Secretaria
Municipal de Educação – Entre Rios/BA
Coordenação
Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais
PLANO DE CURSO - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
1º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO
GERAL
Oportunizar
aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo gradativamente o processo de
alfabetização e letramento, através de situações concretas e significativas, de
forma prazerosa e lúdica.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
· Ler e
produzir pequenos textos orais e escritos de acordo com a sua hipótese de
escrita;
· Comunicar-se
oralmente com progressiva autonomia e clareza;
· Aprender
a escrita do próprio nome;
· Expressar-se
por iniciativa própria;
· Relatar
acontecimentos, vividos ou imaginados;
· Contar e
completar histórias;
· Interpretar
enunciados de natureza diversificada, nas suas realizações- verbal e não
verbal;
· Formular
perguntas e respostas;
· Observar
variações expressivas da língua oral;
· Construir
rimas.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
||
1ª UNIDADE
|
|||
·
Linguagem verbal e não verbal ( leitura de símbolos, imagens,
gestos e gêneros textuais)
·
Nome e sobrenome
·
Alfabeto
·
Letras
·
Ordem alfabética
·
Composição de palavras (letras iniciais e
finais, quais letras, quantas letras, sílabas)
·
Gêneros textuais ( Advinhas e Trava-
línguas)
·
Produção de gêneros textuais orais e
escritos
·
Leitura e escrita de listas de palavras do
mesmo campo semântico (Nomes de pessoas, frutas, material escolar, animais)
Obs.:
Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com
as necessidades de cada turma.
|
·
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
·
Ler
textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·
Relacionar
textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·
Ler e escrever o nome
próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura
escrita;
·
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
·
Diferenciar letras de
números e outros símbolos;
·
Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·
Compor
e decompor palavras;
·
Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das
letras;
·
Compreender que palavras diferentes
compartilham certas letras;
·
Segmentar
oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·
Identificar
rimas e sílabas;
·
Desenvolver
a consciência fonológica;
·
Ler
textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·
Interpretar textos de
diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·
Compreender textos lidos por
outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·
Identificar
as dimensões da escrita;
·
Inferir
informações em textos.
|
||
2ª UNIDADE
|
|||
·
Linguagem verbal e não verbal (símbolos, imagens, gestos e gêneros
textuais)
·
Nome e sobrenome
·
Alfabeto
·
As letras e os números
·
Ordem alfabética
·
A sílaba
·
Gêneros textuais ( bilhete,ficha técnica e
agenda telefônica)
·
Listas de palavras do mesmo campo semântico
(Nomes de pessoas, frutas, material escolar, animais)
·
Frases e textos
Obs.:
Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com
as necessidades de cada turma.
|
·
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
·
Ler
textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·
Relacionar
textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·
Ler e escrever o nome
próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura e escrita;
·
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
·
Diferenciar letras de
números e outros símbolos;
·
Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·
Compor
e decompor palavras;
·
Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das
letras;
·
Compreender que palavras diferentes
compartilham certas letras;
·
Segmentar
oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·
Identificar
rimas e sílabas;
·
Desenvolver
a consciência fonológica;
·
Ler
textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·
Interpretar textos de
diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·
Compreender textos lidos
por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·
Identificar
as dimensões da escrita
·
Planejar a
escrita de textos individuais ou coletivos, de diferentes gêneros, atendendo à
diferentes finalidades;
·
Revisar textos de
produção coletiva;
·
Produzir frases;
|
||
3ª UNIDADE
|
|||
·
Linguagem verbal e não verbal (símbolos,
imagens, gestos e gêneros textuais)
·
Nome e sobrenome
·
Alfabeto
·
Letras
·
Composição e decomposição de palavras
(letras iniciais e finais, quais letras, quantas letras, sílabas)
·
Gêneros textuais ( Diálogo, resenhas
literárias e texto instrucional)
·
Listas de Palavras do mesmo campo semântico
(Nome do aluno, frutas, material escolar, animais)
·
Frases e textos
·
Ortografia
v Emprego de
P,B,T,D,F,V,R,RR,S,SS
Obs.:
Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com
as necessidades de cada turma.
|
·
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
·
Ler
textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·
Relacionar
textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·
Ler e escrever o nome
próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura e
escrita;
·
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
·
Diferenciar letras de
números e outros símbolos;
·
Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·
Compor
e decompor palavras;
·
Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das
letras;
·
Compreender que palavras diferentes
compartilham certas letras;
·
Segmentar
oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·
Identificar
rimas e sílabas;
·
Desenvolver
a consciência fonológica;
·
Ler
textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·
Interpretar textos de
diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·
Compreender textos lidos
por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·
Identificar
as dimensões da escrita
·
Planejar a
escrita de textos individuais ou coletivos, de diferentes gêneros, atendendo
à diferentes finalidades;
·
Revisar textos de
produção coletiva;
·
Empregar
adequadamente letras cujo som depende do contexto (p,b,t,d,f,v)
·
Empregar
adequadamente letras cuja a representação depende do contexto (r,rr,s,ss)
·
Conhecer as características das resenhas
literárias;
·
Ler resenhas literárias identificando sua estrutura
e opinião;
·
Conhecer as características dos textos
instrucionais;
·
Ler textos instrucionais;
·
Produzir textos de
diferentes gêneros, atendendo à diferentes finalidades.
|
||
4ª UNIDADE
|
|||
·
Linguagem verbal e não verbal (símbolos,
imagens, gestos e gêneros textuais)
·
Nome e sobrenome
·
Alfabeto
·
Letras
·
Composição e decomposição de palavras
(letras iniciais e finais, quais letras, quantas letras, sílabas)
·
Gêneros textuais (conto, resenhas
literárias)
·
Produção de gêneros textuais orais e
escritos
·
Listas de Palavras do mesmo campo semântico
(Nome do aluno, frutas, material escolar, animais)
·
Ortografia
v Empregos
de ca, ce,cu,ch,lh,nh,que,
qui,ga,go,gu,gue,gui
·
Frases e textos
Obs.:
Regularidades e irregularidades ortográficas serão trabalhadas de acordo com
as necessidades de cada turma;
|
·
Participar
de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos de fala;
·
Ler
textos verbais e não verbais, em diferentes suportes;
·
Relacionar
textos verbais e não verbais, construindo sentidos;
·
Ler e escrever o nome
próprio e palavras significativas de acordo com sua hipótese de leitura e
escrita;
·
Reconhecer
e nomear as letras do alfabeto;
·
Diferenciar letras de
números e outros símbolos;
·
Conhecer
a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros;
·
Compor
e decompor palavras;
·
Perceber
que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem das
letras;
·
Compreender que palavras diferentes
compartilham certas letras;
·
Segmentar
oralmente as sílabas de palavras e compará-las quanto ao tamanho;
·
Identificar
semelhanças sonoras em sílabas e em rimas;
·
Identificar
rimas e sílabas;
·
Desenvolver
a consciência fonológica;
·
Ler
textos com autonomia de acordo com a sua hipótese de leitura e escrita;
·
Interpretar textos de
diferentes gêneros textuais lidos pelo professor ou outro leitor experiente;
·
Compreender textos lidos
por outras pessoas, de diferentes gêneros e com diferentes propósitos;
·
Identificar
as dimensões da escrita;
·
Conhecer as características dos textos
instrucionais, contos e resenhas literárias;
·
Ler textos instrucionais, resenhas e contos;
·
Empregar
adequadamente ca, ce,cu,ch,lh,nh,que,
qui,ga,go,gu,gue,gui
·
Planejar a
escrita de textos individuais ou coletivos, de diferentes gêneros, atendendo
à diferentes finalidades;
·
Revisar textos de
produção coletiva;
Produzir textos de diferentes
gêneros, atendendo a diferentes finalidades.
|
||
Metodologias
ü Leitura
diária de diversos gêneros textuais realizada pelo professor ou pelo próprio
aluno;
ü Escrita
do nome, de palavras e frases;
ü Práticas
de produção textual oral e escrita;
ü Produção
de textual de forma coletiva ou individual;
ü Leitura
compartilhada;
ü Escrita
de palavras, frases e textos;
MATEMÁTICA
OBJETIVO
GERAL
Proporcionar
aos alunos o desenvolvimento da percepção e a descoberta de um mundo lógico,
repleto de relações, expressões e conceitos matemáticos como: cores, numerais,
números, cálculos, entre outros, desenvolvendo a agilidade mental.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Utilizar
conceitos de grandeza, medidas e espaço;
· Utilizar
o raciocínio lógico em diferentes situações matemáticas;
· Ordenar,
contar, classificar, agrupar, comparar;
· Resolver
situações-problema na linguagem matemática;
· Ler e
escrever numerais até 50 (Observando o nível de aprendizagem dos alunos);
· Estabelecer
relações de ordem entre números;
· Compreender
as sequências numéricas;
· Estabelecer
relações de grandeza entre objetos;
· Compreender
noções de seriação e classificação;
· Utilizar
conceitos de comprimento, capacidade e massa;
· Conhecer
moedas em circulação;
· Conhecer
e utilizar conceitos de lateralidade;
· Utilizar
o sistema monetário brasileiro;
· Explorar
e interpretar, em diferentes contextos do cotidiano, conceitos e procedimentos
matemáticos.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
Grandezas e Medidas:
Números e Operações:
Geometria:
Tratamento da informação:
|
·
Estabelecer relações de
grandeza entre objetos;
·
Comparar comprimento de dois ou
mais objetos por comparação direta;
·
Construir o significado do
número natural a partir do contexto social;
·
Desenvolver o raciocínio
lógico para resolver situações-problema que envolva a ideia de juntar,
acrescentar;
·
Ordenar, contar,
classificar, agrupar, comparar;
·
Ler e escrever numerais até 50;
·
Estabelecer relações de ordem
entre números;
·
Compreender as sequências
numéricas;
·
Classificar e ordenar
números;
·
Resolver situações problema
utilizando o cálculo mental e material concreto;
·
Reconhecer os sólidos
geométricos e nomear cubos;
·
Reconhecer figuras planas e
nomear o quadrado, triângulo, retângulo e círculo;
·
Ler e construir tabelas e
gráficos.
|
2ª UNIDADE
|
|
Grandezas e Medidas:
Números e Operações:
Geometria:
·
Uso da régua
·
Copia no quadriculado
·
Linhas retas e linhas curvas
Tratamento da informação:
Gráficos
|
·
Construir o significado do
número natural a partir contextualização social;
·
Desenvolver o raciocínio
lógico para resolver situações-problema que envolva a ideia de juntar,
acrescentar;
·
Ordenar, contar,
classificar, agrupar, comparar;
·
Ler e escrever numerais;
·
Reconhecer as cores
primárias em situações do cotidiano;
·
Aprender a localizar-se no
tempo;
·
Resolver situações problema
utilizando o cálculo mental e material concreto;
·
Desenvolver as noções de
adição e subtração como a ideia de acrescentar e retirar quantidades;
·
Contar, localizar e ordenar
números em ordem crescente e decrescente;
·
Identificar a posição de
números em sequências numéricas;
·
Diferenciar linhas retas de
linhas curvilíneas;
·
Coletar dados, traçar e
interpretar gráficos simples.
|
3ª UNIDADE
|
|
Grandezas e Medidas: ( consultar em
outra fonte bibliográfica)
Números e Operações:
Geometria:
·
Formas geométricas: Cone, cilindro, pirâmide ( consultar em outras fontes
bibliográficas)
Tratamento da informação:
·
Gráficos e tabela
|
·
Construir o significado do
número natural a partir do contexto social;
·
Desenvolver o raciocínio
lógico para resolver situações-problema que envolvam a ideia de juntar,
acrescentar;
·
Ordenar, contar,
classificar, agrupar, comparar;
·
Ler e escrever numerais;
·
Compreender a utilidade das
medidas (massa e capacidade) em seu cotidiano;
·
Ler e interpretar gráficos;
·
Classificar objetos,
pessoas, elementos e situações, identificando suas características.
·
Ler e interpretar situações-problema;
·
Identificar uma pirâmide;
·
Reconhecer formas
geométricas espaciais em embalagens do cotidiano;
·
Resolver situações problema
utilizando o cálculo mental e material concreto;
·
Desenvolver as noções de
adição e subtração e multiplicação;
·
Compreender a ideia de
dezena;
·
Identificar as formas
geométricas em objetos e espaços que fazem parte do cotidiano;
·
Coletar dados, traçar e
interpretar gráficos simples e tabelas;
|
4ª UNIDADE
|
|
Grandezas
e Medidas:
·
Sistema Monetário Brasileiro;
Números e Operações:
·
Números
naturais (avançar de acordo com o nível de aprendizagem da turma)
·
Leitura e escrita de números naturais
·
Sequência numérica
·
Classificação e ordenação
·
Cálculos mentais
·
Operações simples de números (multiplicação
e noções de divisão)
·
Metade
·
Números ordinais ( avançar de acordo com o
desenvolvimento da turma)
·
Dúzia e meia Dúzia ( consultar em outra fonte bibliográfica)
Geometria:
Tratamento da informação:
-
Gráficos e tabelas;
|
·
Fazer uso do sistema monetário
em seu cotidiano;
·
Construir o significado do
número natural a partir contextualização social;
·
Desenvolver o raciocínio
lógico para resolver situações-problema que envolvam a ideia de juntar,
acrescentar e multiplicar e dividir;
·
Ordenar, contar, classificar,
agrupar, comparar;
·
Ler e escrever numerais;
·
Reconhecer as cores
secundárias no seu dia a dia;
·
Resolver situações
problemas envolvendo noções de dezena, dúzia e meia dúzia;
·
Ler e interpretar gráficos;
·
Ler e interpretar gráficos.
·
Ler tabelas e organizar
dados coletados;
·
Reconhecer sólidos
geométricos e figuras planas;
·
Resolver situações problema
utilizando o cálculo mental e material concreto;
|
Metodologias
ü
Pesquisas
de números de casas, números de roupa, sapato;
ü
Visita
ao supermercado;
ü
Organização
de feirinhas;
ü
Utilização
de massas, líquidos, fita métrica, calculadora e balanças;
ü
Utilização
de relógio e calendário;
ü
Utilização
de jogos;
ü
Utilização
de material concreto;
ü
Levantamento
de dados para construção de gráficos;
ü
Utilização
de músicas;
CIÊNCIAS
OBJETIVO
GERAL
Valorizar a importância dos cuidados com a saúde do próprio
corpo, desde a higiene corporal e alimentar à prevenção de acidentes,
vacinação, atividades físicas e de lazer.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Reconhecer
características no seu corpo e as diferentes partes que o constituem;
· Reconhecer
e aplicar medidas de segurança visando à manutenção da saúde;
· Conhecer
normas de higiene alimentar e identificar alimentos que contribuem para o
equilíbrio do organismo;
· Identificar
alguns seres vivos do seu meio;
· Reconhecer
alguns cuidados a ter com as plantas e os animais;
· Saber
observar a natureza (cores, sons, cheiros, modificações, seres vivos...);
· Manusear
objetos em situações concretas;
· Atuar em
diversas práticas esportivas e outras práticas corporais;
· Conhecer
a importância das plantas e animais para o homem;
· Realizar
experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
v O que
saúde
v Estar
sempre limpo
v Comer bem
v Mexer o
corpo
v Evitar
acidentes
v Ter amigos
|
· Identificar cuidados coma higiene do corpo;
· Relacionar a dieta saudável à manutenção da saúde;
· Reconhecer a importância das atividades físicas e do lazer para a
saúde;
· Reconhecer situações de risco de acidentes.
|
2ª UNIDADE
|
|
v Como
cuidar do cão e do gato
v O gato e o
cão
v O cão e o
gato são caçadores
v Cães e
gatos abandonados
v Animais
Silvestres
|
· Identificar animais que vivem em grupo;
· Identificar os animais de estimação das famílias;
· Identificar características do cão e do gato;
· Identificar o cão e o gato como animais caçadores;
· Reconhecer a responsabilidade das pessoas por seus animais de
estimação;
· Reconhecer as necessidades básicas de alimentação, espaço e água nos
cuidados com animais de estimação;
· Identificar a importância de manter os animais silvestres em seu
ambiente natural;
· Reconhecer as conseqüências do tráfico de animais;
|
3ª UNIDADE
|
|
v Tem vida?
v O ciclo da
vida
v Cada
animal em seu ambiente
v O ar
|
· Identificar os olhos como órgão da visão;
· Relacionar os órgãos do sistema auditivo à percepção dos sons;
· Identificar que os sons são causados pela vibração;
· Reconhecer a pele como órgão do tato;
· Distinguir sabores.
|
4ª UNIDADE
|
|
v O solo
v A água
v A água tem
Três estados
|
· Reconhecer o vento como o ar em movimento;
· Identificar alguns usos do ar;
· Identificar do que é feito o solo;
· Identificar alguns usos do solo;
· Identificar oceanos, lagos, rios e geleiras;
· Identificar os estados da água.
|
GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
Reconhecer e
contextualizar o meio em que vive, percebendo-se como ser integrante,
dependente e agente transformador do ambiente.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
· Reconhecer
semelhanças e diferenças entre as construções, moradias e hábitos cotidianos;
· Reconhecer
os diferentes espaços da escola e as suas utilidades;
· Perceber
as variações do tempo;
· Conhecer
as diferentes paisagens percebendo sua importância para o homem;
· Situar-se
no espaço, tempo e lugar.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
·A Escola
v De
casa para a escola
v As
dependências da escola
v Representar
uma dependência
·Diferentes
paisagens
v Como
é a paisagem
v As
paisagens contam história
v Mudanças
na paisagem
v O
que percebemos nas paisagens
|
|
2ª UNIDADE
|
|
v Diferentes
moradias
v Matérias
de construção
v Materiais
fabricados
v As
moradias têm história
|
|
3ª UNIDADE
|
|
v Onde eu
vou morar
v Os cômodos
v Os objetos
da moradia
v As
propriedades dos materiais;
|
·
Identificar os cômodos da moradia;
·
Nomear os cômodos da moradia;
·
Identificar diferentes materiais;
·
Identificar as propriedades dos materiais
de que são feitos os objetos utilizados nas moradias;
·
Fazer leitura de mapas.
|
4ª UNIDADE
|
|
|
· Reconhecer que os objetos mudam no decorrer do tempo;
· Identificar os cuidados com a limpeza da casa e reconhecer sua
importância;
· Identificar os riscos de acidentes na moradia.
|
Metodologias
ü
Pesquisas
e colagem;
ü
Construção
de Maquetes;
ü
Leitura
de Contos (Os três Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho);
ü
Músicas;
ü
Passeios
pela escola para conhecer as dependências da mesma;
ü
Confecção
de cartaz;
ü
Aulas passeios;
ü
Produção
oral e escrita;
ü
Leitura
e análise de paisagens;
ü
Teatro;
ü
Exibição
de Vídeos;
ü
Construção
de jogos, meios de transporte, e meios de comunicação, com sucatas;
ü
Uso
de jogos;
ü
Leitura
de mapas simples;
ü
Utilização
de relógio;
ü
Manuseio
de calendário;
ü
Utilização
de música;
HISTÓRIA
Objetivo
Geral
Compreender
como as pessoas constroem suas vidas nas relações familiares, no trabalho, nas
atividades artísticas, na religiosidade e em outras instâncias que dão
significado a sua existência.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
· Conhecer
o nome, sexo e idade;
· Participar
voluntária e ativamente na vida escolar;
· Reconhecer
direitos e deveres dos alunos e comunidade escolar;
· Respeitar
as regras de convivência social.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
v
Como somos por fora
v
Semelhantes, mas diferentes
v
Respeito às diferenças
v O nome de
cada um
v O primeiro
documento
Datas comemorativas
v
O Carnaval
v
Dia Internacional da Mulher
v
Dia do Circo
v
Fundação da cidade de Salvador
v
Aniversário da Cidade de Entre Rios
|
·
Comparar pessoas
a outros indivíduos;
·
Identificar
agrupamento de seres vivos;
·
Identificar
direitos das pessoas com deficiência;
·
Refletir acerca
dos acontecimentos marcantes de nossa história;
·
Identificar que
cada pessoa tem um nome e um sobrenome;
·
Reconhecer a
importância do nome e sobrenome;
·
Identificar que a
certidão de nascimento é um direito de cidadania;
·
Localizar
acontecimentos em uma linha do tempo.
|
2ª UNIDADE
|
|
v As pessoas
vivem em família
v A criança
e a família
v Convivência
em família
v Divisão de
tarefas
v As famílias
têm história
Datas
comemorativas
v
Dia
do livro
v
Dia
do índio
v
Tiradentes
v
Descobrimento
do Brasil
v
Dia
das mães
v
Abolição
da escravatura
v
Meio
ambiente
v
Festas
Juninas
|
·
Reconhecer que as
famílias podem ter composições variadas;
·
Identificar as
necessidades das crianças de proteção e de cuidados;
·
Reconhecer que as
crianças aprendem com os adultos;
·
Identificar
acontecimentos importantes na vida em família;
·
Reconhecer a
variedade e a importância das divisões de responsabilidade e tarefas nas
famílias;
·
Identificar fotografias
e depoimentos como fontes históricas;
·
Reconstruir a
história da família por meio da elaboração de um álbum;
·
Refletir acerca dos acontecimentos marcantes
de nossa história;
·
|
3ª UNIDADE
|
|
Datas
comemorativas
v Dia da Vovó
v Dia dos pais
v Independência do Brasil
v Dia da árvore
|
·
Identificar
fotografias e depoimentos como fontes históricas;
·
Reconstruir a
história da família por meio da elaboração de um álbum;
·
Perceber a
importância do trabalho e do lazer para uma vida equilibrada;
·
Conhecer a
história dos meios de transportes, sua evolução e classificação;
·
Valorizar
acontecimentos importantes da nossa história.
|
4ª UNIDADE
|
|
Datas comemorativas
v Dia das crianças
v Dia do professor
v Proclamação da Republica
v Dia da Bandeira
v Dia da Consciência Negra
v Natal
|
·
Identificar ações
relacionadas aos direitos e deveres dos alunos e comunidade escolar;
·
Refletir acerca
dos acontecimentos marcantes da nossa história.
|
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver a vivência do diálogo e do respeito às
diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio social, através da
identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de firmar atitudes de paz,
compreensão, solidariedade e superação de toda a forma de conceitos
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
· Ler e ouvir textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam
a revelação, as histórias sagradas e o contexto cultural;
· Conhecer o Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
· Identificar o conjunto de normas e de valores éticos das diversas
tradições religiosas;
· Compreender a sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade
com o outro e na percepção da idéia do Transcendente;
· Interagir com a diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala
de aula;
· Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e
morais e que são importantes para as normas de convivência social;
· Ter uma atitude de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua
cultura religiosa quanto na do outro;
· Aprender a conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
· Interagir e dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de
aula;
· Compreender que todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente,
embora de maneiras diferentes;
· Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e
morais e que elas são importantes para a relação de convivência;
· Respeitar os valores das diversas denominações religiosas
contextualizadas na sala de aula
· Estabelecer uma atitude de diálogo e de convivência com a diversidade
das práticas religiosas
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
||
1ª UNIDADE
|
|||
·
Eu sou
·
Sempre me alegro
·
Pessoas que amo
·
Estou crescendo
|
·
Perceber
que somos seres especiais;
·
Reconhecer
que cada um é uma pessoa especial, criada para ser feliz;
·
Compreender
que o nosso nome nos identifica, nos valoriza e nos diferencia das outras
pessoas;
·
Reconhecer
e valorizar o nome dos colegas.
|
||
2ª UNIDADE
|
|||
·
Minha boquinha fala
·
Mãos amigas
·
Era uma vez
·
Ser amigo
|
·
Aprender a ter
atitudes e hábitos de boa convivência por meio da palavra;
·
Agir de maneira
solidária e respeitosa com os colegas;
·
Perceber a
importância das tradições orais religiosas em nossa vida
|
||
3ª UNIDADE
|
|||
·
Espalhando a luz;
·
Amiga água
·
Mundo azul
·
Todos os animais
|
·
Ter atitudes e
hábitos de observação da natureza, por meio da qual pode-se experimentar
admiração, louvor e gratidão ao criador;
·
Entender que o
ser humano é capaz de criar;
·
Compreender a
importância e a necessidade de preservar os elementos da natureza;
·
Entender que a
amizade entre seres humanos e animais é importante.
|
||
4ª UNIDADE
|
|||
·
Vamos construir
·
Fazer ou não fazer
·
Gente saudável
·
Uma festa especial
|
·
Reconhecer as invenções
feitas pelo ser humano;
·
Compreender que a
inteligência é um dom que recebemos de deus;
·
Observar as invenções
humanas e perceber que elas podem ser utilizadas para o bem ou para mal;
·
Compreender que as pessoas
devem escolher ações de amos ao próximo.
|
||
Referência
Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha
Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso. São Paulo:Scipione.
ARTE
OBJETIVO
GERAL
Experimentar e explorar as possibilidades de
cada linguagem artística, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a
investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções
artísticas.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
·
Compreender e utilizar a arte como linguagem;
·
Construir uma relação de autoconfiança com a
produção artística pessoal, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·
Experimentar e explorar as possibilidades de
cada linguagem artística;
·
Interagir com materiais, instrumentos e
procedimentos variados em artes (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro),
experimentando-os e conhecendo-os de modo a utilizá-los nos trabalhos pessoais.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª
UNIDADE
|
|
·
Linhas
·
Dia das Mães
·
Cores Primárias
·
Teatro
|
·
Identificar os tipos
diferentes de linhas;
·
Identificar as diferentes
posições das linhas;
·
Aprender sobre datas
comemorativas;
·
Conhecer as cores
primárias;
·
Compreender e utilizar a
arte teatral como linguagem;
|
2º
UNIDADE
|
|
· Instrumento
musical – A flauta de Pã
· Festa
junina
· Dia dos
Pais – porta-lápis
· Dança
|
· Conhecer
um instrumento musical folclórico;
· Apreciar
e compreender a Lenda da flauta de Pã;
· Aprender
sobre datas comemorativas;
· Compreender
e utilizar a dança como linguagem artística.
|
3ª
UNIDADE
|
|
· Composição
de desenho ligando pontos
· Dia das
Crianças – palhacinho
· Dia dos
Professores – maçã em PET
|
· Aprender
a composição de desenho ligando pontos;
· Aprender
sobre datas comemorativas;
· Confeccionar
objetos utilizando materiais reutilizáveis.
|
4ª
UNIDADE
|
|
· Instrumento
musical – tambor e reco-reco
· Consciência
negra – trabalhando com músicas
· Natal –
coral
|
· Conhecer
e construir instrumentos musicais de percussão.
· Interagir com músicas de diferentes
gêneros, estilos,
épocas e culturas;
· Confeccionar
objetos utilizando materiais reutilizáveis.
· Aprender
sobre datas comemorativas;
|
Recursos didáticos
Livro didático, cadernos, recursos
audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material impresso e/ou
mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura, lápis, músicas,
fantoches, vídeos.
Avaliação
Avaliações escritas,
trabalhos em grupo e individuais, fichas de acompanhamento, registros dos
processos da classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e
observando diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e
avanços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se essa postagem foi útil para você, deixe aqui seu recadinho, por favor.