quarta-feira, 30 de março de 2016

PLANO DE CURSO - 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Secretaria Municipal de Educação – Entre Rios/BA
          Coordenação Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais

PLANO DE CURSO -  ANOS INICIAIS DO ENSINO  FUNDAMENTAL


3º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVO GERAL

Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar sentimentos, experiências e ideias, respeitando os diferentes níveis de expressão veiculada no sistema de comunicação e valorizando a leitura como fonte de fruição estética, entretenimento e cultura, e a escrita como registro da oralidade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os discursos são criados e recebidos;

Ø    Apreciar e compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura.

Ø  Apreciar e usar em situações significativas os gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas, cantigas, trava línguas.

Ø  Compreender e produzir textos destinados à organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de notas, dentre outros).

Ø  Participar de situações de leitura/escuta e produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de leitores, debates, documentários, dentre outros).

Ø  Produzir e compreender textos orais e escritos com finalidades voltadas para a reflexão  sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico, dentre outros).



CONTEÚDOS

OBJETIVOS
1ª UNIDADE

·      Leitura e interpretação de texto
·      Produção de textos orais e escritos
·      Gêneros textuais
·      Alfabeto (vogais e consoantes)
·      Letras maiúsculas e minúsculas
·      O emprego de letras maiúsculas
·      Ordem alfabética
·      Sílaba e divisão silábica
·      Regularidades e Irregularidades ortográficas
·      Linguagem verbal e não verbal.



· Ler e produzir diferentes gêneros textuais;
· Reconhecer e produzir diferentes gêneros textuais;
· Empregar corretamente letras maiúsculas e minúsculas;
· Ordenar palavras a partir da ordem alfabética;
· Identificar as letras do alfabeto em diferentes situações;
· Fazer o uso da ortografia corretamente;
· Identificar e separar as sílabas corretamente;
· Perceber as diferenças entre língua oral e escrita;
· Diferenciar a linguagem verbal da não verbal;
2ª UNIDADE
  • Leitura e interpretação de texto
  • Produção de textos orais e escritos
  • Gêneros textuais
  • Sílaba Tônica e átona
  • Classificação quanto ao número de sílaba
  • Encontro vocálico
  • Encontro consonantal
  • Dígrafo
  • Letras e fonemas
  • Leitura de símbolos, ícones, imagens e gestos
  • Regularidades e Irregularidades ortográficas (de acordo à necessidade da turma)
  • Ler e produzir diferentes gêneros textuais;
  • Reconhecer e produzir diferentes gêneros textuais;
·         Classificar as palavras de acordo ao número de sílabas e quanto à sua tonicidade;
·         Identificar e diferenciar os encontros vocálicos, os consonantais e os dígrafos;
·         Diferenciar letras de fonemas;
·         Reconhecer a leitura de textos verbais e não- verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações;
·         Empregar as novas regras gramaticais em diversos contextos;
·         Reconhecer as estratégias de leitura oral e escrita.
3ª UNIDADE
  • Leitura e interpretação de texto
  • Produção de textos orais e escritos
  • Gêneros textuais
  • Pontuação, expressividade
  • Sinais de pontuação (uso nas frases)
  • Substantivo-nome
  • Gênero, número e grau do substantivo
  • Pronome pessoal
  • Adjetivo
  •  Regularidades e Irregularidades ortográficas.
·        Ler e produzir diferentes gêneros textuais;
·        Reconhecer e produzir diferentes gêneros textuais;
·        Identificar e utilizar os sinais de pontuação em diferentes textos;
·        Reconhecer substantivos em diferentes contextos;
·        Reconhecer e aplicar corretamente os pronomes pessoais em diferentes contextos da língua;
·        Identificar o adjetivo como acompanhante do nome (substantivo);
·        Empregar as novas regras gramaticais em diversos contextos.
4ª UNIDADE
  • Leitura e interpretação de texto
  • Produção de textos orais e escritos
  • Gêneros textuais
  • Verbo (ação e uso na frase)
  • Acentuação
  • Sinônimo e antônimo
  • Prefixo (des, in, im)
  • Aumentativo e diminutivo
  •  Regularidades e Irregularidades ortográficas: de acordo à necessidade da turma
  • Correspondência:
v  Carta, bilhete, e-mail, convite
  • Sujeito e predicado
· Ler e produzir diferentes gêneros textuais;
· Reconhecer e produzir diferentes gêneros textuais;
·      Reconhecer os verbos em textos;
·      Acentuar corretamente as palavras;
·      Utilizar de forma correta os sinônimos e antônimos;
·      Identificar o prefixo presente nas palavras;
·      Usar corretamente o aumentativo e diminutivo;
·      Utilizar corretamente as regras ortográficas na escrita de palavras, bem como na produção de cartas, bilhetes, e-mail e convites;
·      Identificar o sujeito e o predicado nas frases.

MATEMÁTICA


OBJETIVO GERAL

Empregar estratégias - pessoais ou não - na resolução de problemas, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise critica, associando conhecimentos prévios a novas situações.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções: indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade); medida de grandezas (2 quilos, 3 dias, etc.); indicador de posição (número ordinal); e código (número de telefone, placa de carro, etc.).
Ø  Utilizar diferentes estratégias para quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos;
Ø  Contar em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
Ø  Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos frequentes.
Ø  Resolver e elaborar problemas com os significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades, de multiplicação e de divisão utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras.
Ø  Reconhecer frações unitárias usuais (um meio, um terço, um quarto e um décimo) de quantidades contínuas e discretas em situação de contexto familiar, sem recurso à representação simbólica.
Ø  Explicitar e/ou representar informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e outras situações, por meio de desenhos, croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de tamanho, de lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de vistas.
Ø  Descrever, comparar e classificar verbalmente figuras planas ou espaciais por características comuns e estabelecer comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos — esféricos, cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismáticos — sem uso obrigatório de nomenclatura.
Ø  Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos — fita métrica, balança, recipientes de um litro, etc.
Ø  Estabelecer relação entre unidades de tempo — horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano – utilização relógio e do calendário.
Ø  Reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.
Ø  Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (do tipo: gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na realidade em que vive.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
Números e Operações
·    Os números (uso no dia -a –dia)
·    Sistema de numeração decimal:
v  Um pouco de história
·    Número e numeral
·    Números naturais
·    Números ordinais
·    Números pares e ímpares
·    Antecessor e Sucessor
·    Ordem crescente e decrescente
·    Centenas exatas
·    Adição
·    Subtração

Espaço e Forma
·         Formas geométricas planas
·         Sólidos geométricos (reconhecendo formas)

Grandezas e Medidas
·         Medidas de tempo
·    Construir o significado de número e numeral
a partir de medidas e códigos, utilizando os números em diversos contextos e situações;
·    Interpretar e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas;
·    Diferenciar números pares dos ímpares;
·    Identificar antecessor e sucessor de um número;
·    Comparar e ordenar números;
·    Resolver situações-problema a partir de estratégias próprias e aprendidas;
·    Identificar características das formas geométricas planas, bem como dos sólidos geométricos;
·    Utilizar informações sobre tempo, comparando as formas de registrar e falar as horas e estabelecendo relações entre as unidades: dia, semana, mês e ano;

2ª UNIDADE
Números e Operações

·    Dúzia e meia dúzia
·    Adição
·    Subtração

Espaço e forma
·    Vista de frente, de lado e de cima
·    Linhas retas e curvas

Grandezas e Medidas
·    Medidas de comprimento

Tratamento da informação
·    Tabelas
·    Gráficos
.
·    Construir o conceito de dúzia e meia dúzia;
·    Resolver situações de adição e subtração a partir de estratégias próprias ou convencionais;
·    Identificar diferentes vistas de objetos e de sólidos geométricos;
·    Utilizar procedimentos e instrumentos de medida convencionais ou não, selecionando o mais adequado em função de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação;
·      Recolher dados e informações, elaborando formas para organizá-los e expressá-los;
·    Interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação.
3ª UNIDADE
Números e Operações
·    Multiplicação
·    Valor do termo desconhecido

     Espaço e forma
·         Polígonos ( consultar outras fontes bibliográficas)

Grandezas e Medidas
·         Medidas de massa: o quilograma

Tratamento da Informação
·    Gráficos
·    Tabelas
·    Utilizar o algoritmo da multiplicação e estratégias próprias na resolução de problemas;
·    Usar o raciocínio matemático para calcular o termo desconhecido de uma sentença;
·    Identificar os elementos constitutivos de um polígono;
·    Reconhecer e comparar grandezas de mesma natureza.
·    Interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação.
4ª UNIDADE
Números e Operações
·      Adição
·      Subtração
·      Multiplicação
·      Valor do termo desconhecido
·      Divisão exata e inexata

Espaço e forma
·         Simetria
·         Orientação e localização
                   
Grandezas e Medidas
·      Sistema monetário Brasileiro
·      Medida de capacidade: o litro

Tratamento da Informação
·      Gráficos
·      Tabelas

·      Rever e aplicar as ideias da adição, subtração e multiplicação;
·      Compreender e aplicar as ideias da divisão;
·      Resolver situações problemas utilizando os algoritmos envolvendo as quatro operações;
·      Identificar eixos de simetria em figuras, desenhos e na natureza;
·      Posicionar-se e deslocar-se no espaço usando seguindo orientações com: direita, esquerda, em frente, atrás, ao lado;
·      Utilizar o sistema monetário brasileiro;
·      Ler e escrever valores em dinheiro, fazendo cálculos que envolvam dinheiro;
·      Reconhecer e comparar grandezas de mesma natureza.
·      Interpretar dados apresentados sob forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de comunicação.



CIÊNCIAS

OBJETIVO GERAL

Reconhecer-se integrante do ambiente, compreendendo a Inter-relação entre seus elementos, nas dimensões ecológicas e sociais, enquanto coparticpante do processo de melhoria da qualidade de vida e da “saúde do planeta”.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Aprender como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais.
Ø  Ler e interpretar textos científicos sobre a história e a filosofia da ciência.
Ø  Aprender a seriar, organizar e classificar informações.
Ø  Perceber o papel das ciências e das tecnologias na vida cotidiana.
Ø  Compreender a ética que monitora a produção do conhecimento cientifico.
Ø  Compreender que o saber científico é provisório, sujeito a mudanças.
Ø  Desenvolver posição critica com o objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações científicas e tecnológicas.
Ø  Conhecer a natureza da ciência entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade e o meio ambiente.
Ø   Considerar como a ciência e a tecnologia afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·     Percebendo o mundo: os sentidos ( consultar outras fontes bibliográficas)
·     Ser humano: alimentação, higiene e saúde (consultar outras fontes bibliográficas)
·     Planeta Terra e ambiente (consultar outras fontes bibliográficas)
v  Ar, água e solo
·      A limpeza da cidade (Ligados.com – integrado pg.148)
·      O tratamento da água (Ligados.com– integrado pg.150)
·      O tratamento do esgoto (Ligados.com – integrado pg.152)
·      A coleta e reciclagem do lixo (Ligados.com – integrado pg.154)

·      Identificar as partes do corpo bem como os órgãos que o compõem;
·      Reconhecer os principais órgãos do corpo humano responsáveis pelos sentidos;
·      Identificar atitudes para a manutenção de uma vida saudável;
·      Justificar a importância do tratamento da água;
·      Aprender sobre as causas e conseqüências da poluição dos rios;
·      Reconhecer a importância do tratamento de esgoto;
·      Aprender sobre a importância da coleta do lixo.
2ª UNIDADE
·    Componentes do ambiente (Consultar outras fontes bibliográficas)
v  Luz e calor fornecidos pelo Sol
·  O fornecimento da energia elétrica (Ligados. Com – integrado pg156)
·      Problemas ambientais do campo natureza (Ligados. Com – Integrado, Pg. 112-126)
·    Transformando a natureza ( Ligados. Com – Integrado, pg.48)
·    Poluição ambiental (Consultar outras fontes bibliográficas)
·    Materiais poluentes (Consultar outras fontes bibliográficas)


·      Perceber a importância do ar para a sobrevivência humana, das plantas e dos animais;
·      Reconhecer a água como um recurso indispensável para a vida dos seres vivos;
·      Compreender como ocorre o processo de formação do solo;
·      Identificar os materiais poluentes ao ambiente.
·      Conhecer os processos de transformação de materiais.
3ª UNIDADE
·    Componentes do ambiente (Consultar outras fontes bibliográficas)
v  Seres vivos
·    Vegetais (Consultar em outras fontes bibliográficas)
v  Os vegetais e o ambiente
v   Estrutura de um vegetal
v   Os vegetais e os outros seres vivos
·  As primeiras plantações (Ligados. Com – Integrado, pg.12-13)
· A germinação das sementes (Ligados. Com – Integrado, pg.14)
·      Fazer um estudo sobre os vegetais, identificando os tipos, as partes e suas funções;
·      Compreender a relação e interdependência entre vegetais e ambientes;
·      Relacionar os vegetais que podem ser utilizados na alimentação humana;
4ª UNIDADE
·    O primeiro animal criado (Ligados. Com- integrado, pg16)
·    A criação dos animais (Ligados Com- integrado, pg17)
·    Os seres vivos nos ecossistemas (consultar em outras fontes bibliográficas)
·    Animais e o ambiente (consultar em outras fontes bibliográficas)
v  Vertebrados e invertebrados
v  Reprodução
v  Relação alimentar
v  Animais em extinção

· Compreender que os seres vivos estabelecem relações entre si;
· Perceber a diferença entre animais vertebrados e invertebrados;
· Compreender que todos os seres vivos têm um ciclo de vida e que a reprodução garante a continuidade desse ciclo;
· Identificar os animais que encontram-se em extinção.



GEOGRAFIA

OBJETIVO GERAL

Ø  Dominar alguns conhecimentos específicos da ciência geográfica para o entendimento do mundo em diferentes escalas espaciais e temporais, através do contato da leitura de textos, imagens e práticas, entendendo a evolução dos fatos geográficos do seu bairro e de seu município como resultantes de um longo processo de transformação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ø  Reconhecer a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
Ø  Descrever as características da paisagem local e compará-las comas de outras paisagens.
Ø  Conhecer e valorizar as relações entre as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de identidade com o lugar onde vivem.
Ø  Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
Ø  Reconhecer os problemas ambientais existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
Ø  Produzir mapas, croquis ou roteiros utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e legendas).
Ø  Ler o espaço geográfico de forma crítica através das categorias: lugar, território, paisagem e região.
Ø  Identificar as razões e os processos pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus recursos.


CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·    A vida na cidade (Ligados Com- integrado, pg 130-142)
·    A administração do município (Ligados Com- integrado, pg144)
·     O meu município
v  A vegetação do meu município

·      Observar que as paisagens das cidades são diferentes;
·      Ler gráfico da população residente no campo e na cidade no Brasil;
·      Observar as diferenças entre cidades planejadas e não planejadas;
·      Deduzir por que muitas cidades se formam perto dos rios e do mar;
·      Analisar a desigualdade social  na cidade;
·      Caracterizar o relevo do município;
·      Identificar as formações vegetais do município.
·      Identificar o que é o município.

2ª UNIDADE
·    A vida no campo (Ligados. Com- Integrado Pg. 84-104)
·      Orientação e localização (Consultar outras fontes bibliográficas)
v  Os pontos cardeais
v  A bússola
v   A rosa-dos-ventos


·      Identificar os meios de orientação e como utilizá-los para localizar-se no espaço;
·      Identificar as principais atividades econômicas do campo;
·      Identificar o que matéria- prima;
·      Identificar os componentes do solo;
·      Reconhecer por que as pessoas praticam o extrativismo;
·      Diferenciar extrativismo vegetal,animal e mineral;
·      Comparar mapa feito no século XVI com mapa atual;
·      Entender as principais causas da desigualdade no campo;
·      Diferenciar agricultura familiar de agricultura comercial;
·      Compreender a importância da conservação da Natureza, utilizando práticas positivas no uso dos recursos naturais.
·       
3ª UNIDADE
·      A natureza transforma as paisagens (Consultar outras fontes bibliográficas)
v  A força da natureza
·      A ação humana sobre as paisagens
v  Transformação das paisagens
·      Relevo (Consultar outras fontes bibliográficas)
v  Montanhas, morros, vales, planalto e planície;
v  A localização e o relevo do município.

·      Reconhecer os recursos hídricos como componentes das paisagens.
·      Identificar os processos inseridos no ciclo da água.
·      Perceber que fenômenos naturais modificam a natureza.
·      Compreender que as pessoas transformam as paisagens de acordo com suas necessidades e interesses.
·      Entender as paisagens como espaços dinâmicos sujeitos a transformações.
·      Identificar as diferentes formas do relevo terrestre e suas características.;
·      Conhecer os tipos de vegetação e as suas transformações;
·       
4º UNIDADE
·      Os serviços públicos (Consultar outras fontes bibliográficas- Ligados.com 3º ano)
v  Tratamento e distribuição de água
v  Fornecimento de energia elétrica
·      Quem paga pelos serviços públicos
·      Identificar alguns dos principais serviços públicos no Brasil;
·      Reconhecer a importância e a necessidade dos serviços públicos para garantir a qualidade de vida;
·      Conhecer a distribuição de água e energia elétrica;
·      Reconhecer a importância do consumo consciente de água e energia elétrica em sua moradia;
·      Identificar de quem é a responsabilidade pelos serviços oferecidos à população;
·      Compreender a importância da cobrança de impostos para manutenção e execução dos serviços públicos;
·      Identificar e analisar os serviços públicos no bairro ou município;
·      Realizar leitura de mapas, gráficos e tabelas para analisar a distribuição dos serviços públicos no Brasil e nas grandes regiões.




HISTÓRIA

OBJETIVO GERAL

Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, crenças, sexo, etnia e outras características individuais e sociais.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Ø  Identificar-se, a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio (familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança, religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc);
Ø  Identificar as práticas sociais, políticas, econômicas e culturais de grupos de convívio locais, regionais e nacionais, existentes no passado e na atualidade;
Ø  Formular e expressar (oralmente, graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo e em diferentes lugares;
Ø  Identificar e utilizar os diferentes marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes tempos e lugares;
Ø  Identificar, na vida cotidiana, as noções anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
Ø  Distinguir e ordenar temporalmente os fatos históricos locais, regionais e nacionais;
Ø  Articular e estabelecer correlações entre os fatos históricos (locais regionais e nacionais) e a vidas vividas no tempo presente;
Ø  Identificar e comparar os diferentes tipos de registros documentais utilizados para a construção, descrição ou rememoração dos fatos históricos: textos manuscritos e impressos, imagens estáticas ou em movimento, mapas, registros orais, monumentos históricos, obras de arte, registros familiares, objetos materiais, dentre outros.

CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·      A vida na Pré-história (Lidago.com- integrado – pg.8 e 10; 20 a 34)
·      A história do município (de acordo com data de emancipação do município):
v  Os documentos que contam a história do município;
v  A história do meu município.

Datas Comemorativas
v  O Carnaval
v  Dia Internacional da Mulher
v  Dia do Circo
v  Fundação da cidade de Salvador
v  Aniversário da Cidade de Entre Rios

·         Reconhecer que os primeiros seres humanos da Pré- história sobreviviam da caça, pesca e da coleta de alimentos da natureza;
·         Observar e identificar elementos das pinturas rupestres encontradas no Brasil;
·         Identificar o interesse dos portugueses pelas drogas do sertão;
·         Reconhecer por que os indígenas modificavam pouco o ambiente;
·         Identificar as três primeiras cidades brasileiras reconhecendo a importância da localização de cada uma delas para a sua fundação;
·         Estabelecer boas relações de convivência entre as pessoas de sua comunidade;
·      Estabelecer relações entre o passado, presente e o futuro;
·         Reconhecer a moradia como espaço de convivência familiar e suas características físicas e afetivas;
·         Perceber que seu espaço de convivência está relacionado e interligado com outros espaços;
·         Conhecer a formação histórico-cultural do seu município;
·         Rememorar e celebrar ocasiões históricas.
2ª UNIDADE
·      Os indígenas (Ligados. Com – integrado- pg. 38 a 46 e 50 a 56)
v  O ser humano é cultural
v  Os povos indígenas no Brasil
v  Diferentes e semelhantes
v  A vida da criança em uma aldeia
v  Ocupação das terras indígenas
v  Os indígenas e os bandeirantes
v  A população indígena hoje
v  Terras indígenas um direito
Datas comemorativas
v  Dia do livro
v  Dia do índio
v  Tiradentes
v  Descobrimento do Brasil
v  Dia das mães
v  Abolição da escravatura
v  Meio ambiente
v  Festas Juninas



·      Reconhecer a cultura como um elemento que distingue os seres humanos dos animais;
·      Identificar ações culturais;
·      Analisar o estereótipo do indígena brasileiro;
·      Identificar alguns povos indígenas brasileiros;
·      Reconhecer como algumas terras indígenas forma ocupadas durante a colonização;
·      Interpretar diferentes fontes históricas;
·      Identificar o que são Terras indígenas e aas conseqüências da sua distribuição no território brsileiro;
·      Resgatar e valorizar as datas comemorativas.
3ª UNIDADE
·      África (Ligados. Com – integrado- pg. 38 a 46 e 50 a 56)
v  Presença Africana no Brasil
v  Africanos e escravidão no Brasil
v  A viagem
v  O trabalho no engenho
v  O café e o trabalho escravo
v  O trabalho escravo na mineração
v  O trabalho nas cidades
v  Vida de escravo
v  Resistência à escravidão
v  Depoimento de um ex-escravo

Datas comemorativas
v  Dia da Vovó
v  Dia dos pais
v  Independência do Brasil
v  Dia da árvore

·      Conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural brasileiro.
·      Valorizar os conhecimentos do passado para construir o futuro;
·      Valorizar o papel do povo indígena para a formação do povo brasileiro e sua cultura;
·      Refletir sobre as origens, os valores e a cultura do povo brasileiro;
·      Valorizar as contribuições sociais e culturais dos povos africanos para a formação do povo e da cultura brasileira;
·      Valorizar o povo afro-brasileiro e seus costumes.
·      Resgatar e valorizar as datas comemorativas.
4ª UNIDADE
·      O trabalho (Consultar outras fontes bibliográficas- Ligados. Com 3º ano)
·      Trabalho e diversão (Consultar outras fontes bibliográficas- Ligados. Com 3º ano)
·      Cidadania:
v  Direitos e deveres do cidadão
v   Problemas comunitários

Datas comemorativas
v  Dia das crianças
v  Dia do professor
v  Proclamação da Republica
v  Dia da Bandeira
v  Dia da Consciência Negra
v  Natal
·      Entender a importância do trabalho para o homem;
·      Compreender a dinâmica do trabalho urbano e rural;
·      Entender a importância do trabalho realizado pelas comunidades campesinas;
·      Identificar as mudanças ocorridas nas relações trabalhistas no decorrer do tempo;
·      Valorizar o trabalho comunitário;
·      Identificar os direitos e deveres do cidadão;
·      Identificar os problemas comunitários da nossa cidade;
·      Resgatar e valorizar as datas comemorativas.


ENSINO RELIGIOSO


OBJETIVO GERAL

Desenvolver a vivência do diálogo e do respeito às diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio social, através da identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de firmar atitudes de paz, compreensão, solidariedade e superação de toda a forma de conceitos


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·      Ler e ouvir textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam a revelação, as histórias sagradas e o contexto cultural;
·      Conhecer o Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
·      Identificar o conjunto de normas e de valores éticos das diversas tradições religiosas;
·      Compreender a sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade com o outro e na percepção da idéia do Transcendente;
·      Interagir com a diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala de aula;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que são importantes para as normas de convivência social;
·      Ter uma atitude de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua cultura religiosa quanto na do outro;
·      Aprender a conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
·      Interagir e dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de aula;
·      Compreender que todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente, embora de maneiras diferentes;
·      Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e morais e que elas são importantes para a relação de convivência;
·      Respeitar os valores das diversas denominações religiosas contextualizadas na sala de aula
·      Estabelecer uma atitude de diálogo e de convivência com a diversidade das práticas religiosas


CONTEÚDOS
OBJETIVOS
1ª UNIDADE
·         O sentido da vida
·         O valor da vida
·         A alegria de ser criança
·         Vivendo em harmonia
·      Perceber que somos mais felizes quando olhamos a vida com bondade;
·      Entender que a vida compartilhada com os amigos torna o ser mais próximo do criador;
·      Perceber a presença de um ser transcendente por meio da música, da alegria e da brincadeira;

2ª UNIDADE
·         O amor faz a diferença
·         O caminho que ao coração
·         Somos importantes
·         Fé, a luz do mundo
·      Perceber que as pessoas são capazes de amar e tornar o mundo melhor e mais feliz;
·      Entender que, por meio do amor, surgirá a força necessária para se viver com alegria;
3ª UNIDADE
·         Caminhar e sonhar
·         Plantando felicidade
·         Crianças construindo
·         Igualdade e justiça



·      Expressar bons sentimentos;
·      Aprender a viver com respeito, solidariedade, partilha alegria e amor;
·      Seguir o caminho do bem, na busca do transcendente.


4ª UNIDADE
·          Criança: força e esperança
·         Terra, um grade tesouro
·         O mundo dos meus sonhos
·         È hora de mudança
·      Trabalhar textos, desenvolvendo a leitura e a criatividade, objetivando a construção de cidadãos capazes de ler, interpretar e transformar-se.



Referência Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso.São Paulo:Scipione.

ARTE

OBJETIVO GERAL

·         Expressar e comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

·         Compreender e utilizar a arte como linguagem;
·         Experimentar e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte (Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), de modo que os utilize nos trabalhos pessoais;
·         Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·         Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas;
·         Conhecer, respeitar e observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural;
·         Identificar a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais;
·         Observar as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando, com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando e apreciando arte de modo sensível;
·         Identificar, relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção dos artistas;
·         Pesquisar e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de arte, fontes de comunicação e informação.

Conteúdos
Objetivos
1ª UNIDADE
·   As cores
·   Desenho e pintura
·   Pintura sobre lixa
·   Dia das Mães
·   Distinguir as cores frias e as quentes;
·   Reconhecer os desenhos e pinturas;
·   Desenhar e pintar sua própria obra de arte.
·   Identificar pintura sobre a lixa;
· Aprender sobre datas comemorativas.

2ª UNIDADE
·   Harmonia monocromática
·   Harmonia isocromática
·   Harmonia por contraste
·  Festa junina – dança
·   Dia dos Pais
·   Dia do Folclore
·   Entender o conceito de harmonia monocromática, isocromática e por contraste.
· Aprender sobre datas comemorativas.


3ª UNIDADE
·   Harmonia policromática
·   A paisagem
·   Dia das Crianças
·   Dia dos Professores
·   Entender o conceito de harmonia policromática;
·   Identificar a paisagem nas obras apresentadas;
·   Aprender sobre datas comemorativas
4ª UNIDADE
·   Retrato
·   Natureza-morta
·  Consciência negra
·  Natal – ornamentação com PET

·   Aprender a desenhar o retrato falado.
·   Entender o conceito de natureza morta.
·   Identificar a natureza-morta em telas apresentadas.
·  Apreciar, reconhecer e reproduzir algumas
artes africanas.
· Confeccionar objetos utilizando materiais reutilizáveis.



Metodologia

·    Aulas dialogadas;
·    Brincadeiras e jogos;
·    Atividades orais e escritas; individualmente, ou em grupos;
·    Produções individuais e em grupo;
·    Aulas na sala de leitura/biblioteca;
·    Aulas práticas (visitas a locais históricos culturais);
·    Vídeo (documentários);
·    Confecção de cartazes;
·    Dinâmicas de grupo;
·    Feiras;
·    Recortes de jornais e revistas;
·    Leituras coletivas e individuais;
·    Produção de texto;
·    Registro de informações;
·    Análise de gráficos e tabelas;
·    Roda de conversa;
·    Utilização de mapas;
·    Confecção de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
·    Discussão, reflexão e levantamento de hipóteses;
·    Entrevistas;
·    Debates.
Recursos didáticos
 Livro didático, cadernos, recursos audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material impresso e/ou mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura, lápis, músicas, fantoches, vídeos.

Avaliação
 Avaliações escritas, trabalhos em grupo e individuais, fichas de acompanhamento, registros dos processos da classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e observando diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e avanços.






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