sábado, 11 de junho de 2016

VEM AÍ... SOLETRA ENTRE RIOS 2016!


A Secretaria de Educação de Entre Rios realizará o 7º Concurso “Soletra Entre Rios”. 

Objetivo: Incentivar os educandos da rede pública municipal à ortografia correta das palavras e à ampliação do vocabulário.

O evento será realizado no dia 11 de agosto, Dia do Estudante. Convidamos as escolas da rede pública municipal de ensino de Entre Rios a participarem do grande evento.


PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS
  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
   Avenida Romeu Veloso, s/n – Centro – Entre Rios/BA CEP 48180-000
CNPJ: 14.126.981/0001-22


7º CONCURSO SOLETRA ENTRE RIOS 2016

  REGULAMENTO

1.  DA PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES:

1.1. Poderão participar do evento Soletra Entre Rios 2016 estudantes das Escolas Públicas Municipais de Entre Rios, pertencentes aos anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e  Segmento 2 da Educação de Jovens e Adultos (6º ao 9º ano).

1.2.   Considera-se exigência para a participação da modalidade no concurso a quantidade de no mínimo 5 (cinco) escolas da modalidade inscritas.

1.3. O (A) /os (as) aluno (a) /os (as) representante(s) da unidade escolar só poderá (ão) participar do concurso mediante autorização por escrito dos pais ou responsáveis, a ser entregue na secretaria da escola.

2.  DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO:

2.1. As inscrições dos alunos selecionados pelas escolas para concorrerem em cada modalidade deverão ser feitas até o dia 28.07.16, pelos gestores e/ou coordenadores, na Secretaria Municipal de Educação – SEDUC.

3.  DAS ETAPAS:

O concurso será composto da 1ª FASE e da FASE FINAL. A 1ª fase (etapa classificatória) é de responsabilidade dos gestores, coordenadores e professores de cada Unidade de Ensino, devendo ocorrer no período determinado, obedecendo a critérios estabelecidos pela própria escola, mediante regulamento apresentado pela Comissão Organizadora da SEDUC.

3.1. 1ª FASE

3.1.1. Ocorrerá nas escolas, de 13.06.16 a 28.07.16, com a participação dos estudantes representantes de cada modalidade de ensino, segundo critérios estabelecidos pela própria escola, mediante regulamento apresentado pela Comissão Organizadora da SEDUC.

3.1.2. Nesta Fase, a disputa ocorrerá com palavras dos níveis fácil, intermediário e difícil, escolhidas pelos professores de cada unidade escolar – no caso dos anos finais do Ensino Fundamental, os professores de Língua Portuguesa –, considerando os procedimentos sugeridos para a fase final. O(s) finalista(s), por escola e modalidade, participará(ão) da Fase Final no dia 11.08.16.

3.2. FASE FINAL

3.2.1. Ocorrerá no dia 11.08.16 e envolverá o finalista de cada modalidade de ensino, representante de cada escola. Nesta Fase, a disputa acontecerá com palavras de nível difícil, selecionadas pela Comissão Organizadora, seguindo os procedimentos:

·      Serão convocados os alunos atendendo à ordem:

A. Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e/ou 5º ano);
B. Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
C. Alunos da Educação de Jovens e Adultos (Segmento 2 – 6º ao 9º ano).

·      A primeira rodada de palavras não terá efeito eliminatório. A partir da segunda rodada, o erro de soletração eliminará o participante, podendo este voltar a concorrer, caso todos os participantes da segunda rodada errem a soletração.

·      O aluno da vez tem que:

A. Repetir a palavra dita;
B. Soletrar;
C. Repetir novamente a palavra, indicando que terminou a soletração.

·      A ordem de soletração do aluno da vez, por modalidade, será definida através de sorteio no dia da Final.

·      Se o aluno errar alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico como cedilha, hífen etc., a soletração será considerada incorreta. Os acentos deverão ser citados imediatamente antes ou imediatamente após a letra acentuada.

·      Depois de iniciada a soletração, será proibida a correção de qualquer letra e/ou sinais gráficos. O aluno poderá até recomeçar a soletração, mas não poderá mudar a ordem de nenhuma letra e/ou sinais gráficos que já tenha dito.

·      Se numa mesma rodada todos os alunos acertarem a soletração das suas palavras, uma nova rodada é iniciada.


4.  DO SORTEIO DAS PALAVRAS:

Na fase final, somente palavras do nível difícil, apresentadas pela Comissão Organizadora da SEDUC, serão sorteadas.


5.  DOS BENEFÍCIOS:

Antes de começar a soletração, o aluno poderá pedir aos juízes os seguintes benefícios:
A. Definição da palavra/significado;
B. Aplicação da palavra numa frase.


6.  DO JULGAMENTO:

Após a soletração da palavra pelo aluno, ocorrerão os seguintes procedimentos:

6.1. A apresentadora consultará os jurados para verificar a correta soletração;
6.2. Os jurados anunciarão ao público o resultado da soletração;
6.3. Aquele que acertar a grafia da palavra permanecerá na competição;
6.4. Se o concorrente errar a soletração, a competição continuará com o próximo aluno da vez.
7.  DA TORCIDA:

Será imprescindível a presença do professor responsável pelo (a) aluno (a) concorrente e mais um representante da escola para auxiliar o professor.

7.1. Será permitido (a):

·      Levar apenas a turma do aluno participante;
·      Levar ao local do evento faixas e cartazes;
·      Aplaudir o colega após a sua classificação;
·      A presença, no local do evento, de familiares ou responsáveis dos alunos participantes do concurso.

7.2. Não será permitido:

·      Causar tumulto no local e na hora da realização do evento;
·      Interromper o apresentador ou o/a representante da escola;
·      Deixar o local do evento durante a apresentação dos alunos;
·      Ajudar, em hipótese alguma, os alunos participantes.

8.  DA PREMIAÇÃO:

8.1. O prêmio somente será entregue ao vencedor após o resultado do concurso;

8.2. Os prêmios serão divulgados posteriormente, até a finalização do prazo de inscrição.

8.3. Não haverá empate. Serão premiados os três primeiros colocados dos anos iniciais do Ensino Fundamental (4° e 5° ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9° ano) e Segmento 2 da Educação de Jovens e Adultos (6º ao 9º ano).

9.  DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:

9.1. Caso qualquer um dos participantes e/ou seus acompanhantes descumpram as regras deste regulamento, o participante será eliminado, automaticamente;

9.2. Este regulamento poderá ser alterado pela Comissão Organizadora da SEDUC, garantida a sua divulgação em tempo e de forma eficaz;

9.3. Os casos omissos não previstos neste regulamento serão analisados e decididos pela Comissão Organizadora da SEDUC e jurados participantes do evento;

9.4. A participação na atividade implicará na concordância total e incondicional dos participantes com todos os itens deste regulamento.


COMISSÃO ORGANIZADORA

Edinalva de Jesus A. de Oliveira
Secretária Municipal de Educação

Maricélia Rosa
Diretora Administrativa

Nadja Ribeiro
Diretora Pedagógica

Claudiana Oliveira
Diretora Pedagógica e Coordenadora Municipal do PME

Andréa Mascarenhas
Coordenadora Geral e Coordenadora Municipal do PME

Andréa Reis
Coordenadora do E. Fundamental – Anos finais

Geórgia Noronha
Coordenadora do E. Fundamental – Anos iniciais – e da EJA

Rodrigo Souza
Coordenador de Programas Educacionais

Rose Bárbara Ferreira
Coordenadora da Educação Especial

Rosângela Ferreira
Coordenadora da Educação Infantil / Educação Especial

Adeildo Torres
Coordenador de Arte

Rita Campos
Coordenadora de Linguagem



2° ENCONTRÃO COM DOCENTES DOS ANOS FINAIS DO E. FUNDAMENTAL

No dia 10 de junho, ocorreu um encontrão com docentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de ensino, organizado pela Secretaria de Educação, através da Coordenação Geral da modalidade, representada pelos professores Andréa Reis, Rita Ferreira e Adeildo Torres. O encontro teve início às 8h, no Centro Cultural, e se estendeu até às 17h, e contou com a presença de professores da sede, zona rural e litorânea. No turno matutino, a abertura se deu com música cantada e tocada por Adeildo Torres, seguido por Andréa Reis, que deu boas-vindas a todos e falou sobre a importância do evento para a troca de experiências e enriquecimento das práticas pedagógicas em sala de aula. Em seguida, Rita Ferreira apresentou material falando sobre o Dia da Língua Portuguesa, com alguns dados relevantes. Chamou a atenção de todos os presentes para a importância do trabalho com a disciplina, bem como a importância de se trabalhar leitura e interpretação de textos nas variadas disciplinas.

Após a abertura, diversos professores apresentaram experiências exitosas aplicadas com os alunos nas unidades de ensino onde lecionam. Joane, com experiências sobre ações realizadas na Escola Luís Gonzaga de Lemos Neto, em Porto de Sauípe, com o tema 'Dia da Matemática'; professora Andreia Vieira, que expôs ações trabalhadas com biblioteca itinerante, com seus alunos no Centro Cultural; professora Vanise, que socializou experiências a respeito de um jornal escolar criado com os alunos da Escola Padre José de Anchieta, na Cidade Nova. Abrilhantou o evento, ainda, a dupla Jojó & Lili, com contação de história utilizando trecho do 'Pequeno Príncipe'.

Ainda no turno matutino, os docentes tiveram a oportunidade de ouvir sobre o Projeto Político Pedagógico, quando a professora Andréa Mascarenhas expôs material falando a respeito da importância da participação de todos os docentes na (re)construção do documento das escolas. 

Ao final da manhã, professor Robson Leite, membro da Diretoria da APLB Sindicato, esclareceu sobre a participação dos professores nas Atividades Complementares, bem como enfatizou a importância de atuarem na reelaboração do Projeto Político Pedagógicos de suas escolas. Chamou a atenção do corpo docente tanto para a cobrança de seus direitos quanto para o cumprimento de seus deveres.

No turno vespertino, Júlio, professor da Escola Municipal Vereador José Raimundo de Souza, na comunidade de Pedros, compartilhou experiências com música no trabalho com a disciplina Inglês. Em seguida, os docentes foram distribuídos por grupos/disciplinas, a fim de fazerem uma análise dos livros didáticos / PNLD 2016. 

Em ambos os turnos, os docentes foram presenteados com livros diversos, através de um sorteio possibilitado por doações de parceiros.