terça-feira, 28 de abril de 2015

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM ENTRE RIOS


O Programa Mais Educação é o programa indutor da educação integral nas redes estaduais, municipais e distrital de ensino, no Ensino Fundamental, e amplia a jornada dos estudantes para, no mínimo, 7 horas diárias, por meio de atividades diversificadas. 
O Município de Entre Rios fez a adesão ao programa no ano de 2012, mas foi no ano de 2015 que o Mais Educação foi implantado nas unidades de ensino da rede municipal.
Em meados do mês de março do ano em curso, a coordenação municipal realizou mais uma reunião com os gestores escolares, dessa vez para retomar os processos de implantação do Mais Educação. Esse encontro ocorreu dia 23 de abril do ano de 2015, na sala da coordenação da Secretaria de Educação e teve como principal objetivo (re)apresentar as diretrizes do programa, seu funcionamento, bem como identificar os possíveis entraves e soluções para a implantação do Mais Educação nas escolas da rede pública municipal. 
No dia 28 de abril do ano em curso, foi realizado um encontro com todos os gestores das unidades escolares municipais com a presença de dois integrantes do Comitê Territorial Baiano de Educação Integral/Integrada, Durval Machado e Cláudia Cristina. Neste encontro, os convidados apresentaram a proposta do Programa e expuseram aos presentes como proceder para a operacionalização do Mais Educação no Município, sanando algumas dúvidas da equipe. A professora Cláudia Cristina Pinto, fundadora do comitê Territorial Baiano de Educação Integral Integrada e ex-consultora do MEC, esclareceu muitas dúvidas e fez a devida orientação a respeito de como implantar o programa de maneira responsável e transparente, além de sensibilizar a todos os gestores presentes a respeito da importância do Mais Educação para os estudantes das escolas públicas. O encontro foi decisivo na iniciação das atividades de planejamento para a implantação do programa.