forma
·
Perímetro
e área
Tratamento de
informação
• Possibilidades
e raciocínio combinatório
|
·
Resolver problemas envolvendo o conceito de multiplicação
e divisão;
·
Utilizar a representação de frações em situações
que indicam a relação de parte para um todo;
·
Expressar a divisão por meio de fração;
·
Representar por um número natural a quantidade de
objetos correspondentes a uma fração desse conjunto;
·
Realizar cálculos e resolver problemas que
envolvam valores de notas e moedas brasileiras, inclusive com o uso de
notação decimal;
·
Estimar e interpretar resultados de medidas de
comprimento e de superfície;
·
Resolver
situações-problema envolvendo probabilidade;
·
Compreender
o conceito de perímetro;
· Desenvolver o raciocínio lógico para
resolver desafios matemáticos.
|
CIÊNCIAS
OBJETIVO GERAL
Possibilitar ao educando ações que culminem na
valorização da vida humana assim como em todos os seres vivos, nos recursos
naturais e sua conservação. Compreender que a Ciência e tecnologia resultam de um
processo histórico e que os conhecimentos são construídos ao longo de muitas
gerações e por muitas pessoas, tendo em vista critérios éticos e estéticos de
promoção da vida e da justiça social.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Observar
e registrar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes;
·
Observar
as características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em
que vivem, valorizando a diversidade da vida;
·
Observar
e identificar as transformações do corpo humano em diferentes fases da vida;
·
Realizar
experimentos para investigar características e propriedades da matéria;
·
Utilizar
características e propriedades de materiais, objetos e seres vivos para
classificá-los;
·
Formular
suposições sobre o assunto em estudo;
·
Organizar
e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e
pequenos textos, sob orientação do professor;
·
Valorizar
atitudes e comportamentos favoráveis à saúde;
·
Identificar
e compreender as relações entre solo, água e seres vivos;
·
Caracterizar
causas e consequências da poluição da água, do ar e do solo;
·
Caracterizar
espaços do planeta possíveis de serem ocupados pelo homem, considerando as
condições de qualidade de vida;
·
Compreender
o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do
corpo, e a nutrição como conjunto de transformações sofridas pelos alimentos no
corpo humano: a digestão, a absorção e o transporte de substâncias e a
eliminação de resíduos;
·
Caracterizar
o aparelho reprodutor masculino e feminino, e as mudanças no corpo durante a
puberdade, respeitando as diferenças individuais do corpo e do comportamento
nas várias fases da vida;
·
Compreender
o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e
psíquico do indivíduo;
·
Estabelecer
relação entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de
doenças no homem;
·
Identificar
as defesas naturais e estimuladas (vacinas) do corpo;
·
Valorizar
a vida em sua diversidade e a preservação dos ambientes;
·
Responsabilizar-se
no cuidado com os espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando
hábitos possíveis e necessários de alimentação e higiene no preparo dos alimentos,
de repouso e lazer adequado.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
· Os
alimentos e sua importância para o organismo
·
Alimentos energéticos, construtores e reguladores:
pirâmide alimentar
· Digestão e
sistema digestório
· Respiração
e sistema respiratório;
· Sistema sanguíneo
· Plantas
·
|
·
Compreender o alimento
como fonte de matéria e energia para manutenção e crescimento do corpo;
·
Ampliar o conhecimento
sobre a composição das estruturas e o funcionamento geral dos sistemas do
corpo humano.
·
Reconhecer a estrutura das plantas;
·
Conhecer as formas de reprodução das plantas;
·
Conhecer como os vegetais
produzem seu próprio alimento;
·
Compreender o processo
de adaptação das plantas ao ambiente.
|
2ª
UNIDADE
|
|
· Solo e subsolo:
Poluição do solo (ver em outras fontes bibliográficas)
· Água
· Ar
· Poluição
do ar (Consultar em outras fontes bibliográficas)
· Saneamento
básico (procurar em outras fontes bibliográficas)
|
·
Compreender as causas e as consequências da
poluição da água, ar e solo;
·
Reconhecer a importância do saneamento básico.
|
3ª
UNIDADE
|
|
· Luz
v Corpos
transparentes, opacos e translúcidos pg.181
· Os
planetas do sistema solar; fases da lua; rotação e translação (Capítulo: Os
astros no Universo)
|
·
Reconhecer a importância da luz;
·
Conhecer o processo de reflexão;
·
Conhecer a interação da luz com os objetos;
·
Conhecer algumas características de propagação da
luz.
·
Reconhecer os movimentos de rotação e translação;
·
Identificar os planetas do sistema solar;
|
4ª
UNIDADE
|
|
·
Animais
v Conhecendo os animais
v Como os animais respiram
v Como os animais se reproduzem
|
•
Diferenciar animais vertebrados de invertebrados;
·
Classificar os animais vertebrados em mamíferos , aves, peixes, répteis e
anfíbios;
·
Reconhecer os diferentes tipos de respiração dos
animais;
·
Compreender os diferentes tipos de reprodução dos
animais.
|
GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
Valorizar
oconhecimento geográfico como meio de formação da cidadania, relacionando-o ao
respeito pelo pluralismo sociocultural de povos e indivíduos dos diversos
lugares e territórios à responsabilidade pelo espaço em que se vive e a prática
solidária, tendo como foco a educação em valores.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender
semelhanças e diferenças entre os modos de vida e do trabalho nas cidades e do
campo, bem como expressões de lazer e cultura;
·
Conhecer
e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas
pela ação do homem presentes na paisagem local e em paisagens rurais e urbanas;
·
Reconhecer
as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens;
·
Utilizar
a linguagem cartográfica para representação e interpretação de informações e
orientação no espaço;
·
Saber
utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro,
comparação, análise e síntese na coleta de tratamento da informação de fontes
escritas, orais e imagéticas.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
Espaço
Urbano e Espaço Rural
·
Município: Campo e
cidade
·
Espaço Urbano e Rural
·
Integração entre campo
e cidade
·
Sociedade e município
·
Condições de vida na
cidade e no campo
v Relacionar
os conteúdos acima com o município de Entre Rios
|
·
Identificar
o espaço rural e urbano com espaço do município;
·
Identificar
o espaço rural e urbano pelos elementos naturais e construídos que os
caracterizam;
·
Reconhecer
a interdependência entre o espaço rural e urbano;
·
Reconhecer
a diversidade de condições que caracterizam a vida das pessoas de um
município.
|
2ª Unidade
|
|
Os
limites e o governo do município
·
Limites do município
·
Pontos de orientações
·
Município, Estado, Pais
e Continente
·
A administração dos
municípios
·
Direitos e deveres do
cidadão
|
·
Reconhecer
limites naturais e artificiais como divisas que separam territórios;
·
Identificar
os municípios e estados como unidades administrativas do território
brasileiro;
·
Identificar,
por meio de mapa, a localização do território brasileiro no continente
americano;
·
Identificar
a organização dos poderes no âmbito municipal e suas respectivas atribuições.
|
3ª UNIDADE
|
|
Natureza
e Sociedade
·
A interdependência dos
elementos naturais
·
Clima
·
Hidrografia
·
As águas dos mares e
rios
·
Relevo
·
Vegetação
|
·
Compreender a interligação entre os elementos
naturais;
·
Reconhecer elementos do tempo atmosférico;
·
Identificar os diferentes estados da água na
natureza;
·
Reconhecer as formas de relevo da superfície
terrestre;
·
Caracterizar os diversos tipos de vegetação do
Brasil;
·
Aprender sobre a Hidrografia do Brasil.
|
4ª Unidade
|
|
Espaço, Economia e
Sociedade
·
Os
recursos naturais
·
O
trabalho e os recursos naturais
·
O
espaço geográfico
·
Agricultura
e pecuária
·
Extrativismo
·
Atividade
industrial
·
Comércio
e serviços
|
·
Perceber como os seres humanos utilizam os
recursos naturais;
·
Relacionar as formas de trabalho com a produção do
espaço geográfico;
·
Identificar atividades como a agricultura, a
pecuária e extrativismo;
·
Reconhecer os diferentes tipos de indústria e a
atividade comercial;
·
Distinguir atividades econômicas rurais de atividades
econômicas urbanas;
·
Reconhecer os diferentes tipos de mapas como
representações do espaço de acordo com suas características.
|
HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL
Conhecer e
valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, crenças, sexo,
etnia e outras características individuais e sociais.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Saber
identificar as ascendências e descendências das pessoas da comunidade;
·
Valorizar
ações coletivas que repercutem na melhoria e condições de vida das localidades;
·
Utilizar
diferentes fontes de informação para leituras críticas;
·
Relacionar
dados históricos do passado com o presente e suas implicações no futuro;
·
Identificar
o seu grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e
espaços;
·
Reconhecer
diferenças e semelhanças culturais, econômicas e sociais na comunidade
pertencente;
·
Conhecer
e comparar aspectos culturais, sociais e econômicos da comunidade indígena e
africana;
·
Compreender
a diversidade dos fatores que contribuíram para a criação dos grandes centros
urbanos do Brasil;
·
Relacionar
a criação de algumas cidades fundamentada em princípios e religiosos;
·
Identificar
alguns documentos históricos e fontes de informação, discernindo algumas de
suas funções.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
Pindorama: terra das
palmeiras
·
As
grandes navegações
·
A
chegada Pindorama
·
Registros
históricos
·
O
encontro entre indígenas e portugueses
·
Cultura
e modo de vi vida indígena na atualidade (consultar em outras
fontes bibliográficas)
·
A
ocupação do Brasil
·
A
divisão das terras em capitanias
|
·
Reconhecer as razões que impulsionaram as grandes
navegações;
·
Reconhecer a anterioridade indígena no povoamento
das terras que viriam a ser o Brasil;
·
Conhecer mapas históricos e o Tratado de
Tordesilhas;
·
Compreender como foi o encontro entre indígenas e
portugueses em Pindorama;
·
Identificar as capitanias hereditárias como a forma
de organizar o território pelos colonizadores para facilitar a ocupação e
exploração;
·
Identificar a características da cultura indígena
na atualidade.
|
2ª UNIDADE
|
|
No tempo dos engenhos
·
Açúcar:
a nova fonte de lucros
·
O
tráfico de escravizados
·
A
vida dos escravizados
·
A
resistência à escravidão: os quilombos
·
Registros
históricos
·
Invasões
Francesas
·
Invasões
Holandesas
|
·
Reconhecer as formas de exploração do território
brasileiro pelos portugueses no período que antecede a colonização e o inicio
dela;
·
Compreender como era o tráfico e a vida dos
escravizados;
·
Compreender os quilombos como espaços organizados
de resistência;
·
Relacionar as comunidades quilombolas atuais aos
quilombos da época da escravidão;
·
Aprender sobre as invasões de outros europeus em Pindorama
|
3ª UNIDADE
|
|
Ouro
no sertão
·
Os
jesuítas e as missões
·
A
fundação da vila de São Paulo de Piratininga
·
A
escravização dos indígenas e a destruição das missões
·
Organização
em forma de exploração;
·
Registros
históricos
·
Trabalho
nas minas
·
O
abastecimento das minas
·
A
gente mineira
|
·
Reconhecer diferentes culturas e refletir sobre a
construção da relação com o outro;
·
Refletir sobre as relações dos europeus com outros
povos e formas históricas de inclusão/exclusão;
·
Conhecer a
história dos jesuítas e suas missões;
·
Conhecer a história da Vila de São Paulo de
Piratininga;
·
Reconhecer as causas do deslocamento das pessoas
para o sertão;
·
Perceber a importância econômica da descoberta do
ouro para a colônia de Portugal;
·
Perceber a relação entre a mineração e o
desenvolvimento do comercio no Brasil colônia;
|
4ª UNIDADE
|
|
Os caminhos da
independência
·
O
controle do ouro e o quinto
·
A
Conjuração Mineira
·
A
família real no Brasil
·
Mudanças
na nova sede do governo português
·
Saneamento
básico e moradia em 1808
·
A
revolução do Porto
·
A
Independência do Brasil
·
O
Primeiro Reinado
·
A
Constituição de 1824
·
A
Confederação do Equador
|
·
Reconhecer as
conseqüências da participação da família real na vida política, social e
cultural do Brasil;
·
Reconhecer a
independência do Brasil como parte de um processo histórico;
·
Reconhecer a
importância de movimentos separatistas no processo de Independência do
Brasil.
|
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver a vivência do diálogo e do respeito às
diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio social, através da
identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de firmar atitudes de paz,
compreensão, solidariedade e superação de toda a forma de conceitos
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
· Ler e ouvir textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam
a revelação, as histórias sagradas e o contexto cultural;
· Conhecer o Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
· Identificar o conjunto de normas e de valores éticos das diversas
tradições religiosas;
· Compreender a sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade
com o outro e na percepção da idéia do Transcendente;
· Interagir com a diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala
de aula;
· Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e
morais e que são importantes para as normas de convivência social;
· Ter uma atitude de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua
cultura religiosa quanto na do outro;
· Aprender a conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
· Interagir e dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de
aula;
· Compreender que todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente,
embora de maneiras diferentes;
· Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e
morais e que elas são importantes para a relação de convivência;
· Respeitar os valores das diversas denominações religiosas
contextualizadas na sala de aula
· Estabelecer uma atitude de diálogo e de convivência com a diversidade
das práticas religiosas
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
||
1ª UNIDADE
|
|||
·
Vida em família
·
Você e o mundo
·
Crescer no amor
·
Respeito a natureza, à vida, ao próximo
|
·
Valorizar
a família e entender a importância do bom relacionamento;
·
Perceber
a diferença entre as famílias;
·
Entender
a importância do valor e tradições religiosas familiares;
·
Entender
que há crianças no mundo todo que vivem sem lar e que também têm o direito de
viver com dignidade, amor e proteção;
·
Desenvolver
atitudes – baseadas na confiança, na paciência, na atenção, na alegria – que
colaboram com a boa convivência entre as pessoas.
|
||
2ª UNIDADE
|
|||
·
Ouvindo histórias
·
Através dos tempos
·
Leis e regras
·
Conquista da humanidade
|
·
Interpretar
parábolas e histórias;
·
Conhecer as
parábolas para adquirir atitudes de respeito com o próximo;
|
||
3ª UNIDADE
|
|||
·
Solidariedade acima de tudo;
·
Diferentes, vencedores e felizes;
·
Amizade
·
A vida é para sempre?
|
·
Compreender que o
bom cristão é aquele capaz de praticar o bem sem desejar nada em troca;
·
Refletir sobre
atitudes que devemos adotar quando os outros precisam de ajuda;
·
Adotar atitudes
de solidariedade com próximo tornando- se assim um cidadão ativo.
|
||
4ª UNIDADE
|
|||
·
Falar a verdade
·
Escolher o caminho certo
·
Viver com criatividade e paz
·
Aproveitar a liberdade
|
·
Compreender a importância e
a necessidade de se falar a verdade, de ser honesto e de não magoar as
pessoas;
·
Entender que existe um
impacto entre a fala e as ações na
construção das relações interpessoais;
·
Concluir que a verdade é a
base para construção numa sociedade justa e fraterna.
|
||
Referência
Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha
Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso. São Paulo: Scipione.
ARTE
OBJETIVO GERAL
·
Expressar
e comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão
ao realizar e fruir produções artísticas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender
e utilizar a arte como linguagem;
·
Experimentar
e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte
(Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), de modo que os utilize nos trabalhos
pessoais;
·
Construir
uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento
estético, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·
Identificar,
relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas
diversas culturas;
·
Conhecer,
respeitar e observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do
patrimônio cultural;
·
Identificar
a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes
grupos culturais;
·
Observar
as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando,
com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando
e apreciando arte de modo sensível;
·
Identificar,
relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção
dos artistas;
·
Identificar,
investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a
variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história
das diferentes culturas e etnias;
·
Desenvolver
a percepção, a sensibilidade e a imaginação por meio do contato com diversas
manifestações artísticas;
·
Pesquisar
e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de
arte, fontes de comunicação e informação.
Conteúdos
|
Objetivos
|
1ª UNIDADE
|
|
· Seu corpo
é articulado
· Apoios do
corpo
· Esculturas
que dançam
· O corpo
que imita
· Diferentes
passos da dança
· Danças
existentes no carnaval
· Tipos de
dança
|
· Reconhecer
o papel das articulações do corpo humano na movimentação;
· Identificar
diferentes possibilidades de apoio do corpo;
· Estudar o
movimento representado nas esculturas, por meio de observação de esculturas e
do desenho;
· Representar gestos e posições observados em
imagens;
· Identificar
e interpretar movimentos em imagens de
diferentes danças.
· Pesquisar
e escrever sobre as danças presentes no local onde os alunos vivem;
· Investigar
possibilidades expressivas de movimentação;
|
2ª UNIDADE
|
|
· A cultura
afro-brasileira
· A moda
inspirada na arte africana
· Máscaras
e festas brasileiras
· Bumba meu
boi do Maranhão
· A
tradição da argila
· O Abapuru
e a Cuca
· Músicas
carnavalescas
|
·
Investigar a cultura
afro-brasileira bem como apreciar objetos artísticos contemporâneos;
·
Apreciar desenhos de moda
inspirados em temas de origem africana;
·
Experimentar diferentes
materiais e procedi - mentos artísticos através da produção de máscaras,
gravuras, histórias e desenhos;
·
Reconhecer e valorizar diferentes
festas brasileiras;
· Trabalhar com os procedimentos de reprodução de imagem por meio da
argilogravura;
· Apreciar obras de artistas relacionadas a festas e lendas brasileiras;
· Identificar e interpretar músicas de carnaval;
|
3ª UNIDADE
|
|
· O que é
um retrato
· O retrato
inventado
· Autorretrato
·
Pontos
de vista
·
Paisagens
reais e imaginárias
·
Cartões-postais
A paisagem sonora
|
· Introduzir os conceitos de retrato e de
paisagem como gêneros da arte que podem ser realizados por meio de pintura,
fotografia, desenho etc;
· Observar aspectos imaginativos do retrato,
valorizando a imagem que cria realidades;
· Estudar e escrever a respeito de diferentes
autorretratos;
· Reconhecer
e representar diferentes pontos de vista de um lugar específico por meio de
imagens;
· Distinguir
e conhecer paisagens reais e imaginárias de artistas diferentes;
· Imaginar
e produzir uma paisagem por meio de imagens;
· Explorar
a relação entre imagem e elementos textuais em catões-postais;
· Produzir
cartões-postais;
· Reconhecer
diferentes fontes de som presentes na paisagem sonora e criar representações
para ela.
|
4ª UNIDADE
|
|
·
Histórias em quadrinhos
·
Elementos das histórias em
quadrinhos
·
A invenção do desenho
animado
·
Objetos animados
|
·
Conhecer
diferentes estilos de histórias em
quadrinhos.
·
Reconhecer
os elementos que constituem as HQs e
saber como usá-los em suas criações.
·
Investigar
a história da invenção do desenho animado, bem como experimentar fazer
HQs e animações.
|
Metodologia
·
Aulas
dialogadas;
·
Aulas
expositivas;
·
Brincadeiras
e jogos;
·
Atividades
orais e escritas; individualmente, ou em grupos;
·
Produções
individuais e em grupo;
·
Aulas
na sala de leitura/biblioteca;
·
Aulas
práticas (visitas a locais históricos culturais);
·
Vídeo
(documentários);
·
Confecção
de cartazes;
·
Dinâmicas
de grupo;
·
Feiras;
·
Recortes
de jornais e revistas;
·
Trabalhos
individuais e em grupos;
·
Leituras
coletivas e individuais;
·
Produção
de texto;
·
Registro
de informações;
·
Análise
de gráficos e tabelas;
·
Vídeos
e Filmes;
·
Roda
de conversa;
·
Utilização
de mapas;
·
Confecção
de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
·
Discussão,
reflexão e levantamento de hipóteses;
·
Entrevistas;
·
Seminários;
·
Debates;
·
Discussão.
Recursos didáticos
Livro didático, cadernos, recursos
audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material impresso e/ou
mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura, lápis, músicas,
fantoches, vídeos.
Avaliação
Avaliações escritas, trabalhos em
grupo e individuais, seminários, fichas de acompanhamento, registros dos
processos da classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e
observando diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e
avanços.
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