Secretaria Municipal de Educação –
Entre Rios/BA
Coordenação Pedagógica / Ensino Fundamental Anos Iniciais
PLANO DE CURSO - ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
3º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVO GERAL
Utilizar a linguagem oral e escrita para expressar sentimentos,
experiências e ideias, respeitando os diferentes níveis de expressão veiculada
no sistema de comunicação e valorizando a leitura como fonte de fruição
estética, entretenimento e cultura, e a escrita como registro da oralidade.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
Ø Compreender e produzir textos orais e escritos de
diferentes gêneros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a
diferentes propósitos comunicativos, considerando as condições em que os
discursos são criados e recebidos;
Ø Apreciar e
compreender textos do universo literário (contos, fábulas, crônicas, poemas,
dentre outros), levando-se em conta os fenômenos de fruição estética, de imaginação
e de lirismo, assim como os múltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante
a leitura.
Ø Apreciar e usar em situações significativas os
gêneros literários do patrimônio cultural da infância, como parlendas,
cantigas, trava línguas.
Ø Compreender e produzir textos destinados à
organização e socialização do saber escolar/científico (textos didáticos, notas
de enciclopédia, verbetes, resumos, resenhas, dentre outros) e à organização do
cotidiano escolar e não escolar (agendas, cronogramas, calendários, cadernos de
notas, dentre outros).
Ø Participar de situações de leitura/escuta e
produção oral e escrita de textos destinados à reflexão e discussão acerca de
temas sociais relevantes (notícias, reportagens, artigos de opinião, cartas de
leitores, debates, documentários, dentre outros).
Ø Produzir e compreender textos orais e escritos com
finalidades voltadas para a reflexão
sobre valores e comportamentos sociais, planejando e participando de
situações de combate aos preconceitos e atitudes discriminatórias (preconceito
racial, de gênero, preconceito a grupos sexuais, preconceito linguístico,
dentre outros).
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
·
Leitura
e interpretação de texto
·
Produção
de textos orais e escritos
·
Gêneros
textuais
·
Alfabeto
(vogais e consoantes)
·
Letras
maiúsculas e minúsculas
·
O
emprego de letras maiúsculas
·
Ordem
alfabética
·
Sílaba
e divisão silábica
·
Regularidades
e Irregularidades ortográficas
·
Linguagem
verbal e não verbal.
|
·
Ler e
produzir diferentes gêneros textuais;
·
Reconhecer
e produzir diferentes gêneros textuais;
·
Empregar
corretamente letras maiúsculas e minúsculas;
·
Ordenar
palavras a partir da ordem alfabética;
·
Identificar
as letras do alfabeto em diferentes situações;
·
Fazer o
uso da ortografia corretamente;
·
Identificar
e separar as sílabas corretamente;
·
Perceber
as diferenças entre língua oral e escrita;
·
Diferenciar
a linguagem verbal da não verbal;
|
2ª UNIDADE
|
|
|
·
Classificar
as palavras de acordo ao número de sílabas e quanto à sua tonicidade;
·
Identificar
e diferenciar os encontros vocálicos, os consonantais e os dígrafos;
·
Diferenciar
letras de fonemas;
·
Reconhecer
a leitura de textos verbais e não- verbais como possibilidade de acesso a
diferentes informações;
·
Empregar
as novas regras gramaticais em diversos contextos;
·
Reconhecer
as estratégias de leitura oral e escrita.
|
3ª UNIDADE
|
|
|
·
Ler e
produzir diferentes gêneros textuais;
·
Reconhecer
e produzir diferentes gêneros textuais;
·
Identificar
e utilizar os sinais de pontuação em diferentes textos;
·
Reconhecer
substantivos em diferentes contextos;
·
Reconhecer
e aplicar corretamente os pronomes pessoais em diferentes contextos da
língua;
·
Identificar
o adjetivo como acompanhante do nome (substantivo);
·
Empregar
as novas regras gramaticais em diversos contextos.
|
4ª UNIDADE
|
|
v
Carta,
bilhete, e-mail, convite
|
·
Ler e produzir
diferentes gêneros textuais;
·
Reconhecer
e produzir diferentes gêneros textuais;
·
Reconhecer
os verbos em textos;
·
Acentuar
corretamente as palavras;
·
Utilizar
de forma correta os sinônimos e antônimos;
·
Identificar
o prefixo presente nas palavras;
·
Usar
corretamente o aumentativo e diminutivo;
·
Utilizar
corretamente as regras ortográficas na escrita de palavras, bem como na
produção de cartas, bilhetes, e-mail e convites;
·
Identificar
o sujeito e o predicado nas frases.
|
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL
Empregar
estratégias - pessoais ou não - na resolução de problemas, utilizando para isso
o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise
critica, associando conhecimentos prévios a novas situações.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ø
Identificar
números nos diferentes contextos em que se encontram, em suas diferentes funções:
indicador da quantidade de elementos de uma coleção discreta (cardinalidade);
medida de grandezas (2 quilos, 3 dias, etc.); indicador de posição (número ordinal);
e código (número de telefone, placa de carro, etc.).
Ø Utilizar diferentes estratégias para
quantificar e comunicar quantidades de elementos de uma coleção, nas
brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade: contagem
oral, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos;
Ø
Contar
em escalas ascendentes e descendentes de um em um, de dois em dois, de cinco em
cinco, de dez em dez, etc., a partir de qualquer número dado.
Ø
Identificar
regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números menos
frequentes.
Ø Resolver e elaborar problemas com os
significados de juntar, acrescentar quantidades, separar e retirar quantidades,
de multiplicação e de divisão utilizando estratégias próprias como desenhos,
decomposições numéricas e palavras.
Ø Reconhecer frações unitárias usuais
(um meio, um terço, um quarto e um décimo) de quantidades contínuas e discretas
em situação de contexto familiar, sem recurso à representação simbólica.
Ø Explicitar e/ou representar
informalmente a posição de pessoas e objetos, dimensionar espaços, utilizando
vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e outras situações, por meio
de desenhos, croquis, plantas baixas, mapas e maquetes, desenvolvendo noções de
tamanho, de lateralidade, de localização, de direcionamento, de sentido e de
vistas.
Ø Descrever, comparar e classificar
verbalmente figuras planas ou espaciais por características comuns e estabelecer
comparações entre objetos do espaço físico e objetos geométricos — esféricos,
cilíndricos, cônicos, cúbicos, piramidais, prismáticos — sem uso obrigatório de
nomenclatura.
Ø
Comparar
grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de
instrumentos de medida conhecidos — fita métrica, balança, recipientes de um
litro, etc.
Ø
Estabelecer
relação entre unidades de tempo — horas, dia, semana, mês, bimestre, semestre,
ano – utilização relógio e do calendário.
Ø
Reconhecer
cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e
moedas em função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras
ou em situações de interesse das crianças.
Ø
Ler,
interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes
configurações (do tipo: gráficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na
compreensão de fenômenos sociais e na comunicação, agindo de forma efetiva na
realidade em que vive.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
Números e Operações
·
Os
números (uso no dia -a –dia)
·
Sistema
de numeração decimal:
v
Um
pouco de história
·
Número
e numeral
·
Números
naturais
·
Números
ordinais
·
Números
pares e ímpares
·
Antecessor
e Sucessor
·
Ordem
crescente e decrescente
·
Centenas
exatas
·
Adição
·
Subtração
Espaço e Forma
·
Formas
geométricas planas
·
Sólidos
geométricos (reconhecendo formas)
Grandezas e Medidas
·
Medidas
de tempo
|
·
Construir
o significado de número e numeral
a
partir de medidas e códigos, utilizando os números em diversos contextos e
situações;
·
Interpretar
e produzir escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas;
·
Diferenciar
números pares dos ímpares;
·
Identificar
antecessor e sucessor de um número;
·
Comparar
e ordenar números;
·
Resolver situações-problema a
partir de estratégias próprias e aprendidas;
·
Identificar características das
formas geométricas planas, bem como dos sólidos geométricos;
·
Utilizar informações sobre tempo,
comparando as formas de registrar e falar as horas e estabelecendo relações
entre as unidades: dia, semana, mês e ano;
|
2ª UNIDADE
|
|
Números e Operações
·
Dúzia
e meia dúzia
·
Adição
·
Subtração
Espaço e forma
·
Vista
de frente, de lado e de cima
·
Linhas
retas e curvas
Grandezas e Medidas
·
Medidas
de comprimento
Tratamento da informação
·
Tabelas
·
Gráficos
.
|
·
Construir o conceito de dúzia e
meia dúzia;
·
Resolver situações de adição e
subtração a partir de estratégias próprias ou convencionais;
·
Identificar diferentes vistas de
objetos e de sólidos geométricos;
·
Utilizar procedimentos e
instrumentos de medida convencionais ou não, selecionando o mais adequado em
função de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de
comunicação;
·
Recolher dados e informações,
elaborando formas para organizá-los e expressá-los;
·
Interpretar dados apresentados sob
forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de
comunicação.
|
3ª UNIDADE
|
|
Números e Operações
·
Multiplicação
·
Valor
do termo desconhecido
Espaço e forma
·
Polígonos
( consultar outras fontes bibliográficas)
Grandezas e Medidas
·
Medidas
de massa: o quilograma
Tratamento
da Informação
·
Gráficos
· Tabelas
|
·
Utilizar o algoritmo da
multiplicação e estratégias próprias na resolução de problemas;
·
Usar o raciocínio matemático para
calcular o termo desconhecido de uma sentença;
·
Identificar os elementos
constitutivos de um polígono;
·
Reconhecer e comparar grandezas de
mesma natureza.
·
Interpretar dados apresentados sob
forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de
comunicação.
|
4ª UNIDADE
|
|
Números e Operações
·
Adição
·
Subtração
·
Multiplicação
·
Valor
do termo desconhecido
·
Divisão
exata e inexata
Espaço
e forma
·
Simetria
·
Orientação
e localização
Grandezas e Medidas
·
Sistema
monetário Brasileiro
·
Medida
de capacidade: o litro
Tratamento da Informação
·
Gráficos
·
Tabelas
|
·
Rever e aplicar as ideias da
adição, subtração e multiplicação;
·
Compreender e aplicar as ideias da
divisão;
·
Resolver situações problemas utilizando
os algoritmos envolvendo as quatro operações;
·
Identificar eixos de simetria em
figuras, desenhos e na natureza;
·
Posicionar-se e deslocar-se no
espaço usando seguindo orientações com: direita, esquerda, em frente, atrás,
ao lado;
·
Utilizar o sistema monetário
brasileiro;
·
Ler e escrever valores em
dinheiro, fazendo cálculos que envolvam dinheiro;
·
Reconhecer e comparar grandezas de
mesma natureza.
·
Interpretar dados apresentados sob
forma de tabelas e gráficos e valorizar essa linguagem como forma de
comunicação.
|
CIÊNCIAS
OBJETIVO
GERAL
Reconhecer-se integrante do ambiente, compreendendo a Inter-relação
entre seus elementos, nas dimensões ecológicas e sociais, enquanto coparticpante
do processo de melhoria da qualidade de vida e da “saúde do planeta”.
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
Ø
Aprender
como a ciência constrói conhecimento sobre os fenômenos naturais.
Ø Ler e interpretar textos científicos sobre
a história e a filosofia da ciência.
Ø Aprender a seriar, organizar e
classificar informações.
Ø Perceber o papel das ciências e das
tecnologias na vida cotidiana.
Ø Compreender a ética que monitora a
produção do conhecimento cientifico.
Ø Compreender que o saber científico é provisório,
sujeito a mudanças.
Ø Desenvolver posição critica com o
objetivo de identificar benefícios e malefícios provenientes das inovações
científicas e tecnológicas.
Ø Conhecer a natureza da ciência
entendendo como os conhecimentos são produzidos e suas implicações para a humanidade
e o meio ambiente.
Ø
Considerar como a ciência e a tecnologia
afetam o bem estar, o desenvolvimento econômico e o progresso das sociedades.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
|
1ª
UNIDADE
|
||
·
Percebendo
o mundo: os sentidos ( consultar
outras fontes bibliográficas)
·
Ser
humano: alimentação, higiene e saúde (consultar
outras fontes bibliográficas)
·
Planeta
Terra e ambiente (consultar outras
fontes bibliográficas)
v
Ar,
água e solo
·
A
limpeza da cidade (Ligados.com –
integrado pg.148)
·
O
tratamento da água (Ligados.com–
integrado pg.150)
·
O
tratamento do esgoto (Ligados.com –
integrado pg.152)
·
A
coleta e reciclagem do lixo (Ligados.com
– integrado pg.154)
|
· Identificar
as partes do corpo bem como os órgãos que o compõem;
· Reconhecer
os principais órgãos do corpo humano responsáveis pelos sentidos;
· Identificar
atitudes para a manutenção de uma vida saudável;
· Justificar
a importância do tratamento da água;
· Aprender
sobre as causas e conseqüências da poluição dos rios;
· Reconhecer
a importância do tratamento de esgoto;
· Aprender
sobre a importância da coleta do lixo.
|
|
2ª
UNIDADE
|
||
·
Componentes
do ambiente (Consultar outras fontes
bibliográficas)
v
Luz
e calor fornecidos pelo Sol
·
O
fornecimento da energia elétrica (Ligados.
Com – integrado pg156)
·
Problemas
ambientais do campo natureza (Ligados.
Com – Integrado, Pg. 112-126)
·
Transformando
a natureza ( Ligados. Com – Integrado,
pg.48)
·
Poluição
ambiental (Consultar outras fontes
bibliográficas)
·
Materiais
poluentes (Consultar outras fontes bibliográficas)
|
· Perceber a importância do ar para a
sobrevivência humana, das plantas e dos animais;
· Reconhecer a água como um recurso
indispensável para a vida dos seres vivos;
· Compreender como ocorre o processo de
formação do solo;
· Identificar os materiais poluentes ao
ambiente.
· Conhecer os processos de transformação de
materiais.
|
|
3ª
UNIDADE
|
||
·
Componentes
do ambiente (Consultar outras fontes
bibliográficas)
v
Seres
vivos
·
Vegetais
(Consultar em outras fontes
bibliográficas)
v
Os
vegetais e o ambiente
v
Estrutura de um vegetal
v
Os vegetais e os outros seres vivos
·
As primeiras plantações (Ligados. Com –
Integrado, pg.12-13)
·
A
germinação das sementes (Ligados. Com
– Integrado, pg.14)
|
·
Fazer um estudo sobre os vegetais,
identificando os tipos, as partes e suas funções;
·
Compreender a relação e
interdependência entre vegetais e ambientes;
·
Relacionar os vegetais que podem
ser utilizados na alimentação humana;
|
|
4ª
UNIDADE
|
||
·
O
primeiro animal criado (Ligados. Com-
integrado, pg16)
·
A
criação dos animais (Ligados Com-
integrado, pg17)
·
Os
seres vivos nos ecossistemas (consultar
em outras fontes bibliográficas)
·
Animais
e o ambiente (consultar em outras
fontes bibliográficas)
v Vertebrados e invertebrados
v Reprodução
v Relação alimentar
v Animais em extinção
|
· Compreender
que os seres vivos estabelecem relações entre si;
· Perceber
a diferença entre animais vertebrados e invertebrados;
·
Compreender que todos os
seres vivos têm um ciclo de vida e que a reprodução garante a continuidade
desse ciclo;
·
Identificar os animais que
encontram-se em extinção.
|
|
GEOGRAFIA
OBJETIVO GERAL
Ø
Dominar alguns conhecimentos específicos da ciência
geográfica para o entendimento do mundo em diferentes escalas espaciais e
temporais, através do contato da leitura de textos, imagens e práticas, entendendo a evolução dos fatos geográficos
do seu bairro e de seu município como resultantes de um longo processo de
transformação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ø
Reconhecer
a relação entre sociedade e natureza na dinâmica do seu cotidiano e na paisagem
local, bem como as mudanças ao longo do tempo.
Ø Descrever as características da
paisagem local e compará-las comas de outras paisagens.
Ø Conhecer e valorizar as relações entre
as pessoas e o lugar: os elementos da cultura, as relações afetivas e de
identidade com o lugar onde vivem.
Ø Ler, interpretar e representar o
espaço por meio de mapas simples.
Ø Reconhecer os problemas ambientais
existentes em sua comunidade e as ações básicas para a proteção e preservação
do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e saúde.
Ø Produzir mapas, croquis ou roteiros
utilizando os elementos da linguagem cartográfica (orientação, escala, cores e
legendas).
Ø Ler o espaço geográfico de forma
crítica através das categorias: lugar, território, paisagem e região.
Ø Identificar as razões e os processos
pelos quais os grupos locais e a sociedade transformam a natureza ao longo do
tempo, observando as técnicas e as formas de apropriação da natureza e seus
recursos.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
·
A
vida na cidade (Ligados Com-
integrado, pg 130-142)
·
A
administração do município (Ligados
Com- integrado, pg144)
·
O meu município
v
A
vegetação do meu município
|
·
Observar
que as paisagens das cidades são diferentes;
·
Ler
gráfico da população residente no campo e na cidade no Brasil;
·
Observar
as diferenças entre cidades planejadas e não planejadas;
·
Deduzir
por que muitas cidades se formam perto dos rios e do mar;
·
Analisar
a desigualdade social na cidade;
·
Caracterizar
o relevo do município;
·
Identificar
as formações vegetais do município.
·
Identificar
o que é o município.
|
2ª UNIDADE
|
|
·
A
vida no campo (Ligados. Com- Integrado
Pg. 84-104)
·
Orientação
e localização (Consultar outras fontes
bibliográficas)
v
Os
pontos cardeais
v
A
bússola
v
A rosa-dos-ventos
|
·
Identificar
os meios de orientação e como utilizá-los para localizar-se no espaço;
·
Identificar
as principais atividades econômicas do campo;
·
Identificar
o que matéria- prima;
·
Identificar
os componentes do solo;
·
Reconhecer
por que as pessoas praticam o extrativismo;
·
Diferenciar
extrativismo vegetal,animal e mineral;
·
Comparar
mapa feito no século XVI com mapa atual;
·
Entender
as principais causas da desigualdade no campo;
·
Diferenciar
agricultura familiar de agricultura comercial;
·
Compreender
a importância da conservação da Natureza, utilizando práticas positivas no
uso dos recursos naturais.
·
|
3ª UNIDADE
|
|
·
A
natureza transforma as paisagens (Consultar
outras fontes bibliográficas)
v
A
força da natureza
·
A
ação humana sobre as paisagens
v
Transformação
das paisagens
·
Relevo
(Consultar outras fontes
bibliográficas)
v
Montanhas,
morros, vales, planalto e planície;
v
A
localização e o relevo do município.
|
·
Reconhecer
os recursos hídricos como componentes das paisagens.
·
Identificar
os processos inseridos no ciclo da água.
·
Perceber
que fenômenos naturais modificam a natureza.
·
Compreender
que as pessoas transformam as paisagens de acordo com suas necessidades e
interesses.
·
Entender
as paisagens como espaços dinâmicos sujeitos a transformações.
·
Identificar
as diferentes formas do relevo terrestre e suas características.;
·
Conhecer
os tipos de vegetação e as suas transformações;
·
|
4º UNIDADE
|
|
·
Os
serviços públicos (Consultar outras
fontes bibliográficas- Ligados.com 3º ano)
v
Tratamento
e distribuição de água
v
Fornecimento
de energia elétrica
·
Quem
paga pelos serviços públicos
|
·
Identificar
alguns dos principais serviços públicos no Brasil;
·
Reconhecer
a importância e a necessidade dos serviços públicos para garantir a qualidade
de vida;
·
Conhecer
a distribuição de água e energia elétrica;
·
Reconhecer
a importância do consumo consciente de água e energia elétrica em sua
moradia;
·
Identificar
de quem é a responsabilidade pelos serviços oferecidos à população;
·
Compreender
a importância da cobrança de impostos para manutenção e execução dos serviços
públicos;
·
Identificar
e analisar os serviços públicos no bairro ou município;
·
Realizar
leitura de mapas, gráficos e tabelas para analisar a distribuição dos
serviços públicos no Brasil e nas grandes regiões.
|
HISTÓRIA
OBJETIVO GERAL
Conhecer e valorizar
a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos
socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer
discriminação baseada em diferenças culturais de classe social, crenças, sexo,
etnia e outras características individuais e sociais.
COMPETÊNCIAS E
HABILIDADES
Ø
Identificar-se,
a si, e as demais pessoas como membros de vários grupos de convívio
(familiares, étnico-culturais, profissionais, escolares, de vizinhança,
religiosos, recreativos, artísticos, esportivos, políticos etc);
Ø Identificar as práticas sociais,
políticas, econômicas e culturais de grupos de convívio locais, regionais e
nacionais, existentes no passado e na atualidade;
Ø Formular e expressar (oralmente,
graficamente e por escrito) uma reflexão a respeito das permanências e das
mudanças ocorridas nos vários aspectos da vida em sociedade, ao longo do tempo
e em diferentes lugares;
Ø Identificar e utilizar os diferentes
marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados pelas sociedades em diferentes
tempos e lugares;
Ø Identificar, na vida cotidiana, as
noções anterioridade, simultaneidade e posterioridade;
Ø Distinguir e ordenar temporalmente os
fatos históricos locais, regionais e nacionais;
Ø Articular e estabelecer correlações
entre os fatos históricos (locais regionais e nacionais) e a vidas vividas no
tempo presente;
Ø Identificar e comparar os diferentes
tipos de registros documentais utilizados para a construção, descrição ou rememoração
dos fatos históricos: textos manuscritos e impressos, imagens estáticas ou em
movimento, mapas, registros orais, monumentos históricos, obras de arte,
registros familiares, objetos materiais, dentre outros.
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
1ª UNIDADE
|
|
·
A vida na
Pré-história (Lidago.com- integrado – pg.8 e 10; 20 a 34)
·
A história do município (de acordo com data de emancipação do município):
v Os
documentos que contam a história do município;
v A história
do meu município.
Datas Comemorativas
v
O Carnaval
v
Dia Internacional da Mulher
v
Dia do Circo
v
Fundação da cidade de Salvador
v
Aniversário da Cidade de Entre Rios
|
·
Reconhecer que os primeiros seres humanos da Pré-
história sobreviviam da caça, pesca e da coleta de alimentos da natureza;
·
Observar e identificar elementos das pinturas
rupestres encontradas no Brasil;
·
Identificar o interesse dos portugueses pelas
drogas do sertão;
·
Reconhecer por que os indígenas modificavam pouco
o ambiente;
·
Identificar as três primeiras cidades brasileiras
reconhecendo a importância da localização de cada uma delas para a sua fundação;
·
Estabelecer boas relações de convivência entre as
pessoas de sua comunidade;
· Estabelecer
relações entre o passado, presente e o futuro;
·
Reconhecer a moradia como espaço de convivência
familiar e suas características físicas e afetivas;
·
Perceber que seu espaço de convivência está
relacionado e interligado com outros espaços;
·
Conhecer a formação histórico-cultural do seu
município;
·
Rememorar e celebrar ocasiões históricas.
|
2ª UNIDADE
|
|
· Os
indígenas (Ligados. Com – integrado- pg. 38 a 46 e 50 a 56)
v O ser
humano é cultural
v Os povos
indígenas no Brasil
v Diferentes
e semelhantes
v A vida da
criança em uma aldeia
v Ocupação
das terras indígenas
v Os
indígenas e os bandeirantes
v A
população indígena hoje
v Terras
indígenas um direito
Datas comemorativas
v
Dia
do livro
v
Dia
do índio
v
Tiradentes
v
Descobrimento
do Brasil
v
Dia
das mães
v
Abolição
da escravatura
v
Meio
ambiente
v
Festas
Juninas
|
· Reconhecer
a cultura como um elemento que distingue os seres humanos dos animais;
· Identificar
ações culturais;
· Analisar o
estereótipo do indígena brasileiro;
· Identificar
alguns povos indígenas brasileiros;
· Reconhecer
como algumas terras indígenas forma ocupadas durante a colonização;
· Interpretar
diferentes fontes históricas;
· Identificar
o que são Terras indígenas e aas conseqüências da sua distribuição no
território brsileiro;
· Resgatar e
valorizar as datas comemorativas.
|
3ª UNIDADE
|
|
· África
(Ligados. Com –
integrado- pg. 38 a 46 e 50 a 56)
v Presença
Africana no Brasil
v Africanos
e escravidão no Brasil
v A viagem
v O trabalho
no engenho
v O café e o
trabalho escravo
v O trabalho
escravo na mineração
v O trabalho
nas cidades
v Vida de
escravo
v Resistência
à escravidão
v Depoimento
de um ex-escravo
Datas
comemorativas
v Dia da Vovó
v Dia dos pais
v Independência do Brasil
v Dia da árvore
|
· Conhecer e valorizar o patrimônio
histórico e cultural brasileiro.
· Valorizar
os conhecimentos do passado para construir o futuro;
· Valorizar o papel do povo indígena
para a formação do povo brasileiro e sua cultura;
· Refletir sobre as origens, os
valores e a cultura do povo brasileiro;
· Valorizar as contribuições sociais e
culturais dos povos africanos para a formação do povo e da cultura
brasileira;
· Valorizar o povo afro-brasileiro e
seus costumes.
· Resgatar e
valorizar as datas comemorativas.
|
4ª UNIDADE
|
|
· O
trabalho (Consultar outras fontes
bibliográficas- Ligados. Com 3º ano)
· Trabalho
e diversão (Consultar outras fontes
bibliográficas- Ligados. Com 3º ano)
· Cidadania:
v Direitos
e deveres do cidadão
v Problemas comunitários
Datas
comemorativas
v Dia das crianças
v Dia do professor
v Proclamação da Republica
v Dia da Bandeira
v Dia da Consciência Negra
v Natal
|
· Entender a importância do trabalho
para o homem;
· Compreender a dinâmica do trabalho
urbano e rural;
· Entender a importância do trabalho
realizado pelas comunidades campesinas;
· Identificar as mudanças ocorridas
nas relações trabalhistas no decorrer do tempo;
· Valorizar o trabalho comunitário;
· Identificar os direitos e deveres do
cidadão;
· Identificar os problemas comunitários
da nossa cidade;
· Resgatar e
valorizar as datas comemorativas.
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ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO
GERAL
Desenvolver a vivência do diálogo e do respeito às
diferenças pessoais, culturais e religiosas em seu convívio social, através da
identificação dessas diferenças e semelhanças a fim de firmar atitudes de paz,
compreensão, solidariedade e superação de toda a forma de conceitos
COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES
· Ler e ouvir textos sagrados de transmissão escrita e oral que apresentam
a revelação, as histórias sagradas e o contexto cultural;
· Conhecer o Fenômeno Religioso das diversas tradições religiosas;
· Identificar o conjunto de normas e de valores éticos das diversas
tradições religiosas;
· Compreender a sua identidade religiosa numa construção em reciprocidade
com o outro e na percepção da idéia do Transcendente;
· Interagir com a diversidade religiosa constituída no cotidiano da sala
de aula;
· Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e
morais e que são importantes para as normas de convivência social;
· Ter uma atitude de reverência ao sagrado, tanto no contexto de sua
cultura religiosa quanto na do outro;
· Aprender a conviver diante da pluralidade e a diversidade religiosa;
· Interagir e dialogar com a diversidade religiosa constituída na sala de
aula;
· Compreender que todas as pessoas podem manifestar-se religiosamente,
embora de maneiras diferentes;
· Perceber que todas as tradições religiosas trazem seus valores éticos e
morais e que elas são importantes para a relação de convivência;
· Respeitar os valores das diversas denominações religiosas
contextualizadas na sala de aula
· Estabelecer uma atitude de diálogo e de convivência com a diversidade
das práticas religiosas
CONTEÚDOS
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OBJETIVOS
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1ª UNIDADE
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·
O sentido da vida
·
O valor da vida
·
A alegria de ser criança
·
Vivendo em harmonia
|
·
Perceber
que somos mais felizes quando olhamos a vida com bondade;
·
Entender
que a vida compartilhada com os amigos torna o ser mais próximo do criador;
·
Perceber
a presença de um ser transcendente por meio da música, da alegria e da
brincadeira;
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||
2ª UNIDADE
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|||
·
O amor faz a diferença
·
O caminho que ao coração
·
Somos importantes
·
Fé, a luz do mundo
|
·
Perceber que as
pessoas são capazes de amar e tornar o mundo melhor e mais feliz;
·
Entender que, por
meio do amor, surgirá a força necessária para se viver com alegria;
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3ª UNIDADE
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·
Caminhar e sonhar
·
Plantando felicidade
·
Crianças construindo
·
Igualdade e justiça
|
·
Expressar bons
sentimentos;
·
Aprender a viver
com respeito, solidariedade, partilha alegria e amor;
·
Seguir o caminho
do bem, na busca do transcendente.
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4ª UNIDADE
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|||
·
Criança: força e esperança
·
Terra, um grade tesouro
·
O mundo dos meus sonhos
·
È hora de mudança
|
·
Trabalhar textos,
desenvolvendo a leitura e a criatividade, objetivando a construção de
cidadãos capazes de ler, interpretar e transformar-se.
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||
Referência
Bibliográfica: HENRIQUE, Decimar A; RAMOS Dagmar A. Marcha
Criança Ensino Fundamental- Ensino Religioso.São Paulo:Scipione.
ARTE
OBJETIVO GERAL
·
Expressar
e comunicar-se em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva,
articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão
ao realizar e fruir produções artísticas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
·
Compreender
e utilizar a arte como linguagem;
·
Experimentar
e conhecer materiais, instrumentos e procedimentos artísticos diversos em arte
(Artes Visuais, Dança, Música, Teatro), de modo que os utilize nos trabalhos
pessoais;
·
Construir
uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento
estético, respeitando a própria produção e a dos colegas;
·
Identificar,
relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas
diversas culturas;
·
Conhecer,
respeitar e observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do
patrimônio cultural;
·
Identificar
a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes
grupos culturais;
·
Observar
as relações entre a arte e a realidade, refletindo, investigando, indagando,
com interesse e curiosidade, exercitando a discussão, a sensibilidade, argumentando
e apreciando arte de modo sensível;
·
Identificar,
relacionar e compreender diferentes funções da arte, do trabalho e da produção
dos artistas;
·
Pesquisar
e saber organizar informações sobre a arte em contato com artistas, obras de
arte, fontes de comunicação e informação.
Conteúdos
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Objetivos
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1ª UNIDADE
|
|
· As cores
· Desenho e
pintura
· Pintura
sobre lixa
·
Dia das Mães
|
· Distinguir
as cores frias e as quentes;
· Reconhecer
os desenhos e pinturas;
· Desenhar
e pintar sua própria obra de arte.
· Identificar
pintura sobre a lixa;
· Aprender
sobre datas comemorativas.
|
2ª UNIDADE
|
|
· Harmonia
monocromática
· Harmonia
isocromática
· Harmonia
por contraste
· Festa
junina – dança
· Dia dos
Pais
· Dia do
Folclore
|
·
Entender o conceito de
harmonia monocromática, isocromática e por contraste.
· Aprender
sobre datas comemorativas.
|
3ª UNIDADE
|
|
· Harmonia
policromática
· A
paisagem
· Dia das
Crianças
· Dia dos
Professores
|
·
Entender o conceito de
harmonia policromática;
·
Identificar a paisagem nas
obras apresentadas;
·
Aprender sobre datas comemorativas
|
4ª UNIDADE
|
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·
Retrato
·
Natureza-morta
· Consciência
negra
· Natal –
ornamentação com PET
|
·
Aprender a desenhar o
retrato falado.
·
Entender o conceito de
natureza morta.
·
Identificar a
natureza-morta em telas apresentadas.
· Apreciar,
reconhecer e reproduzir algumas
artes africanas.
·
Confeccionar objetos
utilizando materiais reutilizáveis.
|
Metodologia
·
Aulas
dialogadas;
·
Brincadeiras
e jogos;
·
Atividades
orais e escritas; individualmente, ou em grupos;
·
Produções
individuais e em grupo;
·
Aulas
na sala de leitura/biblioteca;
·
Aulas
práticas (visitas a locais históricos culturais);
·
Vídeo
(documentários);
·
Confecção
de cartazes;
·
Dinâmicas
de grupo;
·
Feiras;
·
Recortes
de jornais e revistas;
·
Leituras
coletivas e individuais;
·
Produção
de texto;
·
Registro
de informações;
·
Análise
de gráficos e tabelas;
·
Roda
de conversa;
·
Utilização
de mapas;
·
Confecção
de desenhos, pinturas, recortes e colagens;
·
Discussão,
reflexão e levantamento de hipóteses;
·
Entrevistas;
·
Debates.
Recursos
didáticos
Livro didático, cadernos, recursos
audiovisuais, lousa, giz, apagador, dinâmicas de grupos, material impresso e/ou
mimeografado, papeis diversos, cartazes, tintas, cola, tesoura, lápis, músicas,
fantoches, vídeos.
Avaliação
Avaliações escritas, trabalhos em
grupo e individuais, fichas de acompanhamento, registros dos processos da
classe, em caráter processual e somativo, diagnosticando e observando
diariamente a participação, interação, organização, dificuldades e avanços.
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