quarta-feira, 30 de março de 2016

PLANO DE CURSO - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANOS DE CURSO DO 1º ANO do Ensino Fundamental, reconstruídos num processo coletivo e cooperativo entre Coordenação Geral dos Anos Iniciais do E. Fundamental, Coordenadores e professores da rede pública municipal de ensino de Entre Rios-BA.


          Secretaria Municipal de Educação – Entre Rios/BA
          Coordenação Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais

PLANO DE CURSO -  ANOS INICIAIS DO ENSINO  FUNDAMENTAL


1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVO GERAL

Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de alfabetização e letramento, através de situações concretas e significativas, de forma prazerosa e lúdica.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Ler e produzir pequenos textos orais e escritos de acordo com a sua hipótese de escrita;
·      Comunicar-se oralmente com progressiva autonomia e clareza;
·      Aprender a escrita do próprio nome;
·      Expressar-se por iniciativa própria;
·      Relatar acontecimentos, vividos ou imaginados;
·      Contar e completar histórias;
·      Interpretar enunciados de natureza diversificada, nas suas realizações- verbal e não verbal;
·      Formular perguntas e respostas;
·      Observar variações expressivas da língua oral;
·      Construir rimas.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·         Linguagem verbal e não verbal  ( leitura de símbolos, imagens, gestos e gêneros textuais)
·         Nome e sobrenome
·         Alfabeto
·         Letras
·          Ordem alfabética
·         Composição de palavras (letras iniciais e finais, quais letras, quantas letras, sílabas)
·         Gêneros textuais ( Advinhas e Trava- línguas)
·         Produção de gêneros textuais orais e escritos
·         Leitura e escrita de listas de palavras do mesmo campo semântico (Nomes de pessoas, frutas, material escolar, animais)

Obs.: Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com as necessidades de cada turma.
·      Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
·      Ler textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·      Relacionar textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·      Ler e escrever o nome próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura escrita;
·      Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
·      Diferenciar letras de números e outros símbolos;
·      Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·      Compor e decompor palavras;
·      Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
·       Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
·      Segmentar oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·      Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·      Identificar rimas e sílabas;
·      Desenvolver a consciência fonológica;
·      Ler textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·      Interpretar textos de diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·      Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·      Identificar as dimensões da escrita;
·      Inferir informações em textos.
2ª UNIDADE
·         Linguagem verbal e não verbal         (símbolos, imagens, gestos e gêneros textuais)
·         Nome e sobrenome
·         Alfabeto
·         As letras e os números
·         Ordem alfabética
·         A sílaba
·         Gêneros textuais ( bilhete,ficha técnica e agenda telefônica)
·         Listas de palavras do mesmo campo semântico (Nomes de pessoas, frutas, material escolar, animais)
·         Frases e textos

Obs.: Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com as necessidades de cada turma.
·      Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
·      Ler textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·      Relacionar textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·      Ler e escrever o nome próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura e escrita;
·      Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
·      Diferenciar letras de números e outros símbolos;
·      Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·      Compor e decompor palavras;
·      Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
·       Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
·      Segmentar oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·      Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·      Identificar rimas e sílabas;
·      Desenvolver a consciência fonológica;
·      Ler textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·      Interpretar textos de diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·      Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·      Identificar as dimensões da escrita
·      Planejar a escrita de textos individuais ou coletivos, de diferentes gêneros, atendendo à diferentes finalidades;
·      Revisar textos de produção coletiva;
·      Produzir frases;
3ª UNIDADE
·         Linguagem verbal e não verbal (símbolos, imagens, gestos e gêneros textuais)
·         Nome e sobrenome
·         Alfabeto
·         Letras
·         Composição e decomposição de palavras (letras iniciais e finais, quais letras, quantas letras, sílabas)
·         Gêneros textuais ( Diálogo, resenhas literárias e texto instrucional)
·         Listas de Palavras do mesmo campo semântico (Nome do aluno, frutas, material escolar, animais)
·         Frases e textos
·         Ortografia
v  Emprego de P,B,T,D,F,V,R,RR,S,SS

Obs.: Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com as necessidades de cada turma.















·      Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
·      Ler textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·      Relacionar textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·      Ler e escrever o nome próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura e escrita;
·      Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
·      Diferenciar letras de números e outros símbolos;
·      Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·      Compor e decompor palavras;
·      Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
·       Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
·      Segmentar oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·      Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·      Identificar rimas e sílabas;
·      Desenvolver a consciência fonológica;
·      Ler textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·      Interpretar textos de diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·      Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·      Identificar as dimensões da escrita
·      Planejar a escrita de textos individuais ou coletivos, de diferentes gêneros, atendendo à diferentes finalidades;
·      Revisar textos de produção coletiva;
·      Empregar adequadamente letras cujo som depende do contexto (p,b,t,d,f,v)
·      Empregar adequadamente letras cuja a representação depende do contexto (r,rr,s,ss)
·         Conhecer as características das resenhas literárias;
·         Ler resenhas literárias identificando sua estrutura e opinião;
·         Conhecer as características dos textos instrucionais;
·         Ler textos instrucionais;
·      Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo à diferentes finalidades.
4ª UNIDADE
·         Linguagem verbal e não verbal (símbolos, imagens, gestos e gêneros textuais)
·         Nome e sobrenome
·         Alfabeto
·         Letras
·         Composição e decomposição de palavras (letras iniciais e finais, quais letras, quantas letras, sílabas)
·         Gêneros textuais (conto, resenhas literárias)
·         Produção de gêneros textuais orais e escritos
·         Listas de Palavras do mesmo campo semântico (Nome do aluno, frutas, material escolar, animais)
·         Ortografia
v  Empregos de  ca, ce,cu,ch,lh,nh,que, qui,ga,go,gu,gue,gui
·         Frases e textos

Obs.: Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com as necessidades de cada turma;
·      Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala;
·      Ler textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·      Relacionar textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·      Ler e escrever o nome próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura e escrita;
·      Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
·      Diferenciar letras de números e outros símbolos;
·      Conhecer a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·      Compor e decompor palavras;
·      Perceber que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das letras;
·       Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
·      Segmentar oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·      Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·      Identificar rimas e sílabas;
·      Desenvolver a consciência fonológica;
·      Ler textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·      Interpretar textos de diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·      Compreender textos lidos por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·      Identificar as dimensões da escrita;
·         Conhecer as características dos textos instrucionais, contos e resenhas literárias;
·         Ler textos instrucionais, resenhas e contos;
·      Empregar adequadamente ca, ce,cu,ch,lh,nh,que, qui,ga,go,gu,gue,gui
·      Planejar a escrita de textos individuais ou coletivos, de diferentes gêneros, atendendo à diferentes finalidades;
·      Revisar textos de produção coletiva;
Produzir textos de diferentes gêneros, atendendo a diferentes finalidades.

Metodologias
ü  Leitura diária de diversos gêneros textuais realizada pelo professor ou pelo próprio aluno;
ü  Escrita do nome, de palavras e frases;
ü  Práticas de produção textual oral e escrita;
ü  Produção de textual de forma coletiva ou individual;
ü  Leitura compartilhada;
ü  Escrita de palavras, frases e textos;



MATEMÁTICA

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da percepção e a descoberta de um mundo lógico, repleto de relações, expressões e conceitos matemáticos como: cores, numerais, números, cálculos, entre outros, desenvolvendo a agilidade mental.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·   Utilizar conceitos de grandeza, medidas e espaço;
·   Utilizar o raciocínio lógico em diferentes situações matemáticas;
·   Ordenar, contar, classificar, agrupar, comparar;
·   Resolver situações-problema na linguagem matemática;
·   Ler e escrever numerais até 50 (Observando o nível de aprendizagem dos alunos);
·   Estabelecer relações de ordem entre números;
·   Compreender as sequências numéricas;
·   Estabelecer relações de grandeza entre objetos;
·   Compreender noções de seriação e classificação;
·   Utilizar conceitos de comprimento, capacidade e massa;
·   Conhecer moedas em circulação;
·   Conhecer e utilizar conceitos de lateralidade;
·   Utilizar o sistema monetário brasileiro;
·   Explorar e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano, conceitos e procedimentos matemáticos.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
Grandezas e Medidas:
  • Tamanho: Pequeno e Grande, maior que e menor que, igual, mais alto e mais baixo
  •  Comprimento (mais comprido, mais curto)
  •  Espessura (mais grosso/mais fino)
  • Estreito e largo
  •  Massa: pesado e leve
  •  Medidas do vestuário e moradia (número do sapato, número da roupa, nº da moradia)

Números e Operações:

  • Números naturais (até 50)
  • Noções de quantidade
  • Relação número e quantidade
  • Sequência numérica;
  • Agrupamento (conjuntos)
  • Classificação e ordenação de números (quem vem antes e depois)
  • Cálculos mentais

Geometria:
  • Figuras planas
  • Cubos
  • Sólidos
  • Tangam

Tratamento da informação:
  • Tabela
  • Gráfico

·   Estabelecer relações de grandeza entre objetos;
·   Comparar comprimento de dois ou mais objetos por comparação direta;
·   Construir o significado do número natural a partir do contexto social;
·   Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva a ideia de juntar, acrescentar;
·   Ordenar, contar, classificar, agrupar, comparar;
·   Ler e escrever numerais até 50;
·   Estabelecer relações de ordem entre números;
·   Compreender as sequências numéricas;
·   Classificar e ordenar números;
·   Resolver situações problema utilizando o cálculo mental e material concreto;
·   Reconhecer os sólidos geométricos e nomear cubos;
·   Reconhecer figuras planas e nomear o quadrado, triângulo, retângulo e círculo;
·   Ler e construir tabelas e gráficos.
2ª UNIDADE
Grandezas e Medidas:
  • Calendário: dias da semana, data, mês, ano, antes e depois, dia e noite, relógio
  • Medida de tempo

Números e Operações:
  • Números naturais (avançar de acordo com o nível de aprendizagem da turma)
  • Números ordinais (1º ao 10º, avançar de acordo com o nível de aprendizagem dos alunos);
  •  Representação de quantidade
  •  Regularidades numéricas: Sequência numérica
  • Classificação e ordenação
  • Cálculos mentais
  •  Operações simples de números (adição e subtração, com números até 10);
  •  Ordem crescente e decrescente
  • Sucessor e Antecessor;

Geometria:
·         Uso da régua
·         Copia no quadriculado
·         Linhas retas e linhas curvas

Tratamento da informação:
Gráficos
·   Construir o significado do número natural a partir contextualização social;
·   Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolva a ideia de juntar, acrescentar;
·   Ordenar, contar, classificar, agrupar, comparar;
·   Ler e escrever numerais;
·   Reconhecer as cores primárias em situações do cotidiano;
·   Aprender a localizar-se no tempo;
·   Resolver situações problema utilizando o cálculo mental e material concreto;
·   Desenvolver as noções de adição e subtração como a ideia de acrescentar e retirar quantidades;
·   Contar, localizar e ordenar números em ordem crescente e decrescente;
·   Identificar a posição de números em sequências numéricas;
·   Diferenciar linhas retas de linhas curvilíneas;
·   Coletar dados, traçar e interpretar gráficos simples.

3ª UNIDADE
Grandezas e Medidas: ( consultar em outra fonte bibliográfica)
  • Capacidade
  • Massa
Números e Operações:
  • Números naturais; (avançar de acordo com o nível de aprendizagem da turma)
  • Quantidade
  • Sequência numérica
  •  Contagem crescente e decrescente de um em um, de dois em dois, de três em três, de cinco em cinco...
  •  Classificação e ordenação
  •  Cálculos mentais;
  •  Uso da calculadora;
  • Operações simples de números (adição, subtração e multiplicação)
  • Dezena

Geometria:
·         Formas geométricas: Cone, cilindro, pirâmide ( consultar em outras fontes bibliográficas)

Tratamento da informação:
·         Gráficos e tabela
·   Construir o significado do número natural a partir do contexto social;
·   Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolvam a ideia de juntar, acrescentar;
·   Ordenar, contar, classificar, agrupar, comparar;
·   Ler e escrever numerais;
·   Compreender a utilidade das medidas (massa e capacidade) em seu cotidiano;
·   Ler e interpretar gráficos;
·   Classificar objetos, pessoas, elementos e situações, identificando suas características.
·   Ler e interpretar situações-problema;
·   Identificar uma pirâmide;
·   Reconhecer formas geométricas espaciais em embalagens do cotidiano;
·   Resolver situações problema utilizando o cálculo mental e material concreto;
·   Desenvolver as noções de adição e subtração e multiplicação;
·   Compreender a ideia de dezena;
·   Identificar as formas geométricas em objetos e espaços que fazem parte do cotidiano;
·   Coletar dados, traçar e interpretar gráficos simples e tabelas;
4ª UNIDADE
Grandezas e Medidas:
·         Sistema Monetário Brasileiro;

Números e Operações:
·         Números naturais (avançar de acordo com o nível de aprendizagem da turma)
·         Leitura e escrita de números naturais
·         Sequência numérica
·          Classificação e ordenação
·          Cálculos mentais
·          Operações simples de números (multiplicação e noções de divisão)
·         Metade
·          Números ordinais ( avançar de acordo com o desenvolvimento da turma)
·         Dúzia e meia Dúzia ( consultar em outra fonte bibliográfica)

Geometria:
  • As figuras da bandeira do Brasil
  • Quebra - cabeça

Tratamento da informação:
- Gráficos e tabelas;
·   Fazer uso do sistema monetário em seu cotidiano;
·   Construir o significado do número natural a partir contextualização social;
·   Desenvolver o raciocínio lógico para resolver situações-problema que envolvam a ideia de juntar, acrescentar e multiplicar e dividir;
·   Ordenar, contar, classificar, agrupar, comparar;
·   Ler e escrever numerais;
·   Reconhecer as cores secundárias no seu dia a dia;
·   Resolver situações problemas envolvendo noções de dezena, dúzia e meia dúzia;
·   Ler e interpretar gráficos;
·   Ler e interpretar gráficos.
·   Ler tabelas e organizar dados coletados;
·   Reconhecer sólidos geométricos e figuras planas;
·   Resolver situações problema utilizando o cálculo mental e material concreto;

Metodologias

ü  Pesquisas de números de casas, números de roupa, sapato;
ü  Visita ao supermercado;
ü  Organização de feirinhas;
ü  Utilização de massas, líquidos, fita métrica, calculadora e balanças;
ü  Utilização de relógio e calendário;
ü  Utilização de jogos;
ü  Utilização de material concreto;
ü  Levantamento de dados para construção de gráficos;
ü  Utilização de músicas;




CIÊNCIAS


OBJETIVO GERAL

Valorizar a importância dos cuidados com a saúde do próprio corpo, desde a higiene corporal e alimentar à prevenção de acidentes, vacinação, atividades físicas e de lazer.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·     Reconhecer características no seu corpo e as diferentes partes que o constituem;
·     Reconhecer e aplicar medidas de segurança visando à manutenção da saúde;
·     Conhecer normas de higiene alimentar e identificar alimentos que contribuem para o equilíbrio do organismo;
·     Identificar alguns seres vivos do seu meio;
·     Reconhecer alguns cuidados a ter com as plantas e os animais;
·     Saber observar a natureza (cores, sons, cheiros, modificações, seres vivos...);
·     Manusear objetos em situações concretas;
·     Atuar em diversas práticas esportivas e outras práticas corporais;
·     Conhecer a importância das plantas e animais para o homem;
·      Realizar experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
  • Como ter saúde
v  O que saúde
v  Estar sempre limpo
v  Comer bem
v  Mexer o corpo
v  Evitar acidentes
v  Ter amigos
·  Identificar cuidados coma higiene do corpo;
·  Relacionar a dieta saudável à manutenção da saúde;
·  Reconhecer a importância das atividades físicas e do lazer para a saúde;
·  Reconhecer situações de risco de acidentes.
2ª UNIDADE
  • Animais que vivem em grupo           ( Ligados. com– integrado pg 96)
  • Animais de estimação
v  Como cuidar do cão e do gato
v  O gato e o cão
v  O cão e o gato são caçadores
v  Cães e gatos abandonados
v  Animais Silvestres
·  Identificar animais que vivem em grupo;
·  Identificar os animais de estimação das famílias;
·  Identificar características do cão e do gato;
·  Identificar o cão e o gato como animais caçadores;
·  Reconhecer a responsabilidade das pessoas por seus animais de estimação;
·  Reconhecer as necessidades básicas de alimentação, espaço e água nos cuidados com animais de estimação;
·  Identificar a importância de manter os animais silvestres em seu ambiente natural;
·  Reconhecer as conseqüências do tráfico de animais;
3ª UNIDADE
  • Luz e visão (Ligados.com- integrado pg.50)
  • Pontos de vista (Ligados.com- integrado pg.52)
  • Os sons e a audição (Ligados.com- integrado pg.54)
  • Sentindo na pele (Ligados.com- integrado pg.58)
  • Cheiros e sabores (Ligados.com- integrado pg.60)
  • O que tem vida e o que não tem vida
v  Tem vida?
v  O ciclo da vida
v  Cada animal em seu ambiente
v  O ar
·  Identificar os olhos como órgão da visão;
·  Relacionar os órgãos do sistema auditivo à percepção dos sons;
·  Identificar que os sons são causados pela vibração;
·  Reconhecer a pele como órgão do tato;
·  Distinguir sabores.
4ª UNIDADE
  • O ar tem movimento
v  O solo
v  A água
v  A água tem Três estados



·  Reconhecer o vento como o ar em movimento;
·  Identificar alguns usos do ar;
·  Identificar do que é feito o solo;
·  Identificar alguns usos do solo;
·  Identificar oceanos, lagos, rios e geleiras;
·  Identificar os estados da água.




GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL

Reconhecer e contextualizar o meio em que vive, percebendo-se como ser integrante, dependente e agente transformador do ambiente.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

· Reconhecer semelhanças e diferenças entre as construções, moradias e hábitos cotidianos;
·     Reconhecer os diferentes espaços da escola e as suas utilidades;
·     Perceber as variações do tempo;
·     Conhecer as diferentes paisagens percebendo sua importância para o homem;
·     Situar-se no espaço, tempo e lugar.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·A Escola
v  De casa para a escola
v  As dependências da escola
v  Representar uma dependência
·Diferentes paisagens
v  Como é a paisagem
v  As paisagens contam história
v  Mudanças na paisagem
v  O que percebemos nas paisagens

  • Identificar que há escola em diferentes lugares e que as crianças vão à escola de diferentes formas;
  • Identificar as atividades que acontecem nas dependências da escola;
  • Identificar planta como uma forma de representação do espaço;
  • Reconhecer elementos da paisagem do lugar onde vive;
  • Representar paisagens do lugar onde mora;
  • Identificar mudanças e permanências na paisagem ao longo do tempo.

2ª UNIDADE
  • As moradias
v  Diferentes moradias
v  Matérias de construção
v  Materiais fabricados
v  As moradias têm história
  • Leitura de mapas
  • Reconhecer diferentes usos da moradia;
  • Identificar diferentes tipos de moradia;
  • Identificar materiais usados na construção das moradias;
  • Identificara origem dos materiais de construção;
  • Diferenciar materiais de construção naturais e fabricados;
  • Reconhecer que os materiais de construção mudam com o passar do tempo;
  • Observar e analisar os tipos de moradia do bairro;
  • Reconhecer que existem pessoas que não têm moradia;
  • Compreender a moradia digna como um direito;
  • Fazer leitura de mapas.
3ª UNIDADE
  • As moradias do bairro (Ligados.com- integrado pg.128-138)
v  Onde eu vou morar
v  Os cômodos
v  Os objetos da moradia
v  As propriedades dos materiais;
  • Leitura de mapas
·         Identificar os cômodos da moradia;
·         Nomear os cômodos da moradia;
·         Identificar diferentes materiais;
·         Identificar as propriedades dos materiais de que são feitos os objetos utilizados nas moradias;
·         Fazer leitura de mapas.
4ª UNIDADE
  • Objetos que contam a história (Ligados.com- integrado pg.140)
  • Os cuidados com a moradia (Ligados.com- integrado pg.142)
  • Onde está o perigo (Ligados.com- integrado pg.144)



·    Reconhecer que os objetos mudam no decorrer do tempo;
·    Identificar os cuidados com a limpeza da casa e reconhecer sua importância;
·    Identificar os riscos de acidentes na moradia.



Metodologias
ü  Pesquisas e colagem;
ü  Construção de Maquetes;
ü  Leitura de Contos (Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho);
ü  Músicas;
ü  Passeios pela escola para conhecer as dependências da mesma;
ü  Confecção de cartaz;
ü   Aulas passeios;
ü  Produção oral e escrita;
ü  Leitura e análise de paisagens;
ü  Teatro;
ü  Exibição de Vídeos;
ü  Construção de jogos, meios de transporte, e meios de comunicação, com sucatas;
ü  Uso de jogos;
ü  Leitura de mapas simples;
ü  Utilização de relógio;
ü  Manuseio de calendário;
ü  Utilização de música;




HISTÓRIA

Objetivo Geral

Compreender como as pessoas constroem suas vidas nas relações familiares, no trabalho, nas atividades artísticas, na religiosidade e em outras instâncias que dão significado a sua existência.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·     Conhecer o nome, sexo e idade;
·     Participar voluntária e ativamente na vida escolar;
·     Reconhecer direitos e deveres dos alunos e comunidade escolar;
·     Respeitar as regras de convivência social.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
  • Como somos
v  Como somos por fora
v  Semelhantes, mas diferentes
v  Respeito às diferenças
  • Somos de muitos povos e lugares Cada pessoa tem uma história
v  O nome de cada um
v  O primeiro documento

Datas comemorativas
v  O Carnaval
v  Dia Internacional da Mulher
v  Dia do Circo
v  Fundação da cidade de Salvador
v  Aniversário da Cidade de Entre Rios


·    Comparar pessoas a outros indivíduos;
·    Identificar agrupamento de seres vivos;
·    Identificar direitos das pessoas com deficiência;
·    Refletir acerca dos acontecimentos marcantes de nossa história;
·    Identificar que cada pessoa tem um nome e um sobrenome;
·    Reconhecer a importância do nome e sobrenome;
·    Identificar que a certidão de nascimento é um direito de cidadania;
·    Localizar acontecimentos em uma linha do tempo.

2ª UNIDADE

  • As famílias
v  As pessoas vivem em família
v  A criança e a família
v  Convivência em família
v  Divisão de tarefas
v  As famílias têm história

Datas comemorativas
v  Dia do livro
v  Dia do índio
v  Tiradentes
v  Descobrimento do Brasil
v  Dia das mães
v  Abolição da escravatura
v  Meio ambiente
v  Festas Juninas

·    Reconhecer que as famílias podem ter composições variadas;
·    Identificar as necessidades das crianças de proteção e de cuidados;
·    Reconhecer que as crianças aprendem com os adultos;
·    Identificar acontecimentos importantes na vida em família;
·    Reconhecer a variedade e a importância das divisões de responsabilidade e tarefas nas famílias;
·    Identificar fotografias e depoimentos como fontes históricas;
·    Reconstruir a história da família por meio da elaboração de um álbum;
·     Refletir acerca dos acontecimentos marcantes de nossa história;
·     
3ª UNIDADE
  • As famílias têm história (Ligados.com- integrado pg.98 a 100)
  • Trabalho e lazer (consultar outras fontes bibliográficas)

Datas comemorativas
v  Dia da Vovó
v  Dia dos pais
v  Independência do Brasil
v  Dia da árvore


·    Identificar fotografias e depoimentos como fontes históricas;
·    Reconstruir a história da família por meio da elaboração de um álbum;
·    Perceber a importância do trabalho e do lazer para uma vida equilibrada;
·    Conhecer a história dos meios de transportes, sua evolução e classificação;
·      Valorizar acontecimentos importantes da nossa história.
4ª UNIDADE
  • Direitos e Deveres

Datas comemorativas
v  Dia das crianças
v  Dia do professor
v  Proclamação da Republica
v  Dia da Bandeira
v  Dia da Consciência Negra
v  Natal

·    Identificar ações relacionadas aos direitos e deveres dos alunos e comunidade escolar;
·    Refletir acerca dos acontecimentos marcantes da nossa história.



ENSINO RELIGIOSO



OBJETIVO GERAL

Desenvolver a vivência do diálogo e do respeito às diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio social, através da identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de firmar atitudes de paz, compreensão, solidariedade e superação de toda a forma de conceitos


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Ler e ouvir textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam a revelação, as histórias sagradas e o contexto cultural;
·      Conhecer o Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
·      Identificar o conjunto de normas e de valores éticos das diversas tradições religiosas;
·      Compreender a sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade com o outro e na percepção da idéia do Transcendente;
·      Interagir com a diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala de aula;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que são importantes para as normas de convivência social;
·  Ter uma atitude de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua cultura religiosa quanto na do outro;
·      Aprender a conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
·      Interagir e dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de aula;
·   Compreender que todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente, embora de maneiras diferentes;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que elas são importantes para a relação de convivência;
·    Respeitar os valores das diversas denominações religiosas contextualizadas na sala de aula
·  Estabelecer uma atitude de diálogo e de convivência com a diversidade das práticas religiosas


CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·         Eu sou
·         Sempre me alegro
·         Pessoas que amo
·         Estou crescendo
·      Perceber que somos seres especiais;
·      Reconhecer que cada um é uma pessoa especial, criada para ser feliz;
·      Compreender que o nosso nome nos identifica, nos valoriza e nos diferencia das outras pessoas;
·      Reconhecer e valorizar o nome dos colegas.
2ª UNIDADE
·         Minha boquinha fala
·         Mãos amigas
·         Era uma vez
·         Ser amigo
·      Aprender a ter atitudes e hábitos de boa convivência por meio da palavra;
·      Agir de maneira solidária e respeitosa  com os colegas;
·      Perceber a importância das tradições orais religiosas em nossa vida
3ª UNIDADE
·         Espalhando a luz;
·         Amiga água
·         Mundo azul
·         Todos os animais



·      Ter atitudes e hábitos de observação da natureza, por meio da qual pode-se experimentar admiração, louvor e gratidão ao criador;
·      Entender que o ser humano é capaz de criar;
·      Compreender a importância e a necessidade de preservar os elementos da natureza;
·      Entender que a amizade entre seres humanos e animais é importante.


4ª UNIDADE
·         Vamos construir
·         Fazer ou não fazer
·         Gente saudável
·         Uma festa especial
·      Reconhecer as invenções feitas pelo ser humano;
·      Compreender que a inteligência é um dom que recebemos de deus;
·      Observar as invenções humanas e perceber que elas podem ser utilizadas para o bem ou para  mal;
·      Compreender que as pessoas devem escolher ações de amos ao próximo.

Referência Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso. São Paulo:Scipione.




ARTE

OBJETIVO GERAL

Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·         Compreender e utilizar a arte como linguagem;
·         Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·         Experimentar e explorar as possibilidades de cada linguagem artística;
·         Interagir com materiais, instrumentos e procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.





CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·   Linhas
·   Dia das Mães
·   Cores Primárias
·   Teatro

·         Identificar os tipos diferentes de linhas;
·         Identificar as diferentes posições das linhas;
·         Aprender sobre datas comemorativas;
·         Conhecer as cores primárias;
·         Compreender e utilizar a arte teatral como linguagem;

2º UNIDADE
·  Instrumento musical – A flauta de Pã
·  Festa junina
·  Dia dos Pais – porta-lápis
·  Dança
· Conhecer um instrumento musical folclórico;
· Apreciar e compreender a Lenda da flauta de Pã;
· Aprender sobre datas comemorativas;
· Compreender e utilizar a dança como linguagem artística.

3ª UNIDADE
·  Composição de desenho ligando pontos
·  Dia das Crianças – palhacinho
·  Dia dos Professores – maçã em PET

· Aprender a composição de desenho ligando pontos;
· Aprender sobre datas comemorativas;
· Confeccionar objetos utilizando materiais reutilizáveis.

4ª UNIDADE
·  Instrumento musical – tambor e reco-reco
·  Consciência negra – trabalhando com músicas
·  Natal – coral

· Conhecer e construir instrumentos musicais de percussão. 
· Interagir com músicas de diferentes 
gêneros, estilos, épocas e culturas;
· Confeccionar objetos utilizando materiais reutilizáveis.
· Aprender sobre datas comemorativas;




Recursos didáticos
Livro didático, cadernos, recursos audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material impresso e/ou mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura, lápis, músicas, fantoches, vídeos.

Avaliação
Avaliações escritas, trabalhos em grupo e individuais, fichas de acompanhamento, registros dos processos da classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e observando diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e avanços.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se essa postagem foi útil para você, deixe aqui seu recadinho, por favor.