quarta-feira, 30 de março de 2016

PLANO DE CURSO - 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Descrição: ARTE JORNADA - 2015
Secretaria Municipal de Educação – Entre Rios/BA

          Coordenação Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais


PLANO DE CURSO -  ANOS INICIAIS DO ENSINO  FUNDAMENTAL


4º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos alunos interagir em diferentes situações comunicativas, desenvolvendo as quatro habilidades linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Propiciar situações de uso real da linguagem verbal, em suas modalidades orais e escritas, por meio de atividades de análise e reflexão sobre a língua.

Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opiniões, conhecendo e respeitando as diferentes variedades linguísticas e valorizando a leitura como fonte de informação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·         Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações na qual seu uso se faça necessário;
·         Escutar ativamente a leitura de diversos textos;
·         Reconhecer o seu nome escrito, sabendo aplicá-lo nas diversas situações do cotidiano;
·         Compreender o significado nas mensagens orais;
·         Saber interpretar situações comunicativas que acontecem ao seu redor;
·         Desenvolver a leitura  interpretação e compreensão de textos;
·         Expor oralmente temas estudados;
·         Compreender o sistema de ordem alfabética;
·         Expressar oralmente a compreensão da mensagem da qual é destinatário;
·         Transmitir a mensagem, utilizando a linguagem oral, com desenvoltura, procurando adequá-la a intenções e a situações comunicativas;
·         Produzir e reproduzir textos orais (individualmente e coletivamente), observando a ordem cronológica dos fatos e o assunto tratado, observando a relação tempo/causa dos fatos;
·         Conhecer e compreender gradativamente o funcionamento do sistema de escrita alfabética;
·         Ler e escrever gradativamente de forma convencional;
·         Ler para usufruir momentos de lazer e estabelecer relação entre realidade e fantasia;
·          Utilizar estratégias de decifração, seleção, inferência e verificação, combinando-as à leitura de textos previstos para a série;
·         Produzir textos escritos, observando os aspectos notacionais e discursivos;
·         Adequar os procedimentos de leitura aos objetivos da própria leitura;
·         Usar a escrita como forma de expressão subjetiva: traduzir emoções, escrever o que pensa e sente;
·         Compreender o significado nas mensagens orais, considerando os propósitos e as intenções do autor;
·         Adequar à linguagem às situações comunicativas mais formais;
·         Desenvolver atitude crítica em relação à leitura e à produção de textos, alheios ou próprios;
·         Saber participar das diferentes situações de intercâmbio da linguagem oral, com desenvoltura;
·          Articular a parte do texto já escrita ao planejamento da parte que ainda vai escrever durante o processo de redação;
·         Identificar os vários modos de falar, nas diversas situações de interlocução, diante de diferentes interlocutores;
·         Compreender o funcionamento do sistema de escrita alfabética.
·         Aplicar conhecimentos sobre diversos gêneros de textos escritos à ampliação das possibilidades de comunicação e de expressão;
·          Produzir textos escritos, coesos e coerentes, considerando o leitor e o objeto da mensagem, começando a identificar o gênero e os suportes adequados à intenção comunicativa;
·         Escrever textos dos gêneros previstos para a cada serie, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica;
·         Imprimir, gradativamente, qualidade aos textos, quanto ao conteúdo, à estética;
·         Compreender textos orais de diversos gêneros presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem;
·         Compreender e interpretar textos escritos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler;
·         Demonstrar o domínio da linguagem oral em situações de interação social e de exercício da cidadania;
·      Ler textos dos diversos gêneros, combinando estratégias de verificação, inferência, antecipação e seleção;
·      Compreender o sentido das mensagens orais e escritas, reconhecendo a intencionalidade implícita nelas;
·      Desenvolver procedimentos de revisão e reescrita dos próprios textos produzidos;
·      Ampliar a consciência metalinguística ( ou seja, a capacidade de pensar e refletir sobre a língua);
·      Pesquisar, em dicionários, grafias e significados de palavras.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
Conhecimentos linguísticos
·         Ordem alfabética
·         Fonema e letra
·         Encontro vocálico
·         Encontro consonantal
·         Dígrafo
·         Posição da sílaba tônica
·         Acento tônico e gráfico

Ortografia
·         Divisão silábica em encontro vocálico
·         Divisão sílaba em encontro consonantal
·         Divisão silábica dos dígrafos

Produção de texto
·         Narração
·         Resenha Literária
·         Conto
·         Uso do dicionário
·         Reconhecer fonemas e letras e saber diferenciá-los.
·         Identificar encontros vocálicos e conhecer sua classificação;
·         Separar e acentuar sílabas de palavras com encontros vocálicos;
·         Utilizar o dicionário para esclarece dúvidas relativas à pronuncias das palavras;
·         Identificar encontros consonantais e dígrafos e realizar sua divisão silábica;
·         Construir narrativas considerando o ambiente social do estudante;
·         Analisar narrativa onde constem a acontecimentos diversos e cotidianos;
·         Conhecer as características das resenhas literárias;
·         Ler resenhas literárias identificando sua estrutura e opinião do resenhista;
·         Ler contos identificando suas características;
·         Produzir contos partindo dos recursos estudados.
2ª UNIDADE
Conhecimentos lingüísticos
·         Substantivos: simples, comum, próprio, derivado, coletivo, primitivo
·         Adjetivo e locução adjetiva
·         Adjetivo: grau comparativo e superlativo
·         Pessoas gramaticais
·         Número e grau dos substantivos

Ortografia
·         Letra x depois de ditongos
·         Acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
·         Acentuação de ditongos e hiatos
·         Letras c, s e ss com o mesmo som
·         Dicionário: sinônimo e antônimo

Produção de texto
·         Receita
·         Texto instrucional
·         Resenha literária
·         Resenha de filme

·         Reconhecer um texto instrucional e suas características;
·         Produzir texto expositivo com base nos filmes assistidos em sala;
·         Produzir resenhas literárias e de filmes partido dos recursos estudados;
·         Aprender a diferença entre substantivo simples e composto;
·         Conhecer e fazer o uso de sinônimos e antônimos;
·         Diferenciar acento tônico de acento gráfico;
·         Identificar as características do gênero receita;
·         Aprender a importância do uso social do gênero receita;
·         Conhecer as características dos textos instrucionais;
·         Escrever e pronunciar corretamente palavras com C, S e SS;
·         Produzir resenhas literárias obedecendo as características do texto.;
·         Produzir resenhas de filme obedecendo as características do texto.
3ª UNIDADE
·         Pronomes pessoais (reto e oblíquo)
·         Pronomes de tratamento
·         Artigo
·         Numeral

Ortografia
Letras g e j
Sons da letra x
Letras sc, sç,xc

Produção de texto
·         Escrita de notícia
·         Resenha literária
·         Texto instrucional


·         Identificar e empregar os pronomes pessoais (reto e oblíquo) e de tratamento;
·         Reconhecer o artigo e o numeral;
·         Observar certos aspectos da língua de uso relacionado aos artigos e aos numerais;
·         Ler e grafar palavras que apresentem as regularidades e irregularidades ortográficas apresentadas;
·         Compreender a relação entre o título e o enredo da narrativa;
·         Ampliar o vocabulário, buscando, no contexto imediato ou no dicionário, o significado das palavras desconhecidas;
·         Produzir resenhas literárias e textos instrucionais considerando os aspectos que lhe são pertinentes.
4ª UNIDADE
·         Concordância nominal
·         Verbo- conjugação e flexões (pessoa, número e gênero)
·         Tempos verbais: presente, passado e futuro
Ortografia
·         Terminações ão e am
·         Terminações ez e eza
·         Terminações oso e osa
Produção de texto

·         Publicitário
·         História em Quadrinhos
·         Resenha
·         Refletir sobre os usos da concordância nominal na produção de textos (orais e escritos);
·         Compreender o uso dos verbos conforme os critérios de adequação aos tempos, modos e flexões verbais;
·         Analisar e empregar as regras ortográficas.
·         Promover a leitura e produção de textos diversificados;
·          Produzir resenhas literárias considerando os aspectos que lhe são pertinentes;
·         Identificar a habilidade do personagem como fato que gera características atribuídas a ele, bem como as ações e as expectativas que delas advêm;
·         Identificar os elementos da narrativa: narrador, tempo, espaço, personagens e suas características, discurso direto e indireto, bem como o problema que gera as ações
·         Produzir texto publicitário utilizando os conceitos estudados.



Gêneros literários a serem trabalhados (Sugestão): Conto de artimanha, texto instrucional, verbete de dicionário, conto popular, reportagem, narrativa, história em quadrinhos, biografia e  texto expositivo, conto (tradicional), artigo informativo, notícia, propaganda, reportagem, texto normativo, conto moderno.


MATEMÁTICA
                                                               
OBJETIVO GERAL   
   
Desenvolver procedimentos e formas de pensar diversificadas, construindo habilidades de investigar, interpretar, compreender, representar, resolver problemas e cálculos com autonomia. Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, e ao tratamento das informações.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·   Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas;
·   Estabelecer relação compreensiva entre números inteiros e não inteiros;
·   Representar números percentuais como frações e decimais;
·   Estabelecer equivalência entre frações;
·   Expressar números mistos como frações impróprias (vice-versa)
·   Utilizar a linguagem Matemática;
·   Contar oral e mentalmente objetos;
·   Resolver situações-problemas a partir de estratégias próprias e aprendidas;
·   Utilizar diferentes estratégias de cálculo, incluindo instrumentos tecnológicos;
·   Estabelecer pontos de referências para situar-se, posicionar-se e deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição, entre objetos no espaço;
·   Reconhecer, comparar e estimar grandezas como: comprimento, temperatura, massa e capacidade; e iniciar o uso de instrumentos de medidas, elaborando estratégias pessoais de medida;
·   Utilizar informações sobre tempo;
·   Utilizar instrumentos de medida, usuais ou não;
·   Estimar resultados e expressar resultados por meio de representações;
·   Ampliar os procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — pelo conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados;
·   Construir o significado do número racional, e de suas representações (fracionária e racional) a partir de seus diferentes usos no contexto social;
·   Interpretar e produzir escritas numéricas considerando as regras do sistema de numeração decimal;
·   Recolher dados e informações, elaborar formas para expressá-los e interpretá-los, apresentando-os em forma de tabelas e gráficos e valorizando essa linguagem como forma de comunicação;
·   Estabelecer pontos de referência para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições;
·   Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações;
·   Construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas;
·   Utilizar o sistema monetário brasileiro;
·   Utilizar procedimentos e instrumentos de medida usuais ou não, selecionando o mais adequado em função da situação-problema e do grau de precisão do resultado;
·   Identificar características das figuras geométricas;
·   Identificar as propriedades do círculo;
·   Identificar a relação entre o raio e o diâmetro;
·   Desenvolver a compreensão simples sobre conceito de ângulos;
·   Identificar formas tridimensionais presentes em seu entorno;
·   Perceber semelhanças e diferenças entre elas, por meio de composição e decomposição, simetrias, ampliações e reduções;
·   Prever resultados a partir de estimativas;
·   Explorar e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano, conceitos e procedimentos matemáticos.


CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
Números e modelagem matemática
·         Numerais Ordinais
·         Sistema de numeração romana
·         Sistema de Numeração Decimal
·         Fatos fundamentais da Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão

Grandezas e Medidas
·         Medidas de massa
·         Sistema monetário brasileiro: operações e situações-problema

Espaço e forma
·         Figuras tridimensionais: cone, prisma, cilindros, pirâmides regulares e esferas
·         Linhas simples, abertas e fechadas
·         Segmento de reta, reta e semirreta
·         Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares
Tratamento de informação
·         Estatística - tabelas e gráficos

·         Escrever por extenso, números ordinais;
·         Identificar ordens;
·         Identificar números romanos, relacionando-os aos números indo arábicos correspondentes;
· Reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal;
· Reconhecer e utilizar a ideia e termos da adição, subtração, multiplicação e divisão;
· Resolver situações-problema envolvendo adição e subtração;
· Utilizar apropriadamente instrumentos de medidas de grandezas diversas.
· Identificar e nomear os sólidos geométricos;
· Reconhecer e fazer uso das retas e seus seg mentos;
· Usar a medida do grama, quilograma e tonelada como unidades de medidas;
·         Ler e interpretar informações contidas em gráficos.
2ª UNIDADE
Números e modelagem matemática
·     Adição, subtração, multiplicação até três algarismos no multiplicador e divisão com dois algarismos no divisor

Grandezas e Medidas
·     Medidas de capacidade

Espaço e forma
·     Polígonos
·     Classificação das figuras bidimensionais em quadriláteros, triângulos e círculos

Tratamento de informação
·     Estatística - tabelas e gráficos

·  Resolver operações matemáticas utilizando o cálculo mental e estratégias pessoais ou um procedimento de cálculo;
·  Identificar os múltiplos dos números utilizando o conhecimento no dia a dia;
·  Resolver problemas envolvendo estimativa e arredondamento.
·         Resolver situações-problema envolvendo medidas de capacidade;

·         Distinguir polígonos de não polígonos e conhecer seus nomes e propriedades;

·         Conhecer e classificar as figuras bidimensionais;


·         Interpretar dados contidos em tabelas simples e de dupla entrada;
3ª UNIDADE
Números e modelagem matemática
·          Proporcionalidade (Probabilidades)
·         Propriedades da adição,multiplicação e divisão
·         Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000
·         Expressões numéricas ( no conteúdo multiplicação por decomposição – Coopera pg. 136)

Grandezas e Medidas
·         Medidas de tempo

Espaço e forma
·     Segmento de reta em figuras bidimensionais: paralelas, concorrentes e perpendiculares
·     Figuras bidimensionais
·     Formas geométricas planas e seu contorno


Tratamento de informação
·     Possibilidades e raciocínio combinatório


· Calcular multiplicações utilizando cálculo mental e/ou estratégias pessoais;
·         Resolver com habilidade expressões numéricas;
·         Reconhecer as medidas de tempo fazendo uso no cotidiano;
· Ler, escrever, comparar e ordenar números escritos na representação decimal;
·         Desenvolver o raciocínio lógico para resolver desafios matemáticos.
·         Utilizar medidas de tempo em situações do dia a dia;
·         Analisar quais e quantas são as possibilidades de algo ocorre, resolvendo situações que envolvam a ideia de probabilidades.
4ª UNIDADE
Números e modelagem matemática
·         Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000
·         Frações
·         Números decimais
·         Sistema Monetário







Grandezas e Medidas
·         Medidas de comprimento

Espaço e forma
·     Perímetro e área


Tratamento de informação
•   Possibilidades e raciocínio combinatório





·         Resolver problemas envolvendo o conceito de multiplicação e divisão;
·         Utilizar a representação de frações em situações que indicam a relação de parte para um todo;
·         Expressar a divisão por meio de fração;
·         Representar por um número natural a quantidade de objetos correspondentes a uma fração desse conjunto;
·         Realizar cálculos e resolver problemas que envolvam valores de notas e moedas brasileiras, inclusive com o uso de notação decimal;
·         Estimar e interpretar resultados de medidas de comprimento e de superfície;
·         Resolver situações-problema envolvendo probabilidade;
·         Compreender o conceito de perímetro;
·      Desenvolver o raciocínio lógico para resolver desafios matemáticos.

CIÊNCIAS

OBJETIVO GERAL

Possibilitar ao educando ações que culminem na valorização da vida humana assim como em todos os seres vivos, nos recursos naturais e sua conservação. Compreender que a Ciência e tecnologia resultam de um processo histórico e que os conhecimentos são construídos ao longo de muitas gerações e por muitas pessoas, tendo em vista critérios éticos e estéticos de promoção da vida e da justiça social.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Observar e registrar semelhanças e diferenças entre diversos ambientes;
·      Observar as características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
·      Observar e identificar as transformações do corpo humano em diferentes fases da vida;
·      Realizar experimentos para investigar características e propriedades da matéria;
·      Utilizar características e propriedades de materiais, objetos e seres vivos para classificá-los;
·      Formular suposições sobre o assunto em estudo;
·      Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor;
·      Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde;
·      Identificar e compreender as relações entre solo, água e seres vivos;
·      Caracterizar causas e consequências da poluição da água, do ar e do solo;
·      Caracterizar espaços do planeta possíveis de serem ocupados pelo homem, considerando as condições de qualidade de vida;
·      Compreender o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo, e a nutrição como conjunto de transformações sofridas pelos alimentos no corpo humano: a digestão, a absorção e o transporte de substâncias e a eliminação de resíduos;
·      Caracterizar o aparelho reprodutor masculino e feminino, e as mudanças no corpo durante a puberdade, respeitando as diferenças individuais do corpo e do comportamento nas várias fases da vida;
·      Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo;
·      Estabelecer relação entre a falta de asseio corporal, a higiene ambiental e a ocorrência de doenças no homem;
·      Identificar as defesas naturais e estimuladas (vacinas) do corpo;
·      Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos ambientes;
·      Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e necessários de alimentação e higiene no preparo dos alimentos, de repouso e lazer adequado.
CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·       Os alimentos e sua importância para o organismo
·         Alimentos energéticos, construtores e reguladores: pirâmide alimentar
·       Digestão e sistema digestório
·       Respiração e sistema respiratório;
·       Sistema sanguíneo
·       Plantas




·                   
·         Compreender o alimento como fonte de matéria e energia para manutenção e crescimento do corpo;
·         Ampliar o conhecimento sobre a composição das estruturas e o funcionamento geral dos sistemas do corpo humano.
·          Reconhecer a estrutura das plantas;
·          Conhecer as formas de reprodução das plantas;
·          Conhecer como os vegetais produzem seu próprio alimento;
·   Compreender o processo de adaptação das plantas ao ambiente.
2ª UNIDADE
·     Solo e subsolo: Poluição do solo (ver em outras fontes bibliográficas)
·     Água
·     Ar
·     Poluição do ar (Consultar em outras fontes bibliográficas)

·     Saneamento básico (procurar em outras fontes bibliográficas)
·         Compreender as causas e as consequências da poluição da água, ar e solo;
·         Reconhecer a importância do saneamento básico.


3ª UNIDADE
·     Luz
v  Corpos transparentes, opacos e translúcidos pg.181
·     Os planetas do sistema solar; fases da lua; rotação e translação (Capítulo: Os astros no Universo)



·         Reconhecer a importância da luz;
·         Conhecer o processo de reflexão;
·         Conhecer a interação da luz com os objetos;
·         Conhecer algumas características de propagação da luz.
·         Reconhecer os movimentos de rotação e translação;
·         Identificar os planetas do sistema solar;



4ª UNIDADE
·         Animais
v  Conhecendo os animais
v  Como os animais respiram
v  Como os animais se reproduzem
• Diferenciar animais vertebrados de invertebrados;
·         Classificar os animais vertebrados em mamíferos            , aves, peixes, répteis e anfíbios;
·         Reconhecer os diferentes tipos de respiração dos animais;
·         Compreender os diferentes tipos de reprodução dos animais.


GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL

Valorizar oconhecimento geográfico como meio de formação da cidadania, relacionando-o ao respeito pelo pluralismo sociocultural de povos e indivíduos dos diversos lugares e territórios à responsabilidade pelo espaço em que se vive e a prática solidária, tendo como foco a educação em valores.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Compreender semelhanças e diferenças entre os modos de vida e do trabalho nas cidades e do campo, bem como expressões de lazer e cultura;
·      Conhecer e compreender algumas das consequências das transformações da natureza causadas pela ação do homem presentes na paisagem local e em paisagens rurais e urbanas;
·      Reconhecer as características da paisagem local e compará-las com as de outras paisagens;
·      Utilizar a linguagem cartográfica para representação e interpretação de informações e orientação no espaço;
·      Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta de tratamento da informação de fontes escritas, orais e imagéticas.
CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
Espaço Urbano e Espaço Rural
·         Município: Campo e cidade
·         Espaço Urbano e Rural
·         Integração entre campo e cidade
·         Sociedade e município
·         Condições de vida na cidade e no campo
v  Relacionar os conteúdos acima com o município de Entre Rios
·         Identificar o espaço rural e urbano com espaço do município;
·         Identificar o espaço rural e urbano pelos elementos naturais e construídos que os caracterizam;
·         Reconhecer a interdependência entre o espaço rural e urbano;
·         Reconhecer a diversidade de condições que caracterizam a vida das pessoas de um município.


2ª Unidade
Os limites e o governo do município
·           Limites do município
·           Pontos de orientações
·           Município, Estado, Pais e Continente
·           A administração dos municípios
·           Direitos e deveres do cidadão
·         Reconhecer limites naturais e artificiais como divisas que separam territórios;
·         Identificar os municípios e estados como unidades administrativas do território brasileiro;
·         Identificar, por meio de mapa, a localização do território brasileiro no continente americano;
·         Identificar a organização dos poderes no âmbito municipal e suas respectivas atribuições.

3ª UNIDADE
Natureza e Sociedade
·                A interdependência dos elementos naturais
·                Clima
·                Hidrografia
·                As águas dos mares e rios
·                Relevo
·                Vegetação
·         Compreender a interligação entre os elementos naturais;
·         Reconhecer elementos do tempo atmosférico;
·         Identificar os diferentes estados da água na natureza;
·         Reconhecer as formas de relevo da superfície terrestre;
·         Caracterizar os diversos tipos de vegetação do Brasil;
·         Aprender sobre a Hidrografia do Brasil.

4ª Unidade
Espaço, Economia e Sociedade
·           Os recursos naturais
·           O trabalho e os recursos naturais
·           O espaço geográfico
·           Agricultura e pecuária
·           Extrativismo
·           Atividade industrial
·           Comércio e serviços
·         Perceber como os seres humanos utilizam os recursos naturais;
·         Relacionar as formas de trabalho com a produção do espaço geográfico;
·         Identificar atividades como a agricultura, a pecuária e extrativismo;
·         Reconhecer os diferentes tipos de indústria e a atividade comercial;
·         Distinguir atividades econômicas rurais de atividades econômicas urbanas;
·         Reconhecer os diferentes tipos de mapas como representações do espaço de acordo com suas características.

                       



HISTÓRIA

OBJETIVO GERAL

Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, crenças, sexo, etnia e outras características individuais e sociais

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

· Saber identificar as ascendências e descendências das pessoas da comunidade;
· Valorizar ações coletivas que repercutem na melhoria e condições de vida das localidades;
· Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas;
· Relacionar dados históricos do passado com o presente e suas implicações no futuro;
· Identificar o seu grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
· Reconhecer diferenças e semelhanças culturais, econômicas e sociais na comunidade pertencente;
· Conhecer e comparar aspectos culturais, sociais e econômicos da comunidade indígena e africana;
· Compreender a diversidade dos fatores que contribuíram para a criação dos grandes centros urbanos do Brasil;
· Relacionar a criação de algumas cidades fundamentada em princípios e religiosos;
· Identificar alguns documentos históricos e fontes de informação, discernindo algumas de suas funções.
CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
Pindorama: terra das palmeiras
·         As grandes navegações
·         A chegada Pindorama
·         Registros históricos
·         O encontro entre indígenas e portugueses
·         Cultura e modo de vi vida indígena na atualidade (consultar em outras fontes bibliográficas)
·         A ocupação do Brasil
·         A divisão das terras em capitanias



·         Reconhecer as razões que impulsionaram as grandes navegações;
·         Reconhecer a anterioridade indígena no povoamento das terras que viriam a ser o Brasil;
·         Conhecer mapas históricos e o Tratado de Tordesilhas;
·         Compreender como foi o encontro entre indígenas e portugueses em Pindorama;
·         Identificar as capitanias hereditárias como a forma de organizar o território pelos colonizadores para facilitar a ocupação e exploração;
·         Identificar a características da cultura indígena na atualidade.
2ª UNIDADE
No tempo dos engenhos
·         Açúcar: a nova fonte de lucros
·         O tráfico de escravizados
·         A vida dos escravizados
·         A resistência à escravidão: os quilombos
·         Registros históricos
·         Invasões Francesas
·         Invasões Holandesas



·         Reconhecer as formas de exploração do território brasileiro pelos portugueses no período que antecede a colonização e o inicio dela;
·         Compreender como era o tráfico e a vida dos escravizados;
·         Compreender os quilombos como espaços organizados de resistência;
·         Relacionar as comunidades quilombolas atuais aos quilombos da época da escravidão;
·         Aprender sobre as invasões de outros europeus em Pindorama
3ª UNIDADE
Ouro no sertão
·         Os jesuítas e as missões
·         A fundação da vila de São Paulo de Piratininga
·         A escravização dos indígenas e a destruição das missões
·         Organização em forma de exploração;
·         Registros históricos
·         Trabalho nas minas
·         O abastecimento das minas
·         A gente mineira
·         Reconhecer diferentes culturas e refletir sobre a construção da relação com o outro;
·         Refletir sobre as relações dos europeus com outros povos e formas históricas de inclusão/exclusão;
·          Conhecer a história dos jesuítas e suas missões;
·         Conhecer a história da Vila de São Paulo de Piratininga;
·         Reconhecer as causas do deslocamento das pessoas para o sertão;
·         Perceber a importância econômica da descoberta do ouro para a colônia de Portugal;
·         Perceber a relação entre a mineração e o desenvolvimento do comercio no Brasil colônia;
4ª UNIDADE
Os caminhos da independência
·         O controle do ouro e o quinto
·         A Conjuração Mineira
·         A família real no Brasil
·         Mudanças na nova sede do governo português
·         Saneamento básico e moradia em 1808
·         A revolução do Porto
·         A Independência do Brasil
·         O Primeiro Reinado
·         A Constituição de 1824
·         A Confederação do Equador

·         Reconhecer as conseqüências da participação da família real na vida política, social e cultural do Brasil;
·         Reconhecer a independência do Brasil como parte de um processo histórico;
·         Reconhecer a importância de movimentos separatistas no processo de Independência do Brasil.

ENSINO RELIGIOSO



OBJETIVO GERAL

Desenvolver a vivência do diálogo e do respeito às diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio social, através da identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de firmar atitudes de paz, compreensão, solidariedade e superação de toda a forma de conceitos


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Ler e ouvir textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam a revelação, as histórias sagradas e o contexto cultural;
·      Conhecer o Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
·      Identificar o conjunto de normas e de valores éticos das diversas tradições religiosas;
·      Compreender a sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade com o outro e na percepção da idéia do Transcendente;
·      Interagir com a diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala de aula;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que são importantes para as normas de convivência social;
·      Ter uma atitude de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua cultura religiosa quanto na do outro;
·      Aprender a conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
·      Interagir e dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de aula;
·      Compreender que todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente, embora de maneiras diferentes;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que elas são importantes para a relação de convivência;
·      Respeitar os valores das diversas denominações religiosas contextualizadas na sala de aula
·      Estabelecer uma atitude de diálogo e de convivência com a diversidade das práticas religiosas


CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·         Vida em família
·         Você e o mundo
·         Crescer no amor
·         Respeito a natureza, à vida, ao próximo
·      Valorizar a família e entender a importância do bom relacionamento;
·      Perceber a diferença entre as famílias;
·      Entender a importância do valor e tradições religiosas familiares;
·      Entender que há crianças no mundo todo que vivem sem lar e que também têm o direito de viver com dignidade, amor e proteção;
·      Desenvolver atitudes – baseadas na confiança, na paciência, na atenção, na alegria – que colaboram com a boa convivência entre as pessoas.
2ª UNIDADE
·         Ouvindo histórias
·         Através dos tempos
·         Leis e regras
·         Conquista da humanidade
·      Interpretar parábolas e histórias;
·      Conhecer as parábolas para adquirir atitudes de respeito com o próximo;

3ª UNIDADE
·         Solidariedade acima de tudo;
·         Diferentes, vencedores e felizes;
·         Amizade
·         A vida é para sempre?




·      Compreender que o bom cristão é aquele capaz de praticar o bem sem desejar nada em troca;
·      Refletir sobre atitudes que devemos adotar quando os outros precisam de ajuda;
·      Adotar atitudes de solidariedade com próximo tornando- se assim um cidadão ativo.


4ª UNIDADE
·         Falar a verdade
·         Escolher o caminho certo
·         Viver com criatividade e paz
·         Aproveitar a liberdade
·      Compreender a importância e a necessidade de se falar a verdade, de ser honesto e de não magoar as pessoas;
·      Entender que existe um impacto  entre a fala e as ações na construção das relações interpessoais;
·      Concluir que a verdade é a base para construção numa sociedade justa e fraterna.

Referência Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso. São Paulo: Scipione.

ARTE

OBJETIVO GERAL

·         Expressar e comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·         Compreender e utilizar a arte como linguagem;
·         Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), de modo que os utilize nos trabalhos pessoais;
·         Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·         Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas;
·         Conhecer, respeitar e observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural;
·         Identificar a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais;
·         Observar as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
·         Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas;
·         Identificar, investigar e organizar informações sobre a arte, reconhecendo e compreendendo a variedade dos produtos artísticos e concepções estéticas presentes na história das diferentes culturas e etnias;
·         Desenvolver a percepção, a sensibilidade e a imaginação por meio do contato com diversas manifestações artísticas;
·         Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.

Conteúdos
Objetivos
1ª UNIDADE
·   Seu corpo é articulado
·   Apoios do corpo
·   Esculturas que dançam
·   O corpo que imita
·   Diferentes passos da dança
·   Danças existentes no carnaval 
·   Tipos de dança

·   Reconhecer o papel das articulações do corpo humano na movimentação;
·   Identificar diferentes possibilidades de apoio do corpo;
·   Estudar o movimento representado nas esculturas, por meio de observação de esculturas e do desenho;
·    Representar gestos e posições observados em imagens;
·   Identificar e interpretar  movimentos em imagens de diferentes danças.
·   Pesquisar e escrever sobre as danças presentes no local onde os alunos vivem;
·   Investigar possibilidades expressivas de movimentação; 


2ª UNIDADE
·      A cultura afro-brasileira
·      A moda inspirada na arte africana
·      Máscaras e festas brasileiras
·      Bumba meu boi do Maranhão
·      A tradição da argila
·      O Abapuru e a Cuca
·     Músicas carnavalescas
·   Investigar a cultura afro-brasileira bem como apreciar objetos artísticos contemporâneos;
·   Apreciar desenhos de moda inspirados em temas de origem africana;
·   Experimentar diferentes materiais e procedi - mentos artísticos através da produção de máscaras, gravuras, histórias e desenhos;
·   Reconhecer e valorizar diferentes festas brasileiras;
·  Trabalhar com os procedimentos de reprodução de imagem por meio da argilogravura;
·  Apreciar obras de artistas relacionadas a festas e lendas brasileiras;
·  Identificar e interpretar músicas de carnaval;
3ª UNIDADE
·   O que é um retrato
·   O retrato inventado
·   Autorretrato
·   Pontos de vista
·   Paisagens reais e imaginárias
·   Cartões-postais
  A paisagem sonora
·   Introduzir os conceitos de retrato e de paisagem como gêneros da arte que podem ser realizados por meio de pintura, fotografia, desenho etc;
·   Observar aspectos imaginativos do retrato, valorizando a imagem que cria realidades;
·   Estudar e escrever a respeito de diferentes autorretratos;
·  Reconhecer e representar diferentes pontos de vista de um lugar específico por meio de imagens;
·  Distinguir e conhecer paisagens reais e imaginárias de artistas diferentes;
·  Imaginar e produzir uma paisagem por meio de imagens;
·  Explorar a relação entre imagem e elementos textuais em catões-postais;
·  Produzir cartões-postais;
·  Reconhecer diferentes fontes de som presentes na paisagem sonora e criar representações para ela.

4ª UNIDADE
·   Histórias em quadrinhos
·   Elementos das histórias em quadrinhos
·   A invenção do desenho animado
·   Objetos animados
·   Conhecer diferentes estilos de histórias em  quadrinhos.
·   Reconhecer os elementos que constituem as    HQs e saber como usá-los em  suas criações.
·   Investigar a história da invenção do desenho animado, bem como experimentar fazer HQs  e animações. 

Metodologia



·    Aulas dialogadas;
·    Aulas expositivas;
·    Brincadeiras e jogos;
·    Atividades orais e escritas; individualmente, ou em grupos;
·    Produções individuais e em grupo;
·    Aulas na sala de leitura/biblioteca;
·    Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
·    Vídeo (documentários);
·    Confecção de cartazes;
·    Dinâmicas de grupo;
·    Feiras;
·    Recortes de jornais e revistas;
·    Trabalhos individuais e em grupos;
·    Leituras coletivas e individuais;
·    Produção de texto;
·    Registro de informações;
·    Análise de gráficos e tabelas;
·    Vídeos e Filmes;
·    Roda de conversa;
·    Utilização de mapas;
·    Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
·    Discussão, reflexão e levantamento de hipóteses;
·    Entrevistas;
·    Seminários;
·    Debates;
·    Discussão.

Recursos didáticos

 Livro didático, cadernos, recursos audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material impresso e/ou mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura, lápis, músicas, fantoches, vídeos.

Avaliação


 Avaliações escritas, trabalhos em grupo e individuais, seminários, fichas de acompanhamento, registros dos processos da classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e observando diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e avanços.

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