quarta-feira, 30 de março de 2016

PLANO DE CURSO - 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



          Secretaria Municipal de Educação – Entre Rios/BA
          Coordenação Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais

PLANO DE CURSO -  ANOS INICIAIS DO ENSINO  FUNDAMENTAL


2º ANO

 Língua Portuguesa

Objetivo geral

Atribuir sentidos a mensagens orais e escritas nas diversas situações do dia-a-dia, expressando-se com clareza e entendimento, tendo a leitura e escrita como fonte de informação e ampliação de seus conhecimentos e habilidades.

Competências e habilidades

·        Escrever seu nome completo;
·         Contar, completar e ordenar histórias;
·         Comunicar-se oralmente com progressiva autonomia e clareza;
·         Relatar acontecimentos vividos ou imaginados;
·         Formular perguntas e respostas;
·         Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos;
·         Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, resenhas literárias, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura;
·         Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava línguas;
·         Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens,cartas de leitores, debates,...);
·         Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).
1ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·   Linguagem verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros textuais)
·  Leitura, interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos
·  Nome e sobrenome
·  Alfabeto (vogais e consoantes)
·  Ordem alfabética
·  Encontro de vogais
·  Composição de palavras
·  Lista de palavras do mesmo campo semântico
·  Parlenda
·  Ortografia ( emprego de B, P, T, C e D)

· Desenvolver a oralidade e a escrita;
·  Utilizar com clareza a linguagem oral para expressar suas ideias, opiniões e necessidades.
· Adquirir habilidades de produção espontânea, avançando em suas hipóteses sobre leitura e escrita;
· Ler e interpreta diferentes gêneros textuais;
· Escrever o nome e sobrenome;
· Reconhecer e grafar corretamente as letras do alfabeto;
· Identificar a ordem alfabética listando palavras;
· Identificar encontro de vogais em diferentes palavras;
· Reconhecer o gênero parlenda e suas características apropriando-se delas por meio de sua interação;
· Grafar corretamente palavras, observando a sua ortografia.
Obs. As regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com a necessidade da turma.
2ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·   Linguagem verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros textuais)
·  Leitura, interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos (Poemas, cantigas, resenhas literárias)
·  Nome e sobrenome
·  Alfabeto (vogais e consoantes
·  Ordem alfabética
·  Letras maiúsculas e minúsculas (emprego);
·  Nomes próprios e comuns
·  Sílaba – junção e separação
·  Lista de palavras do mesmo campo semântico
·  Ortografia ( Emprego de H, CH, NH,LH,CH e x).
· Desenvolver a oralidade e a escrita;
· Adquirir habilidades de produção espontânea, avançando em suas hipóteses sobre leitura e escrita;
· Conhecer as características do gênero resenha literária;
· Ler, interpretar e produzir diferentes gêneros textuais;
· Escrever o nome e sobrenome corretamente;
· Identificar e grafar corretamente as letras do alfabeto;
· Reconhecer a ordem alfabética listando palavras;
· Empregar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas;
· Utilizar a letra maiúscula para registrar nomes próprios e inicio de frase;
· Reconhecer os sons e produzir rimas;
· Separar palavras em sílabas;
· Grafar corretamente palavras.
Obs. As regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com a necessidade da turma.
3ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·   Linguagem verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros textuais)
·  Leitura, interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos
·  Verbete
·  Texto instrucional
·  Uso do dicionário
·  Sinônimo e antônimo (consultar outras fontes bibliográficas)
·  Substantivo
·  Masculino e feminino
·  Aumentativo e diminutivo
·  Letra Cursiva
·  Acentuação (agudo, circunflexo e til)- Consultar outras fontes bibliográficas-.
·  Ortografia ( Emprego do Ca, Co, Cu, Ga, Go, Gu,Que, Qui, gue, Gui, M e N)
· Desenvolver a oralidade e a escrita
· Ler, interpretar e produzir diferentes gêneros textuais;
· Localizar palavras e seus significados no dicionário;
· Desenvolver habilidades de leitura e textos verbais e não verbais e de linguagem mista;
· Conhecer as características do texto instrucional;
· Produzir texto instrucional de acordo com as características do gênero;
· Estabelecer relações de oposição entre palavras;
· Identificar as palavras que descrevem os seres;
· Identificar os gêneros dos substantivos;
· Empregar o grau aumentativo e o diminutivo;
· Empregar adequadamente a letra cursiva;
·  Utilizar corretamente a acentuação nas palavras;
· Grafar corretamente palavras observando sua ortografia;
Obs. As regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com a necessidade da turma.
4ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·   Linguagem verbal e não verbal (leitura de símbolos, ícones, imagens, gestos e gêneros textuais);
·  Leitura, interpretação e produção de gêneros textuais orais e escritos (Fábula, Resenha Literária e Texto Instrucional);
·  Uso de dicionário;
·  Singular e plural;
·  Frase;
·  Pontuação (travessão, ponto, interrogação, vírgula, exclamação) - consultar em outras fontes bibliográficas-;
·  Adjetivo (Consultar em outras fontes bibliográficas);
·  Ortografia (Emprego das letras SS e RR).
·  Reconhecer os sons e produzir rimas;
· Ler, interpretar e produzir diferentes gêneros textuais;
· Produzir listas de palavras;
· Localizar palavras no dicionário;
· Reconhecer e empregar o singular e plural nas palavras;
· Utilizar corretamente os sinais de pontuação na leitura e na escrita;
· Conhecer as características do gênero Fábula;
· Construir habilidades para criação e recriação de Fábulas;
· Produzir resenhas literárias e texto instrucional conforme as características dos gêneros;
· Escrever utilizando adjetivos adequados;
·  Grafar corretamente palavras;


Obs. As regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com a necessidade da turma.


Matemática

Objetivo geral

Compreender a linguagem matemática, utilizando-a em diversas situações, de diferentes contextos, e elaborando estratégias pessoais para solucionar problemas do dia a dia, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, associando conhecimentos prévios a novas situações.

Competências e habilidades
·           Identificar os números em diferentes contextos e funções; utilizar diferentes estratégias para quantificar, comparar e comunicar quantidade de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
·         Compor e decompor números;
·         Construir o significado do número natural, a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações problemas que envolvam contagem, medidas e códigos numéricos;
·           Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida adequado com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido;
·         Recolher dados e informações, elaborar formas para organizá-la e expressá-los, interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação;
·         Estabelecer pontos de referencia para interpretar e representar a localização e movimentação de pessoas ou objetos, utilizando terminologia adequada para descrever posições;
·         Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil;
·         Identificar as características das figuras e sólidos geométricos;
·         Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras;
·         Formular questões, coletar, organizar, classificar e construir representações próprias para a comunicação de dados coletados.

1ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
Grandezas e medidas:
·   Tamanho (grande/ pequeno)
·   Distancia (longe/perto)
·   Posição (em cima/embaixo, na frente/atrás, esquerda/direita)
Números e operações:
·   Número e numeral;
·   Números naturais até 50;
·   Adição com resultado menor e maior que 10;
·   Situações problemas envolvendo adição;
·   Números naturais (ordem crescente e decrescente);
·   Números ordinais;
Geometria
·  Figuras geométricas planas.
·   Compreender conceitos de grandezas, medidas, espaços, tamanho e posição, utilizando-os no dia a dia;
·   Diferenciar número de numeral;
·   Contar e escrever até 50 em ordem crescente e decrescente;
·   Resolver situações de adição a partir de estratégias próprias ou convencionais;
·   Comparar e ordenar números;
·   Identificar as características das figuras geométricas planas.


2ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
Grandezas e medidas:
·      Medida de comprimento;
·      Medida de massa;

Números e operações:
·      Sistema de numeração decimal:
v  Unidade;
v  Dezena e meia dezena;
·      Números naturais até 99;
·      Sequência numérica: 2 em 2, 5 em 5; 10 em 10;
·      Cálculos mentais;
·      Subtração;
·      Números pares e impares;
·      Operações simples do campo aditivo (adição e subtração);
Geometria
·  Sólidos geométricos.
·   Compreender conceitos de grandezas e medidas;
·    Identificar o valor posicional dos números (classe das unidades e  dezenas);
·   Contar e escrever até 99 em ordem crescente;
·   Contar números em ordem crescente de 2 em 2, 5 em  5 e de 10 em 10;
·   Resolver situações problema, utilizando a linguagem matemática, a estimativa e cálculo mental a partir de material concreto;
·   Reconhecer e diferenciar números pares de ímpares;
·   Identificar as características dos sólidos geométricos.


3ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
Grandezas e medidas:
·      Medida de capacidade;
·      Sistema monetário brasileiro – o real;

Números e operações:
·      Adição com três parcelas;
·      Dobro e triplo;
·      Multiplicação de números menores e maiores que 10;
·      Números naturais até 150;
·      Cálculos mentais;
·      Dúzia e meia dúzia;
·      Antecessor e sucessor;

Geometria
·  Linhas abertas e fechadas, retas e curvas.
·   Compreender conceitos de grandezas, medidas, espaços, tamanho e posição, utilizando-os no dia a dia;
·  Resolver situações problema envolvendo adição e subtração;
·  Compreender e representar o processo de multiplicação dos números, bem como o dobro e o triplo;
·  Contar e escrever até 150;
·  Construir o conceito de dúzia e meia dúzia;
·    Identificar antecessor e sucessor de um número;
·  Compreender conceitos de espaços e formas utilizando-os no dia a dia.


4ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
Grandezas e medidas:
·      Medida de tempo;
·      Calendário;
Números e operações:
·      Metade;
·      Divisão de números menores e maiores que 10;
·      Números naturais até 200;
·      Sistema de numeração decimal: centena e meia centena
·      Cálculos mentais;
Tratamento da informação:
·      Tabelas e gráficos.

·    Utilizar informações sobre tempo, comparando as formas de registrar e falar as horas e estabelecendo relações entre as unidades: dia, semana, mês e ano;
·    Identificar a metade de quantidades diversas e compreender o processo de divisão por 2 e por outros números menores que 10;
·    Contar e escrever até 200;
·    Identificar o valor posicional dos números (classe das unidades, dezenas e centenas);
·      Resolver situações problemas do cotidiano envolvendo multiplicação e divisão;
·      Interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação.




História

Objetivo geral

Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, em diferentes tempos e espaços, valorizando o patrimônio sociocultural e respeitando a diversidade.

Competências e habilidades

·         Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc);
·         Conhecer documentos pessoais necessários a todo cidadão brasileiro;
·         Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares;
·         Identificar e utilizar os diferentes marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes tempos e lugares;
·         Identificar, na vida cotidiana, as noções anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
·         Articular e estabelecer correlações entre os fatos históricos (locais regionais e nacionais) e a vidas vividas no tempo presente;
·         Identificar e comparar os diferentes tipos de registros documentais utilizados para a construção, descrição ou rememoração dos fatos históricos: textos manuscritos e impressos, imagens estáticas ou em movimento, mapas, registros orais, obras de arte, registros familiares, objetos materiais, dentre outros;
·         Identificar o seu grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
·         Conhecer documentos pessoais necessários a todo cidadão brasileiro;
·         Relacionar dados históricos do passado com o presente e suas implicações no futuro;
·         Reconhecer diferenças e semelhanças culturais na comunidade pertencente;
·         Respeitar e cumprir regras de convivência da escola;
·         Conhecer a história do local onde mora.

1ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  Meu Município (Consultar outras fontes bibliográficas)
v  Os lugares e espaços (moradias – ruas, bairros - mapa);
·  Bairro (Ligados .com – integrado pg. 82 a 90)

Datas comemorativas
v  O Carnaval
v  Dia Internacional da Mulher
v  Dia do Circo
v  Fundação da cidade de Salvador
v  Aniversário da Cidade de Entre Rios

·    Conhecer as diferentes paisagens do meu município;
·    Aprender localizar meu município no mapa;
·    Identificar os serviços de limpeza do bairro;
·    Reconhecer características da rua onde mora;
·    Identificar o que são estabelecimentos comerciais;
·    Identificar os serviços de limpeza do bairro;
·    Avaliar a limpeza do próprio bairro;
·    Perceber a importância do endereço e dos pontos de referência para localização da moradia;
2ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  Bairro (Ligados.com – integrado pg. 92 a 102)
·  Os bairros se transformam (Ligados.com – integrado pg. 104 a110

Datas comemorativas
v  Dia do livro
v  Dia do índio
v  Tiradentes
v  Descobrimento do Brasil
v  Dia das mães
v  Abolição da escravatura
v  Meio ambiente
v  Festas Juninas

·     Reconhecer a importância da prática de atividades físicas;
·    Reconhecer algumas características dos bairros;
·    Reconhecer a importância do serviço público de saúde;
·    Identificar as direções na frente, atrás, direita e esquerda;
·    Identificar o que é ponto de referência;
·    Identificar fontes históricas no estudo da história do bairro;
·    Conhecer e valorizar fatos históricos nacionais e de seu município, ampliando suas informações sobre eles.
·    Identificar as mudanças na paisagem de um bairro.

3ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  É bom ter família (Ligados. Com 2º ano pg. 42 a 48
·  A escola (Ligados. Com 2º ano pg. 84 a 90)

Datas comemorativas
v  Dia da Vovó
v  Dia dos pais
v  Independência do Brasil
v  Dia da árvore


·  Identificar diferentes estruturas familiares;
·  Reconhecer o papel da família como transmissora de valores;
·  Comparar famílias reconhecendo semelhanças e diferenças entre elas;
·  Distinguir escola pública de escola privada;
·  Reconhecer diferentes tipos de organização da escola;
·  Reconhecer as dependências que compõe a sua escola;
·  Identificar os profissionais que trabalham na escola;
·  Comparar escolas de antigamente com as atuais;
·    Conhecer e valorizar fatos históricos nacionais e de seu município, ampliando suas informações sobre eles.
·   

4ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  É bom ser criança (Ligados. Com 2º ano pg. 114 a 124)

Datas comemorativas
v  Dia das crianças
v  Dia do professor
v  Proclamação da Republica
v  Dia da Bandeira
v  Dia da Consciência Negra
v  Natal

·   Relacionar a Declaração dos Diretos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente às leis que protegem a infância e a adolescência;
·   Reconhecer a importância de direitos e deveres para o exercício da cidadania;
·    Conhecer e valorizar fatos históricos nacionais e de seu município, ampliando suas informações sobre eles.
·   Conhecer a lei que atualmente proíbe o trabalho infantil.



Geografia

Objetivo geral

Reconhecer a importância do trabalho em grupo, valorizando a convivência e a troca de ideias, a partir de experiências sociais vividas direta ou indiretamente, em diversos espaços e tempos, identificando e comparando os elementos naturais e sociais que os compõem e as relações de interdependência entre eles.

Competências e habilidades

·         Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
·         Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
·         Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
·         Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
·         Conhecer mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e legendas).
·         Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias lugar, território, paisagem e região.
·         Identificar as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus recursos.
·         Identificar e perceber sua localização no espaço físico do qual faz parte;
·         Conhecer as diferentes paisagens percebendo sua importância;
·         Perceber as variações do tempo e sua importância para o homem;
·         Reconhecer a importância de uma atitude responsável com o meio ambiente;
·         Conhecer os serviços públicos do bairro.

1ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·      Lugares para morar (Ligados. Com 2º ano pg. 26 a 33)
·      O tempo (Ligados. Com – integrado pg 46 a 60)

·  Identificar os cômodos da moradia e suas funções;
·  Utilizar pontos de referência para indicar localização;
·  Identificar os elementos que compões o endereço;
·  Identificar a diferença entre o dia e a noite;
·  Identificar o sol como fonte de luz e calor da Terra;
·  Relacionar o dia e a noite ao movimento de rotação da Terra.

2ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·       Medidas de tempo (Ligados. Com – integrado pg. 64 a 76)

·  Identificar a importância da medição da passagem do tempo;
·  Identificar a divisão das horas em minutos e segundos;
·  Identificar quantas horas tem o dia;
·  Identificar os dias da semana e a rotina semanal;
·  Nomear os meses do ano;
·  Identificar alguns acontecimentos da história do Planeta Terra.

3ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  As profissões mudam (Ligados.com – integrado pg. 112 a116)
·  Convivência e trabalho nas ruas (Ligados.com 2º ano pg. 112 a116)

·         Reconhecer algumas profissões que mudaram no decorrer do tempo;
·         Reconhecer que as atividades de lazer mudam com o passar do tempo;
·         Identificar formas de esporte e lazer de antigamente;
·         Reconhecer que os cuidados com a saúde muda com o passar do tempo;
·  Identificar e reconhecer alguns profissionais que trabalham nas ruas;


4ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  Da casa à escola (Ligados. Com 2º ano pg.82 a 86)
·  Trânsito (Ligados. Com 2º ano pg.88 a 91)

·  Identificar pontos de referência n trajeto entre a moradia e a escola;
·  Identificar e diferenciar tipos de meio de transporte;
·  Identificar e reconhecer a importância da sinalização de trânsito;
·  Conscientizar-se sobre os cuidados que pedestres e motoristas devem ter no trânsito;
·  Conhecer maneiras diferentes  de ir à escola, e valorizando diferentes ideias e culturas convivência e o trabalho nas ruas ( Ligados. Com 2º ano pg.112 a 118).





Ciências

Objetivo geral

Compreender o ambiente e as relações entre os seres vivos, valorizando o cuidado com o próprio corpo, com atenção para os hábitos de alimentação, de higiene, de convívio e de lazer.

Competências e habilidades

·           Ler e escrever textos em que o vocabulário da ciência é usado;
·           Relacionar as informações científicas lidas com conhecimentos anteriores;
·           Possuir conhecimentos sobre os processos e ações que fazem das ciências um modo peculiar de se construir conhecimento sobre o mundo;
·           Aprender a seriar, organizar e classificar informações;
·           Elaborar perguntas e aprender como encontrar conhecimentos científicos já produzidos sobre o tema em questão;
·           Estimular o exercício intelectual;
·           Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana;
·           Compreender que o saber científico é provisório, sujeito a mudanças;
·           Utilizar o conhecimento científico para tomar decisões no cotidiano;
·           Desenvolver posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas;
·           Observar e registrar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes;
·           Observar as características e comportamentos dos seres vivos, bem como as condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade;
·           Observar as transformações do corpo humano em diferentes fases da vida;
·           Utilizar características e propriedades de materiais, objetos, seres vivos para classificá-los;
·           Organizar e registrar informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor;
·           Valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde;
·           Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem-estar físico, social e psíquico do indivíduo;
·           Estabelecer relação entre a falta de higiene corporal, alimentar e ambiental e a ocorrência de doenças no homem;
·           Valorizar a vida em sua diversidade e a preservação dos ambientes;
·           Responsabilizar-se no cuidado com os espaços que habita e com o próprio corpo, incorporando hábitos possíveis e necessários de alimentação e higiene no preparo dos alimentos, de repouso e lazer adequados.

1ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  O corpo Humano
v  As etapas da vida
v  A postura
v  A musculatura e os movimentos
v  As mãos que tudo fazem
v  As expressões e os gestos
v  A nossa voz
v  A visão humana

·  Identificar as características gerais do corpo humano;
·  Observar as diferentes etapas da vida;
·  Entender a importância que a coluna vertebral desenvolve na postura do ser humano;
·  Reconhecer os gestos, a postura e a expressão facial como elementos importantes  para comunicação humana;
·  Reconhecer a forma como os sons da linguagem são produzidos pelos seres humanos;
·  Entender a importância da visão humana;
·  Avaliar e compreender a saúde como um direito e responsabilidade pessoal e coletiva;
·  Reconhecer os órgãos dos sentidos como responsáveis pela percepção do ambiente;
·   
·  Identificar os hábitos de higiene e relacioná-los à saúde.


2ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·  O que é ser humano
v  O ser humano se comunica
v  O ser humano inventa
v  O ser humano se locomove
v  O ser humano trabalha
v  O ser humano planta e cria
v  O ser humano tem direitos


·         Reconhecer que a comunicação é uma necessidade humana;
·         Identificar o trabalho como característica do ser humano;
·         Identificar que apenas os seres humanos desenvolveram meios de transporte para poderem se deslocar;
·         Identificar que apenas os seres humanos criam animais para obter alimentos e produtos;
·         Identificar alguns alimentos obtidos da criação animal;
·         Reconhecer que os seres humanos criam leis e direitos para regular a vida em sociedade;
·         Identificar direitos das crianças e dos idosos (conteúdo também abordado em história na 4ª unidade exceto direitos dos idosos)




3ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·   Alimento é vida
v  Sem alimento, nenhum mal vive
v  Os grupos de alimentos
v  De que são feito os alimentos
v  Sistema digestório
v  A energia dos alimentos
v  Hábitos alimentares
v  Como comer melhor
v  Os direitos do consumidor

·  Identificar a importância dos alimentos para todos os seres vivos;
·  Identificar que os alimentos possuem nutrientes;
·   Identificar alimentos construtores, energéticos e reguladores;
·  Reconhecer a importância de uma alimentação balanceada;
·  Reconhecer a s etapas da digestão;
·  Relacionar a escolha de alimentos à alimentação saudável e balanceada;
·  Identificar direitos do consumidor ao comprar alimentos;
·  Ler embalagens e rótulos de alimentos.



4ª Unidade
Conteúdos
Objetivos
·      A origem dos alimentos
v  Alimentos da nossa terra
v  Costumes de outros tempos
v  As plantas que comemos
v  Vamos fazer! – Cultivando plantas que comemos
v  Do solo para a mesa
v  Cozinhar para comer
·  Relacionar alguns produtos da alimentação brasileira aos seus locais de origem;
·  Reconhecer as origens dos alimentos consumidos no Brasil como elemento importante pra a compreensão da cultura e da história do país;
·  Identificar a influência indígena e africana na alimentação;
·  Identificar como os primeiros seres humanos começaram a plantar e criar animais;
·  Identificar plantas e animais que comemos;
·  Identificar o local de origem das plantas que comemos;
·  Observar o crescimento de uma planta;
·  Reconhecer que os alimentos naturais e a matéria-prima dos produtos industrializados são obtidos no campo;
·  Identificar por que as pessoas cozinham os alimentos.

ENSINO RELIGIOSO


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a vivência do diálogo e do respeito às diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio social, através da identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de firmar atitudes de paz, compreensão, solidariedade e superação de toda a forma de conceitos


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Ler e ouvir textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam a revelação, as histórias sagradas e o contexto cultural;
·      Conhecer o Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
·      Identificar o conjunto de normas e de valores éticos das diversas tradições religiosas;
·      Compreender a sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade com o outro e na percepção da idéia do Transcendente;
·      Interagir com a diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala de aula;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que são importantes para as normas de convivência social;
·      Ter uma atitude de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua cultura religiosa quanto na do outro;
·      Aprender a conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
·      Interagir e dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de aula;
·      Compreender que todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente, embora de maneiras diferentes;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que elas são importantes para a relação de convivência;
·      Respeitar os valores das diversas denominações religiosas contextualizadas na sala de aula
·      Estabelecer uma atitude de diálogo e de convivência com a diversidade das práticas religiosas


CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·         Eu sou uma criação especial
·         Crescendo em família
·         O valor da família
·         Ninguém vive sozinho
·      Perceber o surgimento do mundo e do ser humano como uma criação de Deus;
·      Desenvolver atitudes contrárias ao preconceito à discriminação.
2ª UNIDADE
·         Olhando para todos os lados
·         Natureza, a beleza que encanta
·         Viver é muito bom!
·         Cuidando do futuro
·      Identificar o sentido da palavra povo, ampliando seu significado para abranger o mundo;
·      Reconhecer a importância do respeito às diferenças para uma boa convivência;
·      Perceber os diversos conflitos gerados pelo racismo e pela discriminação na formação do cidadão;
·      Refletir sobre a necessidade do ser humano de buscar o transcendente;
·      Comparar imagens e diferentes situação que mostram a diversidade cultural, ambiental e religiosa.
3ª UNIDADE
·         Fazendo descobertas
·         O segredo da palavra
·         Conquistando amigos
·         Brincar para sonhar


·      Identificar a presença dos transcendentes em todas as religiões;
·      Reconhecer o direito de cada  indivíduo de escolher sua religião.


4ª UNIDADE
·         É preciso ser bom
·         Construindo o amor
·         Trabalho: direito de todos
·         Esperança de vida nova

·      Reconhecer que o amor é o caminho para a felicidade;
·      Refletir sobre as atitudes positivas e negativas do ser humano;


Referência Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso. São Paulo: Scipione.




ARTE

OBJETIVO GERAL

·         Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·         Compreender e utilizar a arte como linguagem;
·         Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·         Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística;
·         Desenvolver modos interessantes imaginativos e criadores de fazer e de pensar sobre a arte, exercitando seus modos de expressão e comunicação;
·         Expressar e comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
·         Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·   As cores – primárias e secundárias
·   Desenho esfumaçado
·   Tinta
·   Dia das Mães
·   Arte Indígena (sugestão: pintura de rosto)
· Identificar as cores primárias e secundárias;
· Distinguir os desenhos esfumaçados;
· Conhecer os tons de pintura;
· Aprender sobre datas comemorativas;
· Valorizar as manifestações artísticas dos indígenas brasileiros.
2º UNIDADE
·  Pintura de sopro
·  Pintura com esponja
·  Tintas diferentes com texturas diferentes
·  Festa junina – dança
·  Dia dos Pais
·   Dia do Folclore

· Aprender a técnica da pintura de sopro e da pintura com esponja;
· Explorar texturas, observando seus 
efeitos na produção artística;
· Aprender sobre datas comemorativas;
· Compreender e utilizar a dança como linguagem artística.

3ª UNIDADE
·  Pintura sobre o chão
·  Tom na ponta do pincel
·  Aquarela
·  Dia das Crianças
·  Dia dos Professores
· Analisar o método de pintura no chão;
· Conhecer os tons de pintura;
· Interpretar em telas o método de aquarela;
· Aprender sobre datas comemorativas.
4ª UNIDADE
·  A releitura
·  A forma
·  Justaposição e sobreposição
·  Consciência negra – trabalhando com músicas
·  Natal – Teatro



· Comentar a prática de releitura na arte.
· Descrever as formas utilizadas na produção dos desenhos.
· Confeccionar atividades relacionadas à técnica de justaposição e sobreposição.
· Interagir com músicas de diferentes 
gêneros, estilos, épocas e culturas;
· Compreender e utilizar a arte teatral como linguagem.





Metodologia

·    Aulas dialogadas;
·    Brincadeiras e jogos;
·    Atividades orais e escritas; individualmente, ou em grupos;
·    Produções individuais e em grupo;
·    Aulas na sala de leitura/biblioteca;
·    Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
·    Vídeo (documentários);
·    Confecção de cartazes;
·    Dinâmicas de grupo;
·    Feiras;
·    Recortes de jornais e revistas;
·    Leituras coletivas e individuais;
·    Produção de texto;
·    Registro de informações;
·    Análise de gráficos e tabelas;
·    Roda de conversa;
·    Utilização de mapas;
·    Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
·    Discussão, reflexão e levantamento de hipóteses;
·    Entrevistas;
·    Debates.

Recursos didáticos
Livro didático, cadernos, recursos audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material impresso e/ou mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura, lápis, músicas, fantoches, vídeos.



Avaliação

 Avaliações escritas, trabalhos em grupo e individuais, fichas de acompanhamento, registros dos processos da classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e observando diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e avanços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se essa postagem foi útil para você, deixe aqui seu recadinho, por favor.