Secretaria Municipal de Educação –
Entre Rios/BA
Coordenação Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais
PLANO DE CURSO - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
2º ANO
Língua Portuguesa
Objetivo geral
Atribuir sentidos a
mensagens orais e escritas nas diversas situações do dia-a-dia, expressando-se
com clareza e entendimento, tendo a leitura e
escrita como fonte de informação e ampliação de seus conhecimentos e
habilidades.
Competências e habilidades
·
Escrever seu nome
completo;
·
Contar, completar e
ordenar histórias;
·
Comunicar-se
oralmente com progressiva autonomia e clareza;
·
Relatar
acontecimentos vividos ou imaginados;
·
Formular perguntas e
respostas;
·
Compreender e
produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes
textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos,
considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos;
·
Apreciar e
compreender textos do universo literário (contos, fábulas, resenhas literárias,
poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética,
de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode
produzir durante a leitura;
·
Apreciar e usar em
situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da
infância, como parlendas, cantigas, trava línguas;
·
Participar de
situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à
reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias,
reportagens,cartas de leitores, debates,...);
·
Produzir e
compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão
sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações
de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de
gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
1ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
·
Linguagem
verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros
textuais)
·
Leitura,
interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos
·
Nome
e sobrenome
·
Alfabeto
(vogais e consoantes)
·
Ordem
alfabética
·
Encontro
de vogais
·
Composição
de palavras
·
Lista
de palavras do mesmo campo semântico
·
Parlenda
·
Ortografia
( emprego de B, P, T, C e D)
|
·
Desenvolver a oralidade e a escrita;
· Utilizar
com clareza a linguagem oral para expressar suas ideias, opiniões e
necessidades.
· Adquirir habilidades de produção
espontânea, avançando em suas hipóteses sobre leitura e escrita;
· Ler e
interpreta diferentes gêneros textuais;
· Escrever o nome e sobrenome;
· Reconhecer
e grafar corretamente as letras do alfabeto;
· Identificar
a ordem alfabética listando palavras;
· Identificar
encontro de vogais em diferentes palavras;
· Reconhecer
o gênero parlenda e suas características apropriando-se delas por meio de sua
interação;
·
Grafar corretamente palavras, observando a sua
ortografia.
|
Obs. As regularidades e
irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com a necessidade da
turma.
2ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· Linguagem
verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros
textuais)
· Leitura,
interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos (Poemas, cantigas,
resenhas literárias)
· Nome e
sobrenome
· Alfabeto
(vogais e consoantes
· Ordem
alfabética
· Letras
maiúsculas e minúsculas (emprego);
· Nomes
próprios e comuns
· Sílaba –
junção e separação
· Lista de
palavras do mesmo campo semântico
· Ortografia
( Emprego de H, CH, NH,LH,CH e x).
|
·
Desenvolver a oralidade e a escrita;
· Adquirir
habilidades de produção espontânea, avançando em suas hipóteses sobre leitura
e escrita;
· Conhecer
as características do gênero resenha literária;
· Ler, interpretar
e produzir diferentes gêneros textuais;
· Escrever o
nome e sobrenome corretamente;
·
Identificar
e grafar corretamente as letras do alfabeto;
·
Reconhecer
a ordem alfabética listando palavras;
·
Empregar
corretamente as letras maiúsculas e minúsculas;
·
Utilizar a letra maiúscula
para registrar nomes próprios e inicio de frase;
·
Reconhecer os sons e produzir rimas;
·
Separar
palavras em sílabas;
·
Grafar
corretamente palavras.
|
Obs. As regularidades e irregularidades ortográficas
serão trabalhadas de acordo com a necessidade da turma.
3ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· Linguagem
verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros
textuais)
· Leitura,
interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos
· Verbete
· Texto
instrucional
· Uso do
dicionário
· Sinônimo e
antônimo (consultar outras fontes bibliográficas)
· Substantivo
· Masculino
e feminino
· Aumentativo
e diminutivo
· Letra
Cursiva
· Acentuação
(agudo, circunflexo e til)- Consultar outras fontes bibliográficas-.
· Ortografia
( Emprego do Ca, Co, Cu, Ga, Go, Gu,Que, Qui, gue, Gui, M e N)
|
·
Desenvolver a oralidade e a escrita
·
Ler, interpretar e produzir diferentes gêneros textuais;
·
Localizar palavras e seus significados no
dicionário;
·
Desenvolver habilidades de leitura e textos
verbais e não verbais e de linguagem mista;
·
Conhecer as características do texto instrucional;
·
Produzir texto instrucional de acordo com as
características do gênero;
·
Estabelecer relações de
oposição entre palavras;
·
Identificar as palavras que
descrevem os seres;
·
Identificar os gêneros dos substantivos;
·
Empregar o grau aumentativo e o diminutivo;
·
Empregar adequadamente a letra cursiva;
·
Utilizar corretamente a acentuação nas palavras;
· Grafar
corretamente palavras observando sua ortografia;
|
Obs. As regularidades e
irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com a necessidade da
turma.
4ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· Linguagem
verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros
textuais);
· Leitura,
interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos (Fábula,
Resenha Literária e Texto Instrucional);
· Uso de
dicionário;
· Singular e
plural;
· Frase;
· Pontuação
(travessão, ponto, interrogação, vírgula, exclamação) - consultar em outras
fontes bibliográficas-;
· Adjetivo
(Consultar em outras fontes bibliográficas);
· Ortografia
(Emprego das letras SS e RR).
|
·
Reconhecer os sons e produzir rimas;
·
Ler, interpretar e produzir diferentes gêneros
textuais;
·
Produzir listas de palavras;
·
Localizar palavras no dicionário;
·
Reconhecer e empregar o singular e plural nas
palavras;
·
Utilizar corretamente os sinais de pontuação na
leitura e na escrita;
·
Conhecer as características do gênero Fábula;
·
Construir habilidades para criação e recriação de
Fábulas;
·
Produzir resenhas literárias e texto instrucional
conforme as características dos gêneros;
· Escrever
utilizando adjetivos adequados;
· Grafar
corretamente palavras;
|
Obs. As regularidades e irregularidades ortográficas
serão trabalhadas de acordo com a necessidade da turma.
Matemática
Objetivo geral
Compreender
a linguagem matemática, utilizando-a em diversas situações, de diferentes
contextos, e elaborando estratégias
pessoais para solucionar problemas do dia a dia, utilizando para isso o pensamento lógico, a
criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, associando
conhecimentos prévios a novas situações.
Competências e habilidades
·
Identificar os
números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para
quantificar, comparar e comunicar quantidade de elementos de uma coleção, nas
brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·
Compor e decompor
números;
·
Construir o
significado do número natural, a partir de seus diferentes usos no contexto
social, explorando situações problemas que envolvam contagem, medidas e códigos
numéricos;
·
Comparar grandezas de
mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de
medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do
instrumento escolhido;
·
Recolher dados e
informações, elaborar formas para organizá-la e expressá-los, interpretar dados
apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como
forma de comunicação;
·
Estabelecer pontos de
referencia para interpretar e representar a localização e movimentação de
pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições;
·
Reconhecer cédulas e
moedas que circulam no Brasil;
·
Identificar as
características das figuras e sólidos geométricos;
·
Elaborar e resolver
problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias
próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras;
·
Formular questões,
coletar, organizar, classificar e construir representações próprias para a
comunicação de dados coletados.
1ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grandezas
e medidas:
·
Tamanho
(grande/ pequeno)
·
Distancia
(longe/perto)
·
Posição
(em cima/embaixo, na frente/atrás, esquerda/direita)
Números e operações:
·
Número
e numeral;
·
Números
naturais até 50;
·
Adição
com resultado menor e maior que 10;
·
Situações
problemas envolvendo adição;
·
Números
naturais (ordem crescente e decrescente);
·
Números
ordinais;
Geometria
· Figuras geométricas planas.
|
·
Compreender
conceitos de grandezas, medidas, espaços, tamanho e posição, utilizando-os no
dia a dia;
·
Diferenciar
número de numeral;
·
Contar
e escrever até 50 em ordem crescente e decrescente;
·
Resolver situações de adição a
partir de estratégias próprias ou convencionais;
·
Comparar
e ordenar números;
·
Identificar
as características das figuras geométricas planas.
|
2ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grandezas
e medidas:
·
Medida
de comprimento;
·
Medida
de massa;
Números e operações:
·
Sistema
de numeração decimal:
v Unidade;
v Dezena e meia dezena;
·
Números
naturais até 99;
·
Sequência
numérica: 2 em 2, 5 em 5; 10 em 10;
·
Cálculos
mentais;
·
Subtração;
·
Números
pares e impares;
·
Operações
simples do campo aditivo (adição e subtração);
Geometria
· Sólidos geométricos.
|
·
Compreender
conceitos de grandezas e medidas;
·
Identificar o valor
posicional dos números (classe das unidades e dezenas);
·
Contar
e escrever até 99 em ordem crescente;
·
Contar
números em ordem crescente de 2 em 2, 5 em
5 e de 10 em 10;
·
Resolver situações problema,
utilizando a linguagem matemática, a estimativa e cálculo mental a partir de
material concreto;
·
Reconhecer
e diferenciar números pares de ímpares;
·
Identificar as características dos sólidos geométricos.
|
3ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grandezas
e medidas:
·
Medida
de capacidade;
·
Sistema
monetário brasileiro – o real;
Números e operações:
·
Adição
com três parcelas;
·
Dobro
e triplo;
·
Multiplicação
de números menores e maiores que 10;
·
Números
naturais até 150;
·
Cálculos
mentais;
·
Dúzia
e meia dúzia;
·
Antecessor
e sucessor;
Geometria
· Linhas abertas e fechadas, retas e
curvas.
|
· Compreender conceitos de grandezas, medidas, espaços, tamanho e
posição, utilizando-os no dia a dia;
· Resolver
situações problema envolvendo adição e subtração;
· Compreender
e representar o processo de multiplicação dos números, bem como o dobro e o
triplo;
· Contar e
escrever até 150;
· Construir
o conceito de dúzia e meia dúzia;
·
Identificar
antecessor e sucessor de um número;
· Compreender conceitos de espaços e formas utilizando-os no dia a dia.
|
4ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
Grandezas
e medidas:
·
Medida
de tempo;
·
Calendário;
Números e operações:
·
Metade;
·
Divisão
de números menores e maiores que 10;
·
Números
naturais até 200;
·
Sistema
de numeração decimal: centena e meia centena
·
Cálculos
mentais;
Tratamento da
informação:
·
Tabelas
e gráficos.
|
·
Utilizar informações sobre tempo,
comparando as formas de registrar e falar as horas e estabelecendo relações
entre as unidades: dia, semana, mês e ano;
·
Identificar
a metade de quantidades diversas e compreender o processo de divisão por 2 e
por outros números menores que 10;
·
Contar
e escrever até 200;
·
Identificar
o valor posicional dos números (classe das unidades, dezenas e centenas);
·
Resolver
situações problemas do cotidiano envolvendo multiplicação e divisão;
·
Interpretar dados apresentados sob
forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de
comunicação.
|
História
Objetivo geral
Reconhecer
mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em
outras comunidades, em diferentes tempos e espaços, valorizando o patrimônio
sociocultural e respeitando a diversidade.
Competências e
habilidades
·
Identificar-se, a si, e as demais
pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares,
étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos,
recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc);
·
Conhecer documentos pessoais
necessários a todo cidadão brasileiro;
·
Formular e expressar (oralmente,
graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das
mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo
e em diferentes lugares;
·
Identificar e utilizar os diferentes
marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes
tempos e lugares;
·
Identificar, na vida cotidiana, as
noções anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
·
Articular e estabelecer correlações
entre os fatos históricos (locais regionais e nacionais) e a vidas vividas no
tempo presente;
·
Identificar e comparar os diferentes
tipos de registros documentais utilizados para a construção, descrição ou
rememoração dos fatos históricos: textos manuscritos e impressos, imagens
estáticas ou em movimento, mapas, registros orais, obras de arte, registros
familiares, objetos materiais, dentre outros;
·
Identificar o seu grupo de convívio e
as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
·
Conhecer documentos pessoais
necessários a todo cidadão brasileiro;
·
Relacionar dados históricos do passado
com o presente e suas implicações no futuro;
·
Reconhecer diferenças e semelhanças
culturais na comunidade pertencente;
·
Respeitar e cumprir regras de
convivência da escola;
·
Conhecer a história do local onde
mora.
1ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
·
Meu
Município (Consultar outras fontes
bibliográficas)
v
Os
lugares e espaços (moradias – ruas, bairros - mapa);
·
Bairro
(Ligados .com – integrado pg. 82 a 90)
Datas
comemorativas
v
O Carnaval
v
Dia Internacional da Mulher
v
Dia do Circo
v
Fundação da cidade de Salvador
v
Aniversário da Cidade de Entre Rios
|
· Conhecer as diferentes paisagens do meu município;
· Aprender localizar meu município no mapa;
· Identificar os serviços de limpeza do bairro;
· Reconhecer características da rua onde mora;
· Identificar o que são estabelecimentos comerciais;
· Identificar os serviços de limpeza do bairro;
· Avaliar a limpeza do próprio bairro;
· Perceber a importância do endereço e dos pontos de referência para
localização da moradia;
|
2ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
·
Bairro (Ligados.com – integrado pg. 92 a 102)
·
Os
bairros se transformam (Ligados.com –
integrado pg. 104 a110
Datas comemorativas
v
Dia
do livro
v
Dia
do índio
v
Tiradentes
v
Descobrimento
do Brasil
v
Dia
das mães
v
Abolição
da escravatura
v
Meio
ambiente
v
Festas
Juninas
|
·
Reconhecer a importância da prática de
atividades físicas;
·
Reconhecer algumas características dos bairros;
·
Reconhecer a importância do serviço público de saúde;
·
Identificar as direções na frente, atrás, direita
e esquerda;
·
Identificar o que é ponto de referência;
·
Identificar fontes históricas no estudo da
história do bairro;
·
Conhecer
e valorizar fatos históricos nacionais e de seu município, ampliando suas informações
sobre eles.
·
Identificar as mudanças na paisagem de um bairro.
|
3ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
·
É
bom ter família (Ligados. Com 2º ano
pg. 42 a 48
·
A
escola (Ligados. Com 2º ano pg. 84 a 90)
Datas
comemorativas
v Dia da Vovó
v Dia dos pais
v Independência do Brasil
v Dia da árvore
|
·
Identificar diferentes estruturas familiares;
·
Reconhecer o papel da família como transmissora de
valores;
·
Comparar famílias reconhecendo semelhanças e
diferenças entre elas;
·
Distinguir escola pública de escola privada;
·
Reconhecer diferentes tipos de organização da
escola;
·
Reconhecer as dependências que compõe a sua
escola;
·
Identificar os profissionais que trabalham na
escola;
·
Comparar escolas de antigamente com as atuais;
·
Conhecer
e valorizar fatos históricos nacionais e de seu município, ampliando suas
informações sobre eles.
·
|
4ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
·
É
bom ser criança (Ligados. Com 2º ano
pg. 114 a 124)
Datas comemorativas
v Dia das crianças
v Dia do professor
v Proclamação da Republica
v Dia da Bandeira
v Dia da Consciência Negra
v Natal
|
·
Relacionar a Declaração dos Diretos da Criança e o
Estatuto da Criança e do Adolescente às leis que protegem a infância e a
adolescência;
·
Reconhecer a importância de direitos e deveres
para o exercício da cidadania;
·
Conhecer
e valorizar fatos históricos nacionais e de seu município, ampliando suas
informações sobre eles.
·
Conhecer a lei que atualmente proíbe o trabalho
infantil.
|
Geografia
Objetivo geral
Reconhecer a
importância do trabalho em grupo, valorizando a convivência e a troca de ideias,
a partir de experiências sociais vividas direta ou
indiretamente, em diversos espaços e tempos, identificando e comparando os
elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência
entre eles.
Competências e habilidades
·
Reconhecer a relação entre sociedade e
natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças
ao longo do tempo.
·
Conhecer e valorizar as relações entre as
pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de
identidade com o lugar onde vivem.
·
Ler, interpretar e representar o espaço por
meio de mapas simples.
·
Reconhecer os problemas ambientais existentes
em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente
e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
·
Conhecer mapas, croquis ou roteiros
utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e
legendas).
·
Ler o espaço geográfico de forma crítica
através das categorias lugar, território, paisagem e região.
·
Identificar as razões e os processos pelos
quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo,
observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus recursos.
·
Identificar e
perceber sua localização no espaço físico do qual faz parte;
·
Conhecer as
diferentes paisagens percebendo sua importância;
·
Perceber as variações
do tempo e sua importância para o homem;
·
Reconhecer a
importância de uma atitude responsável com o meio ambiente;
·
Conhecer os serviços
públicos do bairro.
1ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· Lugares
para morar (Ligados. Com 2º ano pg. 26
a 33)
· O tempo (Ligados. Com – integrado pg 46 a 60)
|
· Identificar os cômodos da moradia e suas funções;
· Utilizar pontos de referência para indicar
localização;
· Identificar os elementos que compões o endereço;
· Identificar a diferença entre o dia e a noite;
· Identificar o sol como fonte de luz e calor da
Terra;
· Relacionar o dia e a noite ao movimento de rotação
da Terra.
|
2ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· Medidas de tempo (Ligados. Com – integrado pg. 64 a 76)
|
· Identificar a importância da medição da passagem
do tempo;
· Identificar a divisão das horas em minutos e
segundos;
· Identificar quantas horas tem o dia;
· Identificar os dias da semana e a rotina semanal;
· Nomear os meses do ano;
· Identificar alguns acontecimentos da história do
Planeta Terra.
|
3ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· As profissões mudam (Ligados.com – integrado
pg. 112 a116)
· Convivência e trabalho nas ruas (Ligados.com 2º ano pg.
112 a116)
|
·
Reconhecer
algumas profissões que mudaram no decorrer do tempo;
·
Reconhecer
que as atividades de lazer mudam com o passar do tempo;
·
Identificar
formas de esporte e lazer de antigamente;
·
Reconhecer
que os cuidados com a saúde muda com o passar do tempo;
· Identificar e reconhecer alguns profissionais que
trabalham nas ruas;
|
4ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· Da
casa à escola (Ligados. Com 2º ano
pg.82 a 86)
· Trânsito (Ligados. Com 2º ano pg.88 a 91)
|
·
Identificar
pontos de referência n trajeto entre a moradia e a escola;
·
Identificar
e diferenciar tipos de meio de transporte;
·
Identificar
e reconhecer a importância da sinalização de trânsito;
·
Conscientizar-se
sobre os cuidados que pedestres e motoristas devem ter no trânsito;
· Conhecer maneiras diferentes de ir à escola, e valorizando diferentes
ideias e culturas convivência
e o trabalho nas ruas (
Ligados. Com 2º ano pg.112 a 118).
|
Ciências
Objetivo geral
Compreender
o ambiente e as relações entre os seres vivos, valorizando o cuidado com o próprio corpo, com atenção
para os hábitos de alimentação, de higiene, de convívio e de lazer.
Competências e
habilidades
·
Ler
e escrever textos em que o vocabulário da ciência é usado;
·
Relacionar
as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores;
·
Possuir
conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo
peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo;
·
Aprender
a seriar, organizar e classificar informações;
·
Elaborar
perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos
sobre o tema em questão;
·
Estimular
o exercício intelectual;
·
Perceber
o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana;
·
Compreender
que o saber científico é provisório, sujeito a mudanças;
·
Utilizar
o conhecimento científico para tomar decisões no cotidiano;
·
Desenvolver
posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes
das inovações científicas e tecnológicas;
·
Observar e registrar algumas
semelhanças e diferenças entre diversos ambientes;
·
Observar as características e
comportamentos dos seres vivos, bem como as condições do ambiente em que vivem,
valorizando a diversidade;
·
Observar as transformações do corpo
humano em diferentes fases da vida;
·
Utilizar características e
propriedades de materiais, objetos, seres vivos para classificá-los;
·
Organizar e registrar informações
por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob
orientação do professor;
·
Valorizar atitudes e comportamentos
favoráveis à saúde;
·
Compreender o corpo humano como um
todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo;
·
Estabelecer relação entre a falta de
higiene corporal, alimentar e ambiental e a ocorrência de doenças no homem;
·
Valorizar a vida em sua diversidade
e a preservação dos ambientes;
·
Responsabilizar-se no cuidado com os
espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e
necessários de alimentação e higiene no preparo dos alimentos, de repouso e
lazer adequados.
1ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· O corpo
Humano
v As etapas
da vida
v A postura
v A
musculatura e os movimentos
v As mãos
que tudo fazem
v As
expressões e os gestos
v A nossa
voz
v A visão
humana
|
·
Identificar as características gerais do corpo humano;
·
Observar as diferentes etapas da vida;
·
Entender a importância que a coluna vertebral desenvolve
na postura do ser humano;
·
Reconhecer os gestos, a postura e a expressão facial como
elementos importantes para comunicação
humana;
·
Reconhecer a forma como os sons da linguagem são
produzidos pelos seres humanos;
·
Entender a importância da visão humana;
·
Avaliar e compreender a saúde como um direito e
responsabilidade pessoal e coletiva;
·
Reconhecer os órgãos dos sentidos como responsáveis pela
percepção do ambiente;
·
·
Identificar os hábitos de higiene e relacioná-los à saúde.
|
2ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· O que é
ser humano
v
O ser humano se comunica
v
O ser humano inventa
v
O ser humano se locomove
v
O ser humano trabalha
v
O ser humano planta e cria
v
O ser humano tem direitos
|
·
Reconhecer que a
comunicação é uma necessidade humana;
·
Identificar o trabalho
como característica do ser humano;
·
Identificar que apenas
os seres humanos desenvolveram meios de transporte para poderem se deslocar;
·
Identificar que apenas
os seres humanos criam animais para obter alimentos e produtos;
·
Identificar alguns
alimentos obtidos da criação animal;
·
Reconhecer que os seres
humanos criam leis e direitos para regular a vida em sociedade;
·
Identificar direitos
das crianças e dos idosos (conteúdo
também abordado em história na 4ª unidade exceto direitos dos idosos)
|
3ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
· Alimento é vida
v Sem alimento,
nenhum mal vive
v Os grupos
de alimentos
v De que são
feito os alimentos
v Sistema
digestório
v A energia
dos alimentos
v Hábitos
alimentares
v Como comer
melhor
v Os
direitos do consumidor
|
· Identificar a importância dos alimentos para todos os seres vivos;
· Identificar que os alimentos possuem nutrientes;
· Identificar alimentos
construtores, energéticos e reguladores;
· Reconhecer a importância de uma alimentação balanceada;
· Reconhecer a s etapas da digestão;
· Relacionar a escolha de alimentos à alimentação saudável e balanceada;
· Identificar direitos do consumidor ao comprar alimentos;
· Ler embalagens e rótulos de alimentos.
|
4ª Unidade
Conteúdos
|
Objetivos
|
·
A
origem dos alimentos
v
Alimentos
da nossa terra
v
Costumes
de outros tempos
v
As
plantas que comemos
v
Vamos
fazer! – Cultivando plantas que comemos
v
Do
solo para a mesa
v
Cozinhar
para comer
|
· Relacionar
alguns produtos da alimentação brasileira aos seus locais de origem;
· Reconhecer
as origens dos alimentos consumidos no Brasil como elemento importante pra a
compreensão da cultura e da história do país;
· Identificar
a influência indígena e africana na alimentação;
· Identificar
como os primeiros seres humanos começaram a plantar e criar animais;
· Identificar
plantas e animais que comemos;
· Identificar
o local de origem das plantas que comemos;
· Observar o
crescimento de uma planta;
· Reconhecer
que os alimentos naturais e a matéria-prima dos produtos industrializados são
obtidos no campo;
· Identificar
por que as pessoas cozinham os alimentos.
|
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver a vivência do diálogo e
do respeito às diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio
social, através da identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de
firmar atitudes de paz, compreensão, solidariedade e superação de toda a forma
de conceitos
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
· Ler e ouvir
textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam a revelação, as
histórias sagradas e o contexto cultural;
· Conhecer o
Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
· Identificar o conjunto
de normas e de valores éticos das diversas tradições religiosas;
· Compreender a
sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade com o outro e na
percepção da idéia do Transcendente;
· Interagir com a
diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala de aula;
· Perceber que
todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que são
importantes para as normas de convivência social;
· Ter uma atitude
de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua cultura religiosa quanto na
do outro;
· Aprender a
conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
· Interagir e
dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de aula;
· Compreender que
todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente, embora de maneiras
diferentes;
· Perceber que
todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que elas
são importantes para a relação de convivência;
· Respeitar os
valores das diversas denominações religiosas contextualizadas na sala de aula
· Estabelecer uma
atitude de diálogo e de convivência com a diversidade das práticas religiosas
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
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1ª UNIDADE
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·
Eu sou uma criação especial
·
Crescendo em família
·
O valor da família
·
Ninguém vive sozinho
|
·
Perceber
o surgimento do mundo e do ser humano como uma criação de Deus;
·
Desenvolver
atitudes contrárias ao preconceito à discriminação.
|
||
2ª UNIDADE
|
|||
·
Olhando para todos os lados
·
Natureza, a beleza que encanta
·
Viver é muito bom!
·
Cuidando do futuro
|
·
Identificar o
sentido da palavra povo, ampliando seu significado para abranger o mundo;
·
Reconhecer a
importância do respeito às diferenças para uma boa convivência;
·
Perceber os
diversos conflitos gerados pelo racismo e pela discriminação na formação do
cidadão;
·
Refletir sobre a
necessidade do ser humano de buscar o transcendente;
·
Comparar imagens
e diferentes situação que mostram a diversidade cultural, ambiental e
religiosa.
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||
3ª UNIDADE
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|||
·
Fazendo descobertas
·
O segredo da palavra
·
Conquistando amigos
·
Brincar para sonhar
|
·
Identificar a
presença dos transcendentes em todas as religiões;
·
Reconhecer o
direito de cada indivíduo de escolher
sua religião.
|
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4ª UNIDADE
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·
É preciso ser bom
·
Construindo o amor
·
Trabalho: direito de todos
·
Esperança de vida nova
|
· Reconhecer
que o amor é o caminho para a felicidade;
· Refletir
sobre as atitudes positivas e negativas do ser humano;
|
||
Referência Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha
Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso. São Paulo: Scipione.
ARTE
OBJETIVO GERAL
·
Experimentar e explorar as possibilidades de
cada linguagem artística, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a
investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções
artísticas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender e utilizar a arte como linguagem;
·
Construir uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·
Experimentar e explorar as possibilidades de
cada linguagem artística;
·
Desenvolver modos interessantes imaginativos
e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de
expressão e comunicação;
·
Expressar e comunicar-se em artes mantendo
uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a
imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir
produções artísticas;
·
Interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro),
experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª
UNIDADE
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|
· As cores
– primárias e secundárias
· Desenho
esfumaçado
· Tinta
· Dia
das Mães
· Arte Indígena (sugestão: pintura de rosto)
|
· Identificar
as cores primárias e secundárias;
· Distinguir
os desenhos esfumaçados;
· Conhecer
os tons de pintura;
· Aprender
sobre datas comemorativas;
· Valorizar
as manifestações artísticas dos indígenas brasileiros.
|
2º
UNIDADE
|
|
· Pintura
de sopro
· Pintura
com esponja
· Tintas
diferentes com texturas diferentes
· Festa
junina – dança
· Dia dos
Pais
· Dia do
Folclore
|
· Aprender
a técnica da pintura de sopro e da pintura com esponja;
· Explorar texturas, observando seus
efeitos
na produção artística;
· Aprender
sobre datas comemorativas;
· Compreender
e utilizar a dança como linguagem artística.
|
3ª
UNIDADE
|
|
· Pintura
sobre o chão
· Tom na
ponta do pincel
· Aquarela
· Dia das
Crianças
· Dia dos
Professores
|
· Analisar
o método de pintura no chão;
· Conhecer
os tons de pintura;
· Interpretar
em telas o método de aquarela;
· Aprender
sobre datas comemorativas.
|
4ª
UNIDADE
|
|
· A
releitura
· A forma
· Justaposição
e sobreposição
· Consciência
negra – trabalhando com músicas
· Natal –
Teatro
|
· Comentar
a prática de releitura na arte.
· Descrever
as formas utilizadas na produção dos desenhos.
· Confeccionar
atividades relacionadas à técnica de justaposição e sobreposição.
· Interagir com músicas de diferentes
gêneros, estilos,
épocas e culturas;
· Compreender
e utilizar a arte teatral como linguagem.
|
Metodologia
·
Aulas
dialogadas;
·
Brincadeiras
e jogos;
·
Atividades
orais e escritas; individualmente, ou em grupos;
·
Produções
individuais e em grupo;
·
Aulas
na sala de leitura/biblioteca;
·
Aulas
práticas (visitas a locais históricos culturais);
·
Vídeo
(documentários);
·
Confecção
de cartazes;
·
Dinâmicas
de grupo;
·
Feiras;
·
Recortes
de jornais e revistas;
·
Leituras
coletivas e individuais;
·
Produção
de texto;
·
Registro
de informações;
·
Análise
de gráficos e tabelas;
·
Roda
de conversa;
·
Utilização
de mapas;
·
Confecção
de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
·
Discussão,
reflexão e levantamento de hipóteses;
·
Entrevistas;
·
Debates.
Recursos didáticos
Livro didático, cadernos,
recursos audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material
impresso e/ou mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura,
lápis, músicas, fantoches, vídeos.
Avaliação
Avaliações escritas, trabalhos em
grupo e individuais, fichas de acompanhamento, registros dos processos da
classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e observando
diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e avanços.
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