A Secretaria de Educação de Entre Rios realizará o 7º
Concurso “Soletra Entre Rios”.
Objetivo: Incentivar os educandos da rede
pública municipal à ortografia correta das palavras e à ampliação do
vocabulário.
O evento será realizado no dia 11 de agosto, Dia do Estudante. Convidamos as escolas da rede pública municipal de ensino de Entre Rios a participarem do grande evento. |
PREFEITURA
MUNICIPAL DE ENTRE RIOS
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Avenida Romeu
Veloso, s/n – Centro – Entre Rios/BA CEP 48180-000
CNPJ: 14.126.981/0001-22
7º CONCURSO SOLETRA ENTRE RIOS 2016
REGULAMENTO
1.
DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES:
1.1. Poderão participar do evento Soletra Entre Rios 2016 estudantes das Escolas Públicas Municipais
de Entre Rios, pertencentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º
ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Segmento 2 da
Educação de Jovens e Adultos (6º ao 9º ano).
1.2. Considera-se exigência para a participação da
modalidade no concurso a quantidade de no mínimo 5 (cinco) escolas da
modalidade inscritas.
1.3. O (A) /os (as) aluno (a)
/os (as) representante(s) da unidade escolar só poderá (ão) participar do
concurso mediante autorização por escrito dos pais ou responsáveis, a ser
entregue na secretaria da escola.
2. DO
PERÍODO DE INSCRIÇÃO:
2.1. As inscrições dos alunos selecionados pelas escolas para
concorrerem em cada modalidade deverão ser feitas até o dia 28.07.16, pelos gestores e/ou coordenadores, na
Secretaria Municipal de Educação – SEDUC.
3. DAS
ETAPAS:
O concurso será
composto da 1ª FASE e da FASE FINAL. A 1ª fase (etapa
classificatória) é de responsabilidade dos gestores, coordenadores e
professores de cada Unidade de Ensino, devendo ocorrer no período
determinado, obedecendo a critérios estabelecidos pela própria escola, mediante
regulamento apresentado pela Comissão Organizadora da SEDUC.
3.1. 1ª FASE
3.1.1. Ocorrerá nas
escolas, de 13.06.16
a 28.07.16, com a participação dos estudantes representantes de cada
modalidade de ensino, segundo critérios estabelecidos pela própria escola,
mediante regulamento apresentado pela Comissão Organizadora da SEDUC.
3.1.2. Nesta Fase, a disputa ocorrerá com palavras dos níveis
fácil, intermediário e difícil, escolhidas pelos professores de cada unidade
escolar – no caso dos anos finais do Ensino Fundamental, os professores de
Língua Portuguesa –, considerando os procedimentos sugeridos para a fase final.
O(s) finalista(s), por escola e
modalidade, participará(ão) da Fase Final no dia 11.08.16.
3.2. FASE FINAL
3.2.1. Ocorrerá no dia 11.08.16 e envolverá o finalista de
cada modalidade de ensino, representante de cada escola. Nesta Fase, a
disputa acontecerá com palavras de nível difícil, selecionadas pela Comissão
Organizadora, seguindo os
procedimentos:
·
Serão convocados os alunos atendendo à ordem:
A. Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e/ou 5º
ano);
B. Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º
ano);
C. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (Segmento 2 – 6º ao
9º ano).
·
A primeira rodada de palavras não terá efeito
eliminatório. A partir da segunda rodada, o erro de soletração eliminará o
participante, podendo este voltar a concorrer, caso todos os participantes da
segunda rodada errem a soletração.
·
O aluno da vez tem que:
A. Repetir a palavra dita;
B. Soletrar;
C. Repetir novamente a palavra, indicando que terminou a
soletração.
·
A ordem de soletração do aluno da vez, por
modalidade, será definida através de sorteio no dia da Final.
·
Se o aluno errar
alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen etc.,
a soletração será considerada incorreta. Os acentos deverão ser citados imediatamente
antes ou imediatamente após a letra acentuada.
·
Depois de iniciada a soletração, será proibida a
correção de qualquer letra e/ou sinais gráficos. O aluno poderá até recomeçar a
soletração, mas não poderá mudar a ordem de nenhuma
letra e/ou sinais gráficos que já tenha dito.
·
Se numa mesma
rodada todos os alunos acertarem a soletração das suas palavras, uma nova
rodada é iniciada.
4. DO
SORTEIO DAS PALAVRAS:
Na fase final, somente palavras do nível difícil,
apresentadas pela Comissão Organizadora da SEDUC, serão sorteadas.
5. DOS
BENEFÍCIOS:
Antes de começar a soletração, o aluno poderá pedir aos
juízes os seguintes benefícios:
A. Definição da palavra/significado;
B. Aplicação da palavra numa frase.
6. DO
JULGAMENTO:
Após a soletração da
palavra pelo aluno, ocorrerão os seguintes procedimentos:
6.1. A apresentadora consultará os jurados para verificar a
correta soletração;
6.2. Os jurados anunciarão ao público o resultado da
soletração;
6.3. Aquele que acertar a grafia da palavra permanecerá na
competição;
6.4. Se o concorrente
errar a soletração, a competição continuará com o próximo aluno da vez.
7. DA
TORCIDA:
Será imprescindível a presença do professor responsável pelo
(a) aluno (a) concorrente e mais um representante da escola para auxiliar o
professor.
7.1. Será permitido (a):
·
Levar apenas a turma do aluno participante;
·
Levar ao local do evento faixas e cartazes;
·
Aplaudir o colega após a sua classificação;
·
A presença, no local do evento, de familiares ou
responsáveis dos alunos participantes do concurso.
7.2. Não será permitido:
·
Causar tumulto no local e na hora da realização
do evento;
·
Interromper o apresentador ou o/a representante
da escola;
·
Deixar o local do evento durante a apresentação
dos alunos;
·
Ajudar, em hipótese alguma, os alunos
participantes.
8. DA
PREMIAÇÃO:
8.1. O prêmio somente será entregue ao vencedor após o
resultado do concurso;
8.2. Os prêmios serão divulgados posteriormente, até a finalização
do prazo de inscrição.
8.3. Não haverá empate. Serão
premiados os três primeiros colocados dos anos iniciais do Ensino Fundamental
(4° e 5° ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9° ano) e Segmento 2 da
Educação de Jovens e Adultos (6º ao 9º ano).
9. DAS
DISPOSIÇÕES FINAIS:
9.1. Caso qualquer um dos participantes e/ou seus acompanhantes
descumpram as regras deste regulamento, o participante será eliminado,
automaticamente;
9.2. Este regulamento poderá ser alterado pela Comissão
Organizadora da SEDUC, garantida a sua divulgação em tempo e de forma eficaz;
9.3. Os casos omissos não previstos neste regulamento serão
analisados e decididos pela Comissão Organizadora da SEDUC e jurados
participantes do evento;
9.4. A participação na atividade implicará na concordância
total e incondicional dos participantes com todos os itens deste regulamento.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Edinalva de Jesus A. de Oliveira
Secretária Municipal de Educação
Maricélia Rosa
Diretora Administrativa
Nadja Ribeiro
Diretora Pedagógica
Claudiana Oliveira
Diretora Pedagógica e Coordenadora Municipal do PME
Andréa Mascarenhas
Coordenadora Geral e Coordenadora Municipal do PME
Andréa Reis
Coordenadora do E. Fundamental – Anos finais
Geórgia Noronha
Coordenadora do E. Fundamental –
Anos iniciais – e da EJA
Rodrigo Souza
Coordenador de Programas Educacionais
Rose Bárbara Ferreira
Coordenadora da Educação Especial
Rosângela Ferreira
Coordenadora da Educação Infantil / Educação Especial
Adeildo Torres
Coordenador de Arte
Rita Campos
Coordenadora de Linguagem